quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Último lanço da A29 abre hoje

Abre ao tráfego, hoje, à meia-noite, o último lanço da concessão Costa de Prata, na A29, que liga Estarreja a Angeja, numa extensão total de 13 quilómetros.

A obra, que teve início em Novembro de 2007 e que corresponde a um investimento de cerca de 50 milhões de euros, facilita as ligações entre as principais cidades do Litoral Norte do país - Porto e Mira, constituindo também uma alternativa à A1 para o percurso entre Porto e Lisboa.

Segundo Rui Guimarães, director técnico da Concessionária Aenor, responsável pela obra, "a conclusão deste lanço e a consequente conclusão da Concessão Costa de Prata é muito importante, porque vem facilitar a circulação entre as cidades do Litoral Norte, bem como o percurso Porto/Lisboa, uma vez que fica disponível de forma ininterrupta o corredor alternativo à A1."

De referir ainda uma particularidade deste lanço, ao efectuar o primeiro grande projecto nacional de eficiência energética em iluminação pública, tornando-se a primeira auto-estrada da Europa iluminada a LED. No nó da Angeja, em cada ano, será reduzido o consumo em cerca de 100 MW/hora e as emissões de CO2 são reduzidas em mais de 40 toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário