quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oleões chegam às sete freguesias de Estarreja

A partir desta semana, os munícipes das sete freguesias do concelho de Estarreja vão ter à sua disposição um serviço de recolha de óleo vegetal usado, para posterior reciclagem. O óleo usado poderá ser depositado nos oleões dentro de uma garrafa ou garrafão de plástico.

A gestão dos óleos alimentares usados tem como objectivo impedir a poluição das águas e do sistema de saneamento, evitando-se que a população despeje os óleos nos esgotos, o que é mais para o ambiente. A Câmara Municipal decidiu apostar numa solução já com provas dadas, entregando os serviços de recolha, transporte e gestão dos óleos alimentares usados produzidos no concelho a uma empresa da área.

A solução adoptada pela autarquia distingue-se em termos de segurança e design. O contentor escolhido é um vasilhame de grandes dimensões, robusto, blindado, com fecho de alta segurança, sistema de fixação ao solo e com capacidade para 360L. Os oleões estarão disponíveis nos locais de maior densidade populacional e visibilidade.

Este é um projecto significativo em benefícios ambientais e de saúde pública. Além de se dar a esses óleos uma nova vida, através da sua reutilização para a fabricação de sabão, vernizes, tintas e produção de biodiesel, com esta medida evita-se a obstrução dos canos, dos filtros das ETAR’s e a contaminação dos solos e das águas.

Este passo implica a aquisição de conhecimentos e mudança de hábitos por parte das populações. Trata-se de um processo em que é essencial educar e persistir, considerando que se aspira a que a população venha a adquirir comportamentos respeitadores dos espaços comunitários, da natureza e do ambiente em geral. Lutar por um ambiente limpo e salutar, significa adoptar uma atitude séria para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida que ambicionamos para nós próprios e para as gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário