quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Obras de beneficiação entre Estarreja e Murtosa

A Estradas de Portugal iniciou as obras de beneficiação da Estrada Nacional 109-5, entre a Ponte da Varela e Estarreja, numa extensão de cerca de 9 Km, co-adjudicada por 3,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

Um dos aspectos mais relevantes da intervenção é a construção de pistas cicláveis em toda a extensão do arruamento, uma “obra estruturante para a implementação física da política de mobilidade ciclável local e regional, conforme preconizado nos Projectos Murtosa Ciclável, ao nível do Concelho da Murtosa, e CicloRia, que congrega os Municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja”.

Trata-se da principal via de ligação entre os municípios que “contemplará, fundamentalmente, a beneficiação do piso, a construção de ciclovias e a transformação, em rotundas, da maioria dos actuais cruzamentos”.

A empreitada de beneficiação da EN 109-5 prevê a execução de ciclovia de ambos os lados da estrada, entre Estarreja e a futura rotunda do Esteiro, sendo que, a partir desse ponto e até Ponte da Varela, a pista ciclável será construída apenas do lado nascente da via, por imposição do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICN-B).

Quando estiver concluída, a obra possibilitará a circulação, em segurança, dos ciclistas, desde Estarreja até à Praia da Torreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário