quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inaugurado o arranjo paisagístico do Ribeiro de Salreu

Os Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e da Junta de Freguesia de Salreu, Joaquim Henriques, inauguraram ontem o Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu, mais um passo para a valorização do património natural da Ria de Aveiro no Município.

A obra foi levada a cabo pela Junta de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara. “Fomos até onde nos deixaram”, afirmou José Eduardo de Matos, referindo-se à ausência de uma gestão integrada da Ria de Aveiro e das hesitações quanto à jurisdição desta importante área natural que têm impedido as autarquias de intervir na zona lagunar.

A Câmara Municipal está a revitalizar as áreas naturais que estiveram votadas ao abandono. O projecto BioRia, a requalificação de ribeiros e esteiros e a implementação de percursos pedestres e cicláveis vieram dar o impulso para “Virar Estarreja para a Ria”. O significativo reforço da rede municipal de saneamento básico traz também impactos na qualidade da água da Ria de Aveiro. A intervenção prevista para o Município de Estarreja até 2013 está estimada em 6 milhões de euros e abrange todas as Ribeiras, Ribeiros ou Esteiros no concelho.

O Ribeiro de Salreu está incluído no primeiro pacote de obras a levar a cabo no âmbito do POLIS da Ria de Aveiro, que abrange também o Esteiro de Estarreja e a segunda fase do Ribeiro de Canelas.

Com uma dotação orçamental de 175 mil euros, a segunda fase do Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu prevê o reordenamento e valorização paisagística, com criação de zonas de recreio e lazer; a criação de equipamentos e infra-estruturas de apoio e colocação de mobiliário; e a reabilitação de estruturas edificadas existentes para fins de divulgação do artesanato local e do património cultural e ambiental de Salreu e do Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário