sábado, 19 de setembro de 2009

Ribeira de Mourão ganha nova vida

A recuperação, valorização e enquadramento paisagístico da Ribeira do Mourão veio dar uma nova vida a esta zona ribeirinha que estava bastante degradada. A intervenção é assinalada esta tarde, pelas 16h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos.

Cumpre-se assim um velho anseio de recuperação do histórico local, assumindo a importância de Mourão na riqueza ambiental e no desenvolvimento sustentado da Vila de Avanca, contribuindo para virar mais o Município para a Ria.

A qualificação, onde a Câmara investiu 159.428,41€, criou um espaço lúdico e ambiental aprazível, com arruamento, estacionamento, percursos pedonais, espaços verdes e equipamento mobiliário, conferindo a esta zona uma utilização e dinamização qualificada, em termos funcionais e paisagísticos.

Foi criado um arruamento de duplo sentido, pavimentado em paralelo de granito, que começa junto ao antigo armazém e termina na rotunda, a poente. Parte deste arruamento é ladeado a norte por uma linha de água tipo regueira e a sul por um estacionamento.

O parque de merendas é dotado de mesas, bancos e um bebedouro. Possível é já a ligação ciclável directa desde Mourão até às Ribeiras de Pardilhó.

Para uma segunda fase está prevista a reconversão do antigo armazém de alfaias agrícolas para apoio às actividades náuticas (clube de vela, remo, canoagem) e instalação de um café/bar.

Paralelamente, irá avançar o Percurso do Rio Gonde, de características urbanas que faz a ligação entre a Quinta do Marinheiro e a Ribeira do Mourão, integrado no BioRia III.

Sem comentários:

Enviar um comentário