terça-feira, 17 de abril de 2012

Crescem pedidos de ajuda social

O Centro de Recursos Sociais (CRS) de Estarreja registou nos primeiros três meses deste ano uma subida significativa de pedidos de ajuda relativamente ao ano passado. De janeiro a março o Centro respondeu a 47 pedidos, quando no ano passado atendeu 49 casos entre Abril e Dezembro. O aumento espelha as dificuldades financeiras das famílias mais fragilizadas, diz a Câmara Municipal.

Com uma resposta social em crescimento, 96 famílias já recorreram a esta estrutura de apoio à comunidade local. O CRS pretende este ano “realizar mais campanhas temáticas, reforçar a divulgação e alargar o horário de atendimento de forma a poder responder a mais solicitações”. Inaugurado em abril do ano passado e situado na antiga Escola Primária do Agro, o CRS centraliza a gestão de donativos com o objetivo de serem canalizados para as famílias carenciadas. As famílias são sinalizadas pelo serviço social das IPSS Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) das respectivas freguesias, assim como pela Segurança Social.

O centro está aberto às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30, assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, que disponibiliza uma técnica de atendimento social e uma ajudante familiar, para atendimento da população e receção dos donativos da comunidade. A partir deste mês, também a Cerciesta irá assegurar a abertura do centro, às terças e quintas, das 13h30 às 16h30, através de uma técnica de serviço social em regime de voluntariado.

O CRS regista a entrada sobretudo de artigos de higiene pessoal, concretamente cuecas-fraldas. A roupa e o calçado constituem as principais necessidades das famílias, assim como algum mobiliário. Relativamente às doações por parte da população, a roupa e o calçado são os bens mais entregues. Os bens com maior dificuldade de obtenção são o mobiliário, os eletrodomésticos, os produtos de higiene pessoal e os produtos para bebés.

As pessoas interessadas podem entregar os seus donativos diretamente no Centro de Recursos, informando antecipadamente por e-mail redesocial@cm-estarreja.pt, pelo telefone 234 840 600 (ext. 409) ou dirigindo-se a uma IPSS da sua freguesia que, como entidade parceira da rede, estabelecerá a devida articulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário