sábado, 21 de novembro de 2009

Cavaco não fala do processo Face Oculta

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, que visitou esta tarde o concelho de Estarreja, lembrou que está "como que impedido" pelo princípio da separação de poderes de falar em público sobre processos judiciais, podendo qualquer comentário ser entendido como uma interferência. Cavaco Silva voltou a lembrar que o Presidente da República "não deve falar em público sobre processos judiciais em curso".

"Nos termos da Constituição e da lei essas competências estão atribuídas aos órgãos judiciais, os quais gozam de independência e de autonomia e se eu me pronunciasse ou comentasse esses processos podia ser acusado de estar a tentar interferir no seu desenvolvimento", sustentou, em declarações aos jornalistas em Estarreja, no final de uma visita à fábrica da Tensai Portugal, no âmbito do segundo dia do roteiro pelas comunidades inovadoras.

Durante a visita, o Presidente da República defendeu que será através de factores "que estão além dos salários baixos", como inovação e qualidade, que Portugal poderá vencer a concorrência e aumentar a quota de exportações.

"Aquilo que interessa sublinhar é a vontade de inovar, de encontrar factores complexos de competitividade que estão para além dos salários baixos. É por essa forma, pela inovação, pela investigação, pela qualidade que nós conseguiremos aumentar o valor acrescentado nacional e enfrentar com sucesso a concorrência de outros países", defendeu.

O Presidente da República voltou a falar das dificuldades que o país atravessa, nomeadamente os números elevados do desemprego e de endividamento externo, insistindo que, para alterar a situação, é preciso apostar nas exportações.

Sem comentários:

Enviar um comentário