sábado, 12 de setembro de 2009

Três mortos em acidente na A1

Três ocupantes de um automóvel, da mesma família, morreram na A1, em Santa Maria da Feira, na sequência de um despiste causado, tudo indica, por excesso de velocidade. O acidente ocorreu numa zona em que a via está em obras.

Os bombeiros de Santa Maria da Feira chegaram ao local onde tinham sido enviados para socorrer o que parecia ser, inicialmente, um acidente rodoviário com feridos ligeiros, na Auto-Estrada do Norte (A1), mas rapidamente se aperceberam que o cenário era muito mais grave e uma ambulância não seria suficiente, activando mais duas bem como a viatura de desencarceramento, com mais de uma dezena de efectivos.
O veículo ligeiro de marca Opel Astra despistou-se no sub-lanço Feira - Estarreja, sentido Porto / Lisboa, ao quilómetro 269, atravessou os separadores de alerta em plástico e embateu violentamente contra os separadores em cimento ali colocados provisoriamente, já que se trata de uma zona onde a Brisa está a fazer obras de alargamento.

O desfecho foi trágico para os três ocupantes do carro, todos familiares, residentes em Oeiras. A condutora (Maria da Graça Coelho Cruz, 52 anos) e a mãe (Etelvina Maria Coelho Cruz, 70 anos), que seguia no lugar da frente, morreram no local. Já o pai (Armando Cunha Cruz Coelho 81 anos) ainda foi transportado com vida ao Hospital de S. Sebastião onde acabaria por falecer vítima de multi-traumatismos.
"Foi um embate em seco", contou um dos primeiros bombeiros a chegar ao local. As vítimas levavam cinto de segurança e os air bags abriram mas não foi suficiente. O INEM chegou a mobilizar para o acidente um helicóptero que não chegou a ser utilizado.

A auto-estrada esteve cortada ao trânsito no sentido Porto / Lisboa durante cerca de 15 minutos. Pelas 12.45, a circulação foi restabelecida nas duas faixas de rodagem. Os primeiros indícios recolhidos pelo Núcleo de Investigação Criminal de Trânsito da GNR apontam, como possível causa, excesso de velocidade num local onde o máximo permitido é de 80 quilómetros hora, dado que decorrem obras.

Desde o início da obra, em Maio de 2007, registaram-se 40 acidentes no sub lanço Feira - Estarreja, informou fonte da Brisa. No mesmo troço, entre Maio de 2005 e Julho de 2007, sem obras, o número de acidentes foi de 47. Verificou-se, assim, uma redução de 18% na sinistralidade, adiantou a concessionária. Nas zonas de obra, a Brisa diz que implementou "um conjunto de melhores práticas" para garantir condições de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário