segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Andebol – Avanca derrotado pela Acad. S. Mamede

O Avanca perdeu 25-27, em casa, com a Académica de São Mamede, em jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão (Zona Norte). Com mais esta derrota, a equipa desceu ao penúltimo lugar da classificação, apenas à frente do Feirense, que continua sem ganhar.

A equipa do Avanca, que contabiliza apenas una vitória, dois empates e oito derrotas, tem 15 pontos na classificação e foi ultrapassada pelo Lamego, que venceu na sua deslocação ao terreno do Feirense. De resto, a jornada trouxe a novidade da derrota do Maria Balaio, que foi alcançado no topo da classificação pelo Modicus.

Resultados da 11ª Jornada
Maia – ISMAI, 26 – AD AD Maria Balaio, 24
GC Santo Tirso, 24 – Modicus Sandim, 24
Feirense, 26 – AC Lamego, 35
AA Avanca, 25 – Académica São Mamede, 27
Académico FC, 26 – São Paio Oleiros, 24

Classificação
1 AD Maria Balaio, 29 pontos
2 Modicus - Sandim, 29 pontos
3 Ac. São Mamede, 28 pontos
4 GC Santo Tirso, 24 pontos
5 Maia – ISMAI, 24 pontos
6 Académico FC, 22 pontos
7 S.Paio Oleiros, 20 pontos
8 AC Lamego, 17 pontos
9 AA Avanca, 15 pontos
10 Feirense, 12 pontos

Próxima jornada (05.dez, 16:00 horas)
Ac. São Mamede – Maia ISMAI
AD Maria Balaio – Feirense
S.Paio Oleiros – AA Avanca
Modicus – Sandim – Académico FC
AC Lamego – GC Santo Tirso

Estarreja e Universidade de Aveiro querem Incubadora em Rede

A criação de uma plataforma de serviços de incubação em Estarreja é o objectivo de uma protocolo de cooperação assinado na semana passada entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Estarreja. A Incubadora em Rede foi apresentada como um projecto “recente e inovador no contexto nacional, que resulta da parceria dos municípios da NUT III – Baixo Vouga e da Universidade de Aveiro (UA).

Estes Municípios, entre os quais o de Estarreja, e a Universidade de Aveiro, pretendem avançar no sentido da constituição da Plataforma de Apoio e Valorização do Empreendedorismo e Inovação da Região de Aveiro, que permita criar e maximizar condições de suporte logístico, operacional, financeiro e técnico para a criação e expansão de novas empresas.

Esta Plataforma é constituída por uma rede de parceiros e visa promover a criação de empresas com elevado potencial, capazes de criar emprego especializado, nos vários municípios aderentes, promovendo a atracção e fixação de talentos e dinamizando o investimento empresarial e a valorização da região.

No protocolo de cooperação estabeleceu-se um acordo no sentido de desenvolver uma parceria dirigida à criação de uma plataforma de serviços de incubação baseada no know-how e nas competências detidas pela GrupUNAVE, para que a instalação destes serviços em Estarreja contribua para a alavancagem e consolidação da actividade empresarial e para a inovação do tecido empresarial local.

Detido assaltante das bombas do Intermarché

O homem que assaltou as bombas de gasolina do Intermarché de Estarreja, no final de Outubro, foi detido pelas autoridades e encontra-se a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Trata-se de um homem de 36 anos, já conhecido das autoridades desde o início de Setembro, altura em que terá feito um roubo à mão armada, no Porto. Na altura, o suspeito foi presente ai juiz, mas saiu em liberdade, tendo ficado sujeito a apresentações periódicas na Polícia, coisa que nunca viria a fazer. Pelo contrário, iniciou uma vaga de assaltos na zona de Aveiro, entre os quais o assalta às bombas de gasolina do Internarché de Estarreja, por nós noticiado, e à estação de correios dos CTT de Maceda, Ovar, onde tentar extorquir dinheiro à funcionária, ameaçando os seus filhos de morte.

Aqui, o suspeito entrou nos CTT e entregou à funcionária um papel em que lhe exigia que lhe fosse entregue todo o dinheiro ou os seus filhos seriam mortos. Apesar de amedrontada, a mulher chamou a polícia d e imediato e o homem pôs-se em fuga.

Dias depois, assaltou as bombas de gasolina de um Intermarché em Estarreja e roubou 300 euros nos CTT de Cortegaça.

domingo, 29 de novembro de 2009

Natação - CDE em destaque no Regional de Absolutos

Os nadadores do Clube Desportivo de Estarreja estiveram em destaque no Campeonato Regional de Absolutos da Associação de Natação de Aveiro. Na competição, que se disputou no fim-de-semana passado, na piscina Municipal de Viseu, os atletas estarrejenses subiram ao pódio por nove vezes, tendo arrecadado três medalhas de prata e nove medalhas de bronze.

A competição reuniu um total de 143 atletas, em representação de 12 cubes. O torneio destinava-se a atletas juniores e seniores, podendo no entanto participar, extra-competição, um número limitado de atletas infantis e juvenis.

O CDE esteve presente com 12 atletas, oito absolutos e quatro juvenis, que participaram em 67 provas.

Além dos pódios, registe-se igualmente que os jovens nadadores do Clube Desportivo Estarreja estabeleceram 21 novos recordes pessoais. João Sousa conseguiu ainda melhorar o recorde do clube, que já lhe pertencia, na prova de 100 metros estilos, sendo agora de 1:05.15.

Canoagem – Atleta de Estarreja na Selecção Nacional

A jovem atleta Mafalda Ribeiro (do Saavedra Guedes, de Pardilhó) foi novamente seleccionada para integrar o estágio da Selecção Nacional de Juniores de velocidade, que termina hoje, em Montemor-o-Velho.

O seleccionador nacional, Ryszard Hoppe, conta com a jovem remadora pardilhosense, que já se tornou presença habitual nos trabalhos da Selecção.

Edson Cordeiro no Cine Teatro de Estarreja

O cantor Edson Cordeiro vai homenagear Carmen Miranda no centenário do nascimento da "Pequena Notável", com um espectáculo marcado para o dia 12 de Dezembro no Cine Teatro de Estarreja. O show do artista brasileiro está integrado numa digressão nacional que começa no dia 4 de Dezembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Na capital, Edson Cordeiro junta-se ao Couple Coffee para interpretar sucessos da atriz e cantora, nascida há 100 anos em Marco de Canaveses. O contratenor afirmou que "admira imensamente" Carmen, "uma artista incomum" com a qual tem em comum o fato de terem nascido no mesmo dia (9 – no caso dele, de Dezembro, e no dela, de Fevereiro).

"Tico-tico no Fubá", "Mamãe eu quero" e "South-american way" são alguns temas da cantora que conquistou Hollywood e que Edson Cordeiro e o Couple Coffee interpretarão no palco lisboeta.

Partindo da capital portuguesa, Edson Cordeiro inicia depois uma digressão com o espectáculo "Voz de mulher", que apresentou em Abril do ano passado em Portugal, e inclui uma homenagem a Amália Rodrigues. O cantor interpretará "Fado português" e "Fria claridade", de Amália.

"Atuar em Portugal é particularmente bom para mim, porque as pessoa sentem o que eu falo, percebem a mensagem, quando noutros países da Europa eu privilegio mais a música", explica o cantor.

Futebol juvenil – Resultados do fim-de-semana

As equipas do Avanca e do CDE, únicas do concelho de Estarreja a participarem, em várias categorias, nos diferentes campeonatos distritais de futebol, obtiveram no passado fim-de-semana (21 e 22 de Novembro), os seguintes resultados:


Juniores A (Sub-19)
1ª Divisão, Zona Sul
Avanca, 0 – Eizense, 1
Estarreja, 7 – Gafanha, 1

Juvenis (Sub-17)
1ª Divisão, Zona Sul
Taboeira, 1 – Avanca, 1
Estarreja, 2 – Rec. Águeda, 0

Iniciados A (Sub-15)
1ª Divisão, Zona Sul
Avanca, 1 – Beira-Mar, 1
Mealhada, 3 – Estarreja, 0

Iniciados B
2ª Divisão Série D
S.Vicente Pereira, 2 – Estarreja, 3

Infantis A (Sub-13)
Série F
Soutelo, 0 – Estarreja, 2
Avanca, 8 – Loureiro, 0

Série G
Alba B, 1 – Avanca B, 1

Infantis B (Sub-12)
Série D
Válega, 1 – Estarreja, 4
Estarreja, 7 – Soutelo, 0

Escolas A (Sub-11)
Série G
Taboeira, 0 – Avanca B, 12

Escolas B (Sub-10)
Série D
Furadouro, 1 – Avanca, 2

Série E
Estarreja, 2 – Taboeira, 5

Escolas C (Sub-9)
Série C
Cesarense, 2 – Estarreja, 6

Andebol – Avanca perde com o líder

O Avanca perdeu por 28-27 frente ao líder Maria Balaio em jogo a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte.

Segundo o site Andebolmais, “líder Maria Balaio decidiu adormecer na segunda parte frente ao Avanca, depois de 40 minutos de bom nível onde dominaram por completo o adversário e chegaram a estar a vencer por oito golos, o Balaio desligou a ficha e começou a jogar cada um por si , levando a que a equipa do Avanca fosse diminuído a diferença no marcador“.

O mesmo site, especializado em Andebol, destaca o esforço colectivo da equipa do Avanca, que na próxima jornada (12ª, a 28.nov) recebe a formação da Académica de S. Mamede.

Andebol – Arsenal de Canelas vitorioso em Amarante

O Arsenal de Canelas venceu em Amarante (30-22), numa partida que se antevia difícil. No entanto, a equipa de Canelas esteve sempre no controle das operações e estiveram sempre também no comando do marcador, alcançando uma vitória com naturalidade.
No Arsenal, destacou-se Nuno Silva, marcador de onze golos. Na última parte do encontro, o guarda-redes Ricardo Pereira também esteve em destaque, realizando defesas importantes que permitiram manter a vantagem alcançada pelos arsenalistas.
As equipas alinharam:

Amarante - António Mendes(GR); António Cunha; Carlos Amor (6); José Morais (8); José Simões; Rogério Cardoso (1); João Brás; José Amor (5); Nuno Carvalho; Ricardo Teixeira; Álvaro Cardoso (2) e Luís Mendes.
Treinador: Ricardo Silveira
Arsenal Canelas - Ricardo Pereira (GR); André Silva( GR); Manuel Cardoso; Joaquim Oliveira; António Pinto (1); Fernando Gonzalez (1); Filipe Ferreira; Marco Valente (3); Ruben Correia; Jesus Oliveira (5); António Silva (2); Romain Ventrimponte; Samuel Pinto (7) e Nuno Silva(11).
Treinador: Carlos Arrojado

Resultado do outro jogo da série: IC Madalenense - 27 | 20 - CB Penafiel.
Folga: CAI Conceição

Classificação: 1º- CB Penafiel (3 Jgs / 7 Pts); 2º - Arsenal Canelas (2 Jgs / 6 Pts); 3º - IC Madalenense (2 Jgs / 5 Pts); 4º - AD Amarante (3 Jgs / 4 Pts); 5º - CAI Conceição (2 Jgs / 2 Pts).

Próxima Jornada(28/11): CAI Conceição - AD Amarante e Arsenal Canelas - IC Madalenense (18h30).

Andebol Feminino: Juvenis do Saavedra Guedes perdem

No fim-de-semana passado, as Juvenis do Saavedra Guedes perderam dois jogos a contar para Taça de Abertura do Distrito de Aveiro. No sábado, em Canelas, perderam por 23-25, face ao Arsenal local enquanto no dia seguinte, na recepção ao Pateira, perdeu por 10-19, numa partida disputado sob protesto. O clube de Pardilhó queixa-se da eventual utilização de cinco jogadoras juvenis do Pateira que não poderiam participar neste encontro.

No jogo de Canelas, as meninas do Saavedra chegaram a ter seis golos de vantagem e pareciam ter a partida controlada. No entanto, a expulsão de Rosário, que estava a ser um elemento preponderante nas acções defensivas, permitiu que o Arsenal reduzisse a margem para 0 9-12 com que se atingiu o intervalo.

Nesta época de mudança e apesar das derrotas começa-se a notar uma assinalável evolução desde o primeiro jogo, com indicações muito positivas e úteis para os próximos desafios.

Na segunda parte o Canelas entrou bem e o Saavedra desceu de rendimento. O jogo foi muito equilibrado e disputado até ao último minuto, com a vitória a sorrir às arsenalistas, por 25-23.

Pelo Saavedra jogaram: Carla (GR), Ana, Vânia (5), Ema, Cátia (5), Soraia (1), Joana (10), Sofia, Silviana, Patrícia, Bia (1) e Rosário (1).

No dia seguinte, frente ao Pateira a equipa entrou com pouca dinâmica acusando o cansaço acumulado do dia anterior. Ao intervalo, a equipa já perdia por 4-12.
Na segunda parte o Saavedra reagiu e ainda chegou a assustar o Pateira quando recuperou e chegou a estar a perder por apenas três golos, mas o jogo acabaria com o resultado em 10-19.
Pelo Saavreda jogaram: Carla (GR), Catarina (GR), Ana, Vânia, Ema, Cátia (2), Soraia, Joana (6), Sofia, Silviana, Patrícia, Bia (2) e Rosário.

Futsal - Saavedra Guedes vence em casa

A equipa do Saavedra Guedes venceu finalmente em casa: em jogo a contar para a sexta jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, a formação de Pardilhó bateu o Atómicos por 5-1 e subiu ao oitavo lugar da classificação.

Determinada em resolver o jogo o mais rápido possível, a equipa da casa chegou cedo à vantagem, através de Hugo, na conversão de uma grande penalidade. A partir do golo, as coisas tornaram-se mais fáceis e o Saavedra Guedes ampliou a vantagem novamente por intermédio do Hugo, primeiro, e de Patrick, depois, que fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, os Atómicos conseguiriam reduzir, através de um auto-golo do Márcio, mas Zé Carlos e Frank ripostaram para estabelecer o resultado final.

Pelo Saavedra Guedes alinharam: Oliveira; Zé Carlos (1); Samuel; Frank (1); Hugo (2). Jogaram ainda: Tito; Bruno; Gustavo; Márcio; Miguto; Patrick (1). Não utilizado: Mário (gr)

Na próxima jornada (28.nov), o Saavedra Guedes desloca-se ao terreno do Mealhada.

Futsal – Escolas do Saavedra Guedes perdem em Cortegaça

A equipa de Escolas (Juniores E) do Saavedra Guedes perdeu por 1-4 no terreno do CRECOR Cortegaça, em jogo a contar para o Campeonato Distrital de Futsal, Zona Norte.

Ao intervalo, a equipa de Pardilhó perdia já por 2-1, com o golo de honra do Saavedra Guedes a ser apontado por Tiago Correia. Na segunda parte a formação da casa marcaria mais dois golos com que atingiria o resultado final.

Com este resultado, os meninos do Saavedra ocupam agora a última posição da classificação, com zero pontos em três jogos disputados. Este domingo, a equipa recebe a visita do Funde de Vila, de São João da Madeira, que comanda a classificação.

No jogo de Cortegaça, a formação de Pardilhó alinhou com o seguinte cinco inicial: Gonçalo Matos; Samuel Bartolo, Bartolomeu Lança, Gonçalo Rocha e Manuel Couto. Jogaram ainda Tomás Torrado (GR), Bruno Gonçalves, Tiago Correia ( 1 ), Ruben Luis, Hugo Tavares, Samuel Roma e António Gabriel.

De registar a presença de muitos pais e familiares dos jovens atletas que não pararam de os incentivar durante o encontro.

Nas outras categorias de formação, o Saavedra Guedes, que é a única equipa do concelho de Estarreja inscrita em masculinos, recebeu e bateu o CRECOr Cortegaça por 5-1, na categoria Juniores C (Juvenis), campeonato em que ocupa o segundo lugar, com os mesmo pontos do Escapães, que é primeiro, enquanto os Juniores D (Iniciados ) perderam com o Atómicos por 7-3 e estão no 13º lugar da classificação:

Próximos jogos:
Juniores A: CRECOR – Saavedra Guedes (28.nov)
Juniores C: GDC Lordelo – Saavedra Guedes (29.nov)
Juniores D: Saavedra Guedes – CP Esgueira (29.nov)
Juniores E: Saavedra Guedes – Funde de Vila (29.nov)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filmes do Cine-Clube de Avanca exibidos na Grécia

O Festival “Avanca’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, acaba de ser agraciado com um tributo pelo seu homólogo “Platformavideo 9 – International Film Festival”, de Atenas, Grécia, que irá decorrer entre 3 e 6 de Dezembro próximo na capital grega.

O Cine Clube de Avanca vai ali exibir 14 curtas-metragens portuguesas de animação, que na sua maioria estrearam neste festival português e que posteriormente foram premiadas em diversas competições nacionais e internacionais.

Filmes de Vítor Lopes, Xavier Almeida, Clídio Nóbio, Joana Toste, Alex Gozblau e João Fazenda, André Marques e Carlos Silva, António Osório e Carlos Cruz vão ser exibidos no festival grego, enquanto o filme "Ganância" de Cláudio Sá, participará na competição oficial do festival.

Será também exibido o filme "Os transformadores", realizado pelos alunos da Escola EB 1 nº4 da Chainça – Abrantes, que sob orientação de Carlos Silva e João Paulo Dias desenvolveram um projecto educativo pelo cinema, produzido pelo Cine-Clube “Espalhafitas” de Abrantes.

Entretanto, o Cine-Clude de Avanca prepara já a sua edição do próximo ano, com um conjunto de novidades que irão a 14ª edição do festival, prevista para acontecer entre 23 de Julho e 1 de Agosto.

Com uma forte participação internacional este evento é marcado por um espaço de workshops internacionais dirigidos por grandes nomes da cinematografia mundial, para além de estrear no nosso país de cerca de 50 filmes dos cinco continentes.

Estarreja – Aumentam os pedidos de apoio social escolar

O número de pedidos de apoio da Associação Social Escola nas escolas do concelho de Estarreja aumentou 34,4 por cento, revelam dados da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). A subida do desemprego e a descida de rendimentos podem estar na origem deste aumento.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Municípios, António José Ganhão, a percepção é que há um aumento, mesmo não havendo dados compilados. Aquele responsável considera que "esta extrapolação é uma consequência natural da crise" e explica que, "perante o aumento do desemprego e a falta de rendimentos, todas as câmaras municipais tomaram medidas sociais de apoio às famílias afectadas pela crise".

Os dados de que a DREN dispõe não abrangem ainda todas as escolas, pelo que "o balanço ainda não foi feito”, mas no distrito de Aveiro há pelo menos quatro municípios que confirmam o aumento, entre os quais Estarreja, com um aumento de 34,4 por cento, embora o caso mais significativo seja Águeda, com um aumento de 57,7 por cento. Quer isto dizer que no ano lectivo anterior, 578 alunos recebiam apoio, estando 441 alunos no escalão A e 137 no B. Este ano, o total de crianças apoiadas é de 912, havendo uma descida no primeiro escalão (408) e uma subida notória no segundo (504).

No distrito de Aveiro, regista-se igualmente um aumento de 23 por cento no número de pedidos de apoio no concelho de Aveiro; e de 7,6 por cento nas escolas de Santa Maria da Feira.

Note-se que as alterações na ASE foram aplicadas em Agosto de 2008, correspondendo cada um dos três escalões de apoio aos três primeiros escalões do Abono de Família. Nesse sentido, a influência destas alterações na atribuição de apoios terá tido reflexo maior na transição para o ano lectivo passado e não no actual.

Roubos de gado preocupam criadores

Os criadores de gado de Estarreja e Albergaria não dormem descansados. Muitos animais têm sido roubados nos últimos tempos. Só esta semana, numa madrugada, levaram dezena e meia de ovelhas e cabras de três explorações.

Os constantes roubos de gado andam a deixar os donos das explorações pecuárias e agrícolas de Fermelã (Estarreja) e Angeja (Albergaria-a-Velha) desesperados. Na última semana, os "amigos do alheio" percorreram diversas explorações de pequena dimensão, roubando dezena e meia de cabeças de gado em três e combustível numa quarta.

António Lopes, que perdeu seis animais, não esconde a revolta. "Foram por um caminho no meio dos pinhais e cortaram a vedação da parte de trás. As ovelhas andam à solta e tenho lá cães, mas parece que não valeu de nada. Estava a chover muito e até conseguiram enganar os cães. Roubaram-me seis cabeças, tudo ovelhas de criação", descreveu, ontem, ao Jornal de Notícias.

O prejuízo ascende aos 750 euros, mas poderá aumentar. "Fiquei com 18 cabeças e mais 17 borregos, mas alguns deverão morrer porque roubaram as mães e eles ainda não comem", diz, referindo-se à pequena exploração isolada que mantém há mais de 30 anos em fermelã, como complemento dos rendimentos mensais.

Nos últimos anos já foi roubada diversas vezes. "Assim nem ganhamos para o custo de manter e alimentar os animais", lamenta-se.

As suspeitas, não confirmadas, recaem sobre "um ladrão local que tem antecedentes e voltou à localidade há meses", ocasião em que "os roubos de gado caprino, bovino, galinhas e casas, que se verificavam há uns anos atrás aqui na zona, voltaram a acontecer", refere António Lopes, sem deixar de criticar os receptadores. "Quem rouba é para vender, não é para comer, porque é muita quantidade. Tem de haver quem lhes fique com o gado roubado", afirma o produtor.

Na mesma madrugada de domingo, alguns quilómetros ao lado, em Angeja, foram furtadas três cabras de um estábulo contíguo à habitação do proprietário. "Cortaram a rede de cima a baixo e roubaram três das quatro cabeças que tinha. Levaram as três fêmeas e deixaram o macho, que é mais perigoso e difícil de transportar. Criar este gado pode ser apenas um passatempo, mas custa dinheiro. Nem ouvi os cães ladrar durante a noite, foi uma vizinha que me alertou de manhã", contou o criador que pediu o anonimato.

Os lesados apresentaram queixa junto da GNR local.
(Publicado em Jornal de Notícias)

Eurosol de Estarreja renova Certificação de Qualidade

O hotel Eurosol, de Estarreja, vai receber, no próximo dia 27, os certificados de qualidade e ecohotel. A Cerimónia de Entrega dos certificados vai ter lugar no Hotel Eurosol Leiria, sendo que os certificados, que serão entregues pela TÜV, entidade certificadora.

O hotel de Estarreja pertence, tal como os outros hotéis Eurosol – que recebem igualmente a certificação – ao Grupo Lena, estando integrados na Lena Hotéis e Turismo. A rede tem hotéis em Alcanena, Leiria, Estarreja, Seia e Gouveia.

A certificação na área da qualidade é renovada as normas ISO9001:2008, ISO14001:2004 e Eco Hotel. Paralelamente, a Lena Travel, agência de viagens da Lena Hotéis e Turismo obteve a certificação pela norma ISO 9001: 2008.

Futebol – CDE empata em Cucujães

A equipa do Clube Desportivo Estarreja arrancou um empate a um golo na sua deslocação a Cucujães e está agora no quinto lugar da classificação do Campeonato Distrital de Futebol.

Na 11ª jornada, disputada no domingo, a maior parte dos jogos disputou-se sob chuva, mas o líder Bustelo não escorregou na sua visita a São Roque, onde venceu por 3-1. Igual resultado obteve, em casa, o Gafanha, que mantém a perseguição ao líder.

No fundo da tabela, o Oliveirinha ganhou e deixou a lanterna vermelha nas mãos do Fermentelos.

Resultados 11ª Jornada
Rec. Águeda, 1 – LAAC, 2
Cucujães, 1 – Estarreja, 1
Oliveirinha, 1 – Lobão, 0
Mourisquense, 2 – Un. Lamas, 1
São Roque, 1 – Sp. Bustelo, 3
Paços Brandão, 2 – Paivense, 0
Alba, 1 – Pessegueirense, 1
Valecambrense, 1 – Sanguedo, 0
Gafanha, 3 – Fermentelos, 1

Classificação
1º Sp. Bustelo, 29 pontos
2º Gafanha, 27 pontos
3º Alba, 23 pontos
4º Valecambrense, 20 pontos
5º Estarreja, 19 pontos
6º Mourisquense e São Roque, 17 pontos
8º Pessegueirense, 16 pontos
9º Un. Lamas, 14 pontos
10º Paços Brandão e Sanguedo, 13 pontos
12º At. Cucujães, LAAC e Rec. Águeda, 11 pontos.
15º Paivense e Lobão, 9 pontos
17º Oliveirinha, 7 pontos
18º Fermentelos, 6 pontos.

Próxima Jornada (29.nov): Pessegueirense – Paços de Brandão; LAAC – Gafanha; Fermentelos – Valecambrense; Estarreja – Rec. Águeda; Sanguedo – Alba; Bustelo – Mourisquense; Paivense – São Roque Un. Lamas – Oliveirinha e Lobão – Cucujães.

sábado, 21 de novembro de 2009

Cavaco não fala do processo Face Oculta

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, que visitou esta tarde o concelho de Estarreja, lembrou que está "como que impedido" pelo princípio da separação de poderes de falar em público sobre processos judiciais, podendo qualquer comentário ser entendido como uma interferência. Cavaco Silva voltou a lembrar que o Presidente da República "não deve falar em público sobre processos judiciais em curso".

"Nos termos da Constituição e da lei essas competências estão atribuídas aos órgãos judiciais, os quais gozam de independência e de autonomia e se eu me pronunciasse ou comentasse esses processos podia ser acusado de estar a tentar interferir no seu desenvolvimento", sustentou, em declarações aos jornalistas em Estarreja, no final de uma visita à fábrica da Tensai Portugal, no âmbito do segundo dia do roteiro pelas comunidades inovadoras.

Durante a visita, o Presidente da República defendeu que será através de factores "que estão além dos salários baixos", como inovação e qualidade, que Portugal poderá vencer a concorrência e aumentar a quota de exportações.

"Aquilo que interessa sublinhar é a vontade de inovar, de encontrar factores complexos de competitividade que estão para além dos salários baixos. É por essa forma, pela inovação, pela investigação, pela qualidade que nós conseguiremos aumentar o valor acrescentado nacional e enfrentar com sucesso a concorrência de outros países", defendeu.

O Presidente da República voltou a falar das dificuldades que o país atravessa, nomeadamente os números elevados do desemprego e de endividamento externo, insistindo que, para alterar a situação, é preciso apostar nas exportações.

Cine-Teatro celebra José Afonso

Na próxima quinta-feira, o Cine-Teatro de Estarreja vai apresentar um espectáculo de dança contemporânea comemorativo do 80º aniversário do nascimento de José Afonso. O espectáculo Dançando Zeca porá em ressonância o hip-hop, a encenação contemporânea, as artes de rua e a música de José Afonso, além de ser um momento de encontro entre França e Portugal, permitindo a partilha de duas visões da dança e favorecendo o sempre frutuoso intercâmbio cultural.

O trabalho é realizado com base na vida e obra de José Afonso e é levado a cabo por Alcides Valente, na qualidade de coreógrafo e por dois bailarinos franceses que serão também assistentes da coreografia. Serão feitas audições a bailarinos portugueses de modo a encontrar quatro ou cinco que integrem o projecto a desenvolver colectivamente. Haverá ainda master classes técnicas e artísticas abertas ao público e aos estudantes e professores de música da região de Aveiro.

O resultado final, que constituirá a primeira parte de um projecto maior intitulado Água Salgada, será apresentado sob a forma de espectáculo em vários espaços, entre os quais o Cine-Teatro de Estarreja.

No dia seguinte (sexta-feira, 23:30 horas) os espanhóis do Lamatumbá sobem ao palco do Cine-Teatro, no âmbito do festival Outonalidades. Lamatumbá oferece ao espectador quase duas horas de festa. Ao ritmo do ska, funky, merengue ou da cumbia, nenhum pé pode ficar pregado ao chão em todos os espaços aos quais a banda possa levar a sua furgoneta. Lamatumbá ataca de novo com o seu arsenal de ritmos repleto de munição sonora.

No sábado (21:30 horas), é levada a cena a revista … E Porque não te ris?, com Carlos Areia, Paulo Patrício e Cristina Areia, num espectáculo de beneficiência da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo.

PDM de Estarreja disponível on-line

Uma proposta de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) de Estarreja vai estar disponível on-line durante o período de discussão pública do documento, que arranca na próxima segunda-feira, dia 23 de Novembro.

A proposta de alteração ao PDM de Estarreja vai estar disponível no site da autarquia durante 30 dias e tem como objectivo promover a discussão sobre o documento, por parte dos habitantes da localidade.

Além deste documento, foram disponibilizados no site da Câmara Municipal o Relatório de Fundamentação de Isenção de Análise Ambiental Estratégica (AAE), e a Acta da Conferência de Serviços realizada a 9 de Outubro.

Presidente da República visita Estarreja

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, estará hoje no distrito de Aveiro, onde irá visitar os Concelhos de Estarreja e da Murtosa. Segundo fonte oficial de Belém, "o Presidente pretende sublinhar um número de casos com raiz local para mostrar ao país e servir de exemplo de que é possível fazer coisas".

Esta deslocação inaugura um novo tipo de roteiros - os de abordagem territorial, segundo fonte oficial. Outras seis regiões no continente já foram identificadas como podendo vir a acolher o roteiro das comunidades locais inovadoras, "o que não significa que se visitarão todas". Sendo a Murtosa um dos concelhos mais pobres, com 82% da sua área em reserva ecológica ou na rede natura, foi destacado o papel que as autoridades estão a fazer no campo da educação ambiental.

Na Murtosa o programa da visita inicia-se às 9h30, na Ribeira de Pardelhas, com a apresentação do Projecto “Murtosa Ciclável”. Uma hora mais tarde, tem lugar uma sessão de boas-vindas na Escola Padre António Morais da Fonseca.

Às 12h00, Aníbal Cavaco Silva vai visitar as instalações da Aquacria, nas Quintas do Norte.

Da parte da tarde, pelas 15h, o Presidente da República irá visitar a unidade fabril da Empresa Tensai. O programa da Visita de Cavaco Silva a Estarreja inclui a assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Universidade de Aveiro para a criação da Incubadora de Empresas. O roteiro terminará com uma visita pelo ECOPARQUE Estarreja e uma sessão de encerramento oficial de "Reconhecimento do Mérito dos Agentes Inovadores", no fim da tarde.

Quatro feridos em colisão com veículo de transporte de gás

A colisão, na tarde de terça-feira, entre três automóveis ligeiros e um pesado que transportava garrafas de gás provocou quatro feridos. O sinistro ocorreu às 17.15, na variante que liga Estarreja à Murtosa. O condutor do pesado, que foi desencarcerado, sofreu ferimentos graves e outras três pessoas ferimentos ligeiros.

Natação - Atletas do CDE em bom plano

Os atletas do Clube Desportivo Estarreja estiveram em bom plano e contribuíram para que a Associação de Natação de Aveiro tenha conseguido o melhor resultado de sempre no Torneio Inter-Associações de Juvenis, disputado no passado sábado, 14 de Novembro, na Mealhada. A selecção distrital da categoria alcançou o 3º lugar do pódio entre as cinco selecções presentes (Aveiro, Coimbra, Leiria, Minho e Norte de Portugal).

O torneio proporcionou a reunião dos melhores atletas dos clubes da ANA, neste escalão, numa jornada de trabalho que começou de manhã, com um treino de conjunto, e continuou à tarde, com a competição propriamente dita.

Os atletas do Clube Desportivo de Estarreja que integraram a Selecção Regional estiveram em bom nível, tendo conseguido melhorar os seus tempos em algumas das provas. De destacar a boa prestação de Rosa Oliveira nos 100 metros Bruços que, prova em que alcançou um novo recorde pessoal com o tempo de 1:23.26. João Santos melhorou também nos 100 metros Costas, fazendo 1:05.50, e subiu ao pódio em 3º lugar na estafeta de 4x100 estilos, prova em que fez o primeiro percurso com o tempo de 1:05.95.

Classificação geral por selecções:
1º - Associação de Natação do Norte de Portugal – 560 Pts
2º - Associação de Natação de Leiria
3º - Associação de Natação de Aveiro
4º - Associação de Natação do Minho
5º - Associação de Natação de Coimbra

Ovar: Violência envolve jovem de Avanca

Pelo menos um jovem oriundo da freguesia de Avanca foi identificado pela PSP no decurso de uma sessão de pancadaria que envolveu mais de três dezenas de indivíduos à entrada de uma discoteca, no centro de Ovar.

Tudo terá principiado cerca das 4.30 horas da manhã quando o porteiro da discoteca não permitiu a um cliente o acesso ao interior. O homem começou a provocar diversos distúrbios com outros clientes que foram chegando e a situação agravou-se ao ponto dos proprietários da discoteca serem obrigados a chamar a polícia.

Segundo noticia o Diário de Aveiro, a violência física obrigou à intervenção do INEM, mas foi quando a ambulância chegou que o cenário descambou completamente, com mais de trinta indivíduos, supostamente alcoolizados, a envolverem-se numa verdadeira batalha campal.
Para fazer face à situação, a PSP de Ovar viu-se obrigada a pedir o apoio das esquadras da PSP de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e ao quartel de Ovar da GNR.

Do incidente resultaram quatro feridos que apresentavam diversas escoriações, um dos quais agente da autoridade que se encontra agora de baixa médica.

Além do indivíduo oriundo de Avanca, a PSP identificou ainda dois outros indivíduos de Válega, Ovar, e o proprietário do estabelecimento.

Futsal Feminino - Veiros e Saavedra Guedes qualificados

Disputou-se no fim-de-semana a Primeira Eliminatória da Taça Distrital Feminina de Futsal, competição em que as equipas do concelho de Estarreja estiveram em bom plano, especialmente as meninas no Veiros que golearam o São João de Vêr e as do Saavedra Guedes, que ganharam às suas vizinhas da Póvoa de Baixo. Pena que o sorteio tenha ditado este confronto que leva à eliminação precoce de uma das equipas de Estarreja.

Em Veiros, Ana Babosa e Mafalda, com quatro golos cada, comandaram a equipa local a uma vitória folgada: 12-0 frente ao S. João de Vêr, que pela primeira vez entravam nesta prova e que sentiu grandes dificuldades perante adversárias mais experientes.

As locais colocaram-se em vantagem logo aos quatro minutos, através de um golo de Mafalda. Ana Barbosa, Ana Filipa e A. Macedo também marcaram na primeira parte e chegou-se ao intervalo com a equipa do Saavedra Guedes a vencer por 4-0.
A segunda parte foi mais desnivelada e a equipa local ampliou facilmente a contagem atingindo um resultado dilatado que as coloca na segunda eliminatória, onde vão defrontar o Castelões.

Pavilhão Alfredo Mortágua e Silva, em Veiros.
Árbitros: Árbitros – Custódio Sá, Bruno Sá e Rui Capela
Veiros – Vanessa, Rita Araújo, Ana Filipa (1), A. Macedo (1), Ana Barbosa (4), Vitória (1), Marisa, Mafalda (4), Rita Silva, Mónica (1) e Andrea. Treinador – Arminda Ruela
S. João Ver – Maria Leite, Vânia, Anabela, Mónica Soares, Gisela, Joana, Jordana, Sara, Andreia e Marta. Treinador – Francisco Silva

Na Póvoa de Baixo, a AMUPB não foi capaz de contrariar o maior poderio da formação do Saavedra Guedes e foi derrotada por 1-5.

A equipa da casa até foi a primeira a marcar, inaugurando o marcador aos cinco minutos, mas o Saavedra Guedes reagiu bem, precisando apenas de três minutos e meio para dar a volta ao marcador. Xana e Tixa marcaram e chegou-se ao intervalo com o resultado em 1-2.

Na segunda parte as jogadoras de Pardilhó entraram mais determinadas e chegaram naturalmente à goleada, obtendo um resultado favorável de 1-5, com os outros golos a serem marcados por Dani, Cris e Xana, que voltou a marcar.
Nos quartos de final o Saavedra Guedes irá defrontar a equipa da CRECOR, de Cortegaça.

Na Póvoa de Baixo, as equipas alinharam:
AMUPB – Tânia (GR), Anita, Ana Rebelo, Ariana, Andreia. Treinador – Joaquim Neno.
Saavedra Guedes – Daniela (GR), Xana, Paula, Marlene e Patrícia. Jogaram ainda: Cláudia, Tixa, Cris, Aninha, Sandra e Dani. Não utilizada: Miliza (GR). Treinador – José Agostinho.

Resultados:
Crecor, 16 – Esmoriz, 1
Novasemente, 8 – ACD Gião, 1
Lusitânia, 3 – PARC, 0
FUtsal Lourosa, 5 – Villa Cesari, 6
Vilamaiorense, 6 – Barrô, 0
ADREP, 2 – Ossela, 4
VEIROS, 12 – S. João, Ver, 0
ADCF Santo André, 1 – Castelões, 4
AMUPB, 1 – Saavedra Guedes, 5

2ª Eliminatória – 27 de Dezembro de 2009
Saavedra Guedes – Crecor
Novasemente – Vilamaiorense
GCR Ossela – Lusitânia FC
SP Castelões – CCD Veiros
Isento – Villa Cesari

Andebol – Avanca cai de pé na Madeira

Prosseguiram no passado fim-de-semana, as provas nacionais de Andebol, com destaque para os jogos referentes aos 16 avos-de-final da Taça de Portugal (Seniores masculinos), competição em que o Avanca, única equipa do concelho de Estarreja ainda em prova, foi eliminada pelo Marítimo.

O jogo disputou-se em Santo António (Madeira) e a equipa da casa confirmou o seu favoritismo. Com uma melhor postura, tanto defensiva como atacante, aos poucos, a equipa do Marítimo adiantou-se no marcador e, ao intervalo, já vencia por 17-9. No segundo tempo, a equipa do Avanca ainda tentou equilibrar a partida e chegou a reduzir a vantagem de oito para seis bolas. Mas seriam, novamente, os insulares que voltaram a estar melhor que o adversário e ampliaram a diferença.

No final, vitória justa do Marítimo, por 11 bolas de vantagem, com a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, marcados para 01 de Dezembro. O sorteio dos jogos já foi realizados tendo ditado os seguintes confrontos:

Madeira SAD - CA Leça
Xico Andebol/ Évora* - GC Santo Tirso
Liberty Seguros/S. Bernardo AC - AD Maria Balaio
Académica São Mamede - SC Horta
C. Vela Tavira - Sporting CP
S Paio Oleiros - Ginásio C Sul
Vitória Setúbal / Benfica* - FC Porto
Modicus - CS Maritimo

*Os 1/16 final concluem-se no dia 22 de Novembro, com os jogos Xico Andebol - Évora AC (17h) e Vitória Setúbal - SL Benfica (20h00).

Futebol - Avanca perde em Milheirós de Poiares

O Avanca não foi feliz na sua deslocação a Milheirós de Poiares e perdeu (1-2) com o Milheiroense em jogo a contar para a oitava jornada da Série C do Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão. Ao intervalo, a equipa do Avanca já perdia por 1-0, com golo de Machadinho. Tiago Ribeiro elevou a contagem na segunda parte, antes de Carlos Pasquina reduzir e estabelecer o resultado final, aos 82 minutos.

Com esta derrota, a equipa orientada por Jorge Neves desceu para o quarto lugar da classificação, sendo ultrapassada pelo S. João de Vêr. O jogo Oliveira do Douro – Candal foi adiado devido ao nevoeiro. Na próxima jornada, o Avanca recebe a visita do Oliveira do Douro.

Ficha de jogo:
Estádio: Complexo Desportivo do Milheiroense, cerca de 400 espectadores
Equipa de arbitragem: Miguel Vieira, auxiliado por Nelson Rocha e Paulo Mesquita, da Associacao de Futebol do Porto.
Milheiroense – Armando, Joao Ribeiro ( Capela 80’), Tiago, Rui Jorge, Tiago Ribeiro, Rui Pinho (cap), Quim Pedro, Zé Paulo, Carlos Daniel ( Ivo aos 71’) , Amilcar ( Castro aos 90’) e Machadinho. Treinador: Acácio Figueiredo
Avanca – Rui Marcos, Jonathan , Fabio Silva, Jaime, Leandro, Filipe, Pires ( Miguel Ângelo aos 79’), Luis Pinto, Sergio Pirata, Caldas ( Cerqueira aos 79’), Carlos Pasquina (cap). Treinador: Jorge Neves
Disciplina: Amarelo para Jaime 32’, Leandro 10’, Luis Pinto 53’, Caldas 41’, João Ribeiro 36’, Armando 90’.
Golos: Machadinho, 16’ e Tiago Ribeiro, 73’ / Carlos Pasquina, 82’.

8ª Jornada – Resultados

Coimbrões, 1 – Cinfães, 1
Penalva, 1 – Sanjoanense, 1
S. João Ver, 3 – Cesarense, 1
Sp. Mêda, 0 – Fiães, 1
Milheiroense, 2 – Avanca, 1
Oliv. Douro – Candal (adiado)

Classificação
1. Coimbrões, 16 pontos
2. S. João Ver, 15 pontos
3. Candal, 14 pontos (menos um jogo)
4. Avanca e Fiães, 13 pontos
6. Cesarense, 11 pontos
7. Penalva do Castelo, Oliveira do Douro (menos um jogo) e Cinfães, 10 pontos
10. Milheiroense, 8 pontos
11. Sanjoanense, 5 pontos
12. Sp. Mêda, 3 pontos

Próxima Jornada (06.dez)
Coimbrões – Penalva do Castelo
Sanjoanense – S. João Ver
FC Cesarense – Sp. Mêda
Fiães – Milheiroense
Avanca – Oliveira Douro
Cinfães – Candal

Futebol – CDE goleia ARCO

Após duas derrotas consecutivas, o Clube Desportivo de Estarreja regressou às vitórias no Campeonato Distrital de futebol com uma goleada de 5-1 sobre o ARCO. A vitória permitiu à equipa subir na classificação, uma vez que beneficiou das derrotas do Valecambrense e do São Roque. O CDE está agora no quarto lugar, a oito pontos do Sp. Bustelo, que é líder.

Os resultados da décima jornada ficam também marcados pela vitória do Gafanha, que ganhou em Águeda por 9-0, tirando partido de ter defrontado uma equipa em profunda crise e composta por juniores que haviam jogado já no dia anterior.

Na próxima jornada o CDE desloca-se a Cucujães para jogar com o Atlético local, equipa que após um mau início de campeonato regista agora três vitórias nas últimas quatro rondas.

10ª Jornada - Resultados
Rec. Águeda, 0 – Gafanha, 9
LAAC, 1 – At. Cucujães, 2
Estarreja, 5 – ARCO, 1
ADC Lobão, 1 – Mourisquens, 0
U. Lamas, 1 – São Roque, 0
Bustelo, 4 – Paços Brandão, 1
Sp. Paivense, 0 – Alba, 1
Pessegueirense, 2 – Valecambrens, 0
Sanguedo, 1 – Fermentelos, 0

Classificação
1. Sp. Bustelo, 26 pontos
2. Gafanha, 24 pontos
3. Alba, 22 pontos
4. C.D. Estarreja, 18 pontos
5. São Roque e Valecambrense, 17 pontos
7. Pessegueirense, 15 pontos
8. Mourisquense e Un. Lamas, 14 pontos
10. Sanguedo, 13 pontos
11. Rec. Águeda, 11 pontos
12. At. Cucujães e Paços Brandão, 10 pontos
14. Sp. Paivense e ADC Lobão, 9 pontos
16. LAAC, 8 pontos
17. Fermentelos, 6 pontos
18. ARCO, 4 pontos

Próxima Jornada (22.nov)
Rec. Águeda – LAAC
At. Cucujães – CD Estarreja
ARCO – ADC Lobão
Mourisquense – Un. Lamas
São Roque – Sp. Bustelo
Paços Brandão – Sp. Paivense
Alba – Pessegueirense
Valecambrense – Sanguedo
Gafanha – Fermentelos

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Câmara de Estarreja distribui pelouros

O novo executivo da Câmara Municipal de Estarreja, saído das eleições de 11 de Outubro, já procedeu à distribuição de pelouros, não se registando grandes surpresas:

Assim, o presidente, José Eduardo Matos, fica com as Obras Municipais, Planeamento, Desenvolvimento Regional, Ambiente e Saúde, enquanto Abílio Silveira fica com a pasta do Desenvolvimento Económico, Finanças, Transportes e Turismo.

Rosa Simão terá a seu cargo o pelouro da Acção Social e dos Recursos Humanos. Por seu lado, João Alegria fica com a Educação e com Cultura. Finalmente, Diamantina Sabina fica com a pasta da Freguesias e Obras Particulares.

Natação - Dois atletas do CDE na Selecção de Aveiro

Os nadadores Rosa Oliveira e João Santos, do Clube Desportivo de Estarreja, foram convocados para integrar a Selecção Regional da Associação de Natação de Aveiro no Torneio Inter-Associações que se vai ter lugar na Mealhada no próximo sábado, dia 14 de Novembro. Em competição vão estar os melhores atletas Juvenis das Associações de Natação do Minho, do Norte de Portugal, de Aveiro, de Coimbra e de Leiria.

Os dois atletas estarrejenses vão, deste modo, estar mais uma vez entre os melhores da sua categoria, depois de terem estado presentes, na época passada, no Torneio Zonal Norte e no Campeonato Nacional de Infantis.

O torneio divide-se em duas sessões, ambas à tarde, com início às 15H00, e inclui provas individuais e colectivas (estafetas). Dada a concentração de provas, existe o receio de causar nos atletas alguma sobrecarga física.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Distribuição de água - Câmaras não cedem ao sindicato

Os 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (de que Estarreja faz parte) não vão ceder às pressões do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local que pretendem uma abordagem em conjunto com os trabalhadores dos Serviços Municipalizados que estão a ser recrutados para integrarem a nova empresa Águas da Região de Aveiro criada, no âmbito de uma parceria com a Água de Portugal, empresa do Estado, para gerir os sistemas de distribuição de água e recolha de saneamento em baixa.

Pelo contrário, a CIRA defende um contacto individual, apresentando as condições a cada trabalhador. Cada funcionário dos Serviços Municipalizados poderá optar por aderir à empresa, cuja maioria é estatal, ou manter-se ao serviço da autarquia, segundo disse hoje o presidente do Conselho Executivo da CIRA, Ribau Esteves.

TGV – Comunidade contraria posição do Governo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está a favor do traçado a nascente da auto-estrada do Norte (A1) para a ligação em alta velocidade (TGV) entre Lisboa e o Porto. Esta posição contraria a do Governo, que defende a passagem a Ponte.

A informação consta do parecer enviado pela CIRA à Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental relativo ao troço do TGV entre Aveiro e Vila Nova de Gaia, que esteve em fase de discussão pública até ontem.

No documento, a CIRA chama a atenção para os "muitos impactes negativos e para a necessidade absoluta de aumentar as medidas de minimização que os responsáveis por este projecto deverão tomar".

O TGV passará por Ovar, Oliveira do Bairro Aveiro, Ovar, Albergaria-a-Velha e Estarreja e Ovar. A passagem provoca impactes negativos e os municípios exigem medidas minimizadoras.

A Nascente da A-1, a 'solução A' - é a “menos má”, disse Ribau Esteves, presidente do Conselho Executivo da CIRA.

Obras de beneficiação entre Estarreja e Murtosa

A Estradas de Portugal iniciou as obras de beneficiação da Estrada Nacional 109-5, entre a Ponte da Varela e Estarreja, numa extensão de cerca de 9 Km, co-adjudicada por 3,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

Um dos aspectos mais relevantes da intervenção é a construção de pistas cicláveis em toda a extensão do arruamento, uma “obra estruturante para a implementação física da política de mobilidade ciclável local e regional, conforme preconizado nos Projectos Murtosa Ciclável, ao nível do Concelho da Murtosa, e CicloRia, que congrega os Municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja”.

Trata-se da principal via de ligação entre os municípios que “contemplará, fundamentalmente, a beneficiação do piso, a construção de ciclovias e a transformação, em rotundas, da maioria dos actuais cruzamentos”.

A empreitada de beneficiação da EN 109-5 prevê a execução de ciclovia de ambos os lados da estrada, entre Estarreja e a futura rotunda do Esteiro, sendo que, a partir desse ponto e até Ponte da Varela, a pista ciclável será construída apenas do lado nascente da via, por imposição do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICN-B).

Quando estiver concluída, a obra possibilitará a circulação, em segurança, dos ciclistas, desde Estarreja até à Praia da Torreira.

Estarreja: Autarquia lança Prémio Manuel de Andrade

Estarreja: Autarquia lança Prémio Manuel de Andrade

A Câmara Municipal de Estarreja vai promover a quinta edição do Prémio Professor Doutor Manuel Domingues de Andrade, em homenagem ao advogado natural de Canelas, que marcou o Direito Civil do século XX em Portugal e na Península Ibérica. Os candidatos podem apresentar os seus trabalhos até ao dia 30 de Abril de 2010, no Gabinete de Apoio ao Munícipe de Estarreja.

Em 2003, a autarquia criou este prémio bienal, com o objectivo de perpetuar o nome e a obra de Manuel de Andrade. Os candidatos podem concorrer apresentando teses de direito civil ou processual civil, matérias a que o professor dedicou a sua actividade científica e a sua docência.

O prémio da quarta edição foi, recentemente, atribuído a Paulo Gomes, que apresentou a tese subordinada ao tema “A Partilha de Ficheiros na Internet e o Direito de Autor”.

Os candidatos ao concurso devem ter nacionalidade portuguesa, idade inferior a 35 anos, e licenciatura em Direito. O júri será composto por dois professores doutores, indicados pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, um juiz desembargador, indicado pelo Tribunal da Relação do Porto, e um advogado, indicado pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.

O resultado será publicado pela Câmara de Estarreja até Outubro do próximo ano. Trata-se do maior prémio financeiro na área do Direito, no valor de quatro mil euros.

Comunidade Intermuniciapl reúne-se esta manhã

A Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro e Baixo Vouga (de que Estarreja faz parte) reúne esta manhã, no primeiro encontro do novo mandato autárquico 2009/2013. A reunião está marcada para as 09:30 horas e da ordem de trabalhos consta a activação da AdRA / Águas da Região de Aveiro. A nova empresa é participada maioritariamente pela Águas de Portugal (AdP) e pelos municípios aderentes.

Na reunião serão eleitos o Presidente e dos Vice-Presidentes do Conselho Executivo para o mandato que se está a iniciar. Espera-se que José Eduardo Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja seja reconduzido na vice-presidência.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte a apresentação das Linhas Gerais de Actuação e as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2010 da CI Região de Aveiro. A Situação da Gestão do Contrato de Subvenção-Global (Contratualização QREN), o Polis da Ria de Aveiro e Estudo de Impacte Ambiental da Ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto são outros assuntos em agenda.

Avanca – Ladrões apanhados em flagrante

Um jovem foi detido pela GNR no sábado à noite e indiciado por furto de material inox diverso das instalações da empresa Nestlé, em Avanca, concelho de Estarreja. O rapaz, de etnia cigana, tem 18 anos, e reside num dos acampamentos da freguesia.

O alerta para a Guarda Nacional Republicana dava conta de dois indivíduos que tinham sido vistos a sair das instalações de um dos armazéns da Nestlé “com um carrinho de compras carregado de tubos de inox”. A patrulha da GNR surpreendeu a dupla numa rua já distante das instalações e um deles ainda conseguiu fugir.

Segundo fonte da GNR, o detido confessou o furto, e as autoridades apreenderam mais material que se encontrava já escondido nas imediações do armazém assaltado.
Supostamente, os individuos queriam carregar a produto do furto mais tarde. O material apreendido foi avaliado em cerca de seis mil euros.

O detido foi presente ao Tribunal de Estarreja desconhecendo-se, ainda, a medida de coação.

Futsal – Saavedra eliminado da taça

O Saavedra Guedes foi eliminado da Taça pelo Ossela, uma equipa super motivada pelo campeonato que está a realizar. A equipa de Pardilhó, que no ano passado marcou presença na Final Four foi desta vez eliminada logo na 1ª eliminatória.

O jogo começou mal para o Saavedra que sofreu um logo logo aos três minutos. Mas a equipa reagiu bem e foi empurrando o adversário e obrigando-o a defender algumas vezes perto da sua baliza. O Ossela defendia bem e sempre com muita rapidez nas transições tentava ampliar a vantagem.

Na segunda parte a equipa da casa apontou mesmo o segundo golo, muito penalizador para o Saavedra Guedes, que mostrou muita intranquilidade no momento da finalização.

Titulares: Oliveira (gr); Zé Carlos; Frank; Márcio; Hugo

Jogaram ainda: Bruno; Gustavo; Patrick; Miguto; Claúdio

Suplentes não utilizados: Daniel (gr); André

Futebol - Avanca ganha e sobe ao terceiro lugar

A Associação Atlética de Avanca bateu o Sp. Mêda por 2-1, em jogo da sétima jornada do Campeonato Nacional da III Divisão e subiu ao terceiro lugar da classificação beneficiando da derrota do S. João de Ver em Fiães. O Coimbrões, que goleou a Sanjoanense continua firme no comando.

Na próxima jornada, o Avanca desloca-se a Milheirós de Poiares para defrontar o Milheiroense.

Resultados da 7ª Jornada
Sanjoanense, 0 – Coimbrões, 5
FC Cesarense, 2 – Penalva do Castelo, 1
Fiães, 2 – S. João Ver, 0
Avanca, 2 – Sp. Mêda, 1
Candal, 3 – Milheiroense, 0
Cinfães, 1 – Oliveira Douro, 2

Classificação
1 – Coimbrões, 15 pontos
2 – Candal, 14
3 – Avanca, 13
4 - S. João Ver, 12
5 – Cesarense, 11
6 – Fiães e Oliveira Douro, 10
8 – Cinfães e Penalva do Castelo, 9
10 – Milheiroense, 5
11 – Sanjoanense, 4
12. Sp. Mêda, 3

Próxima jornada (15.nov)
Coimbrões – Cinfães
Penalva – Sanjoanense
S. João Ver – FC Cesarense
Sp. Mêda – Fiães
Milheiroense – Avanca
Oliv. Douro – Candal

Futebol - CDE perde em Mourisca do Vouga

O Clube Desportivo Estarreja perdeu na sua deslocação ao campo do Mourisquense por 2-0 e ocupa agora o sexto lugar do campeonato distrital de futebol da I Divisão. A classificação continua a ser comandada pelo Sp. Bustelo, que empatou em Albergaria-a-Velha, com o Alba. O Gafanha, que recebeu e bateu o Sanguedo mantém-se no segundo lugar, agora a apenas dois pontos do líder.

Na próxima jornada, o CDE recebe a equipa do ARCO, último classificado.

Resultados da 9ª Jornada
At. Cucujães, 4 – Rec. Águeda, 0
ARCO, 2 – LAAC, 1
Mourisquense, 2 – Estarreja, 0
São Roque, 4 – ADC Lobão, 2
Paços Brandão, 2 – Un. Lamas, 1
Alba, 2 – Sp. Bustelo, 2
Valecambrense, 5 – Sp. Sp. Paivense, 1
Fermentelos , 1 – Pessegueirense, 1
Gafanha, 3 – Sanguedo, 1

Classificação
1. Sp. Bustelo, 23 pontos
2. Gafanha, 21
3. Alba, 19
4. São Roque e Valecambrense, 17
6. Estarreja, 15
7. Mourisquense, 14
8. essegueirense, 12
9. Rec. Águeda e Un. Lamas, 11
11. Paços de Brandão e Sangueda, 10
13. Sp. Paivense e LAAC, 9
15. At. Cucujães, 7
16. Fermentelos e ADC Lobão, 6
18. ARCO, 4

Próxima Jornada (15.nov)
Rec. Águeda – Gafanha
LAAC – At. Cucujães
Estarreja – ARCO
ADC Lobão – Mourisquense
Un. Lamas – São Roque
Sp. Bustelo – Paços Brandão
Sp. Paivense – Alba h2h
Pessegueirense – Valecambrense
Sanguedo – Fermentelos

domingo, 8 de novembro de 2009

TGV - Contestação chega à Agência Portuguesa de Ambiente

A Agência Portuguesa de Ambiente (APA) vai receber no inicio deste semana, por correio, dezenas de contestações, colectivas e individuais, com remetentes de Estarreja. Os autores temem perder habitações, propriedades ou simplesmente qualidade de vida com a passagem na zona da linha ferroviária de alta velocidade.

Há um ano, quase 850 pessoas, moradores ou proprietários, dos lugares de Santiais, Barreiro do Meio e Barreiro de Cima, na freguesia de Beduído, Estarreja, manifestaram os seus receios, através de abaixo-assinado. Agora, que a consulta pública está a expirar, seguem-se as reclamações formais.

Um dos receios que aparecem na exposição enviada pela comissão de moradores é o de que “a construção desta infra-estrutura conduzirá a médio e longo prazo ao êxodo das populações”.

Em causa está a possível opção pelo traçado a Nascente da Auto-Estrada do Norte (A1) para o corredor de passagem do TGV, como é vulgarmente designado, entre Aveiro e Vila Nova de Gaia. A “Solução A” surge como “a mais favorável” nas conclusões do Estudo de Impacte Ambiente (EIA) em consulta pública até amanhã, o que poderá levar a empresa RAVE a deixar 'cair' a “Solução B”, a poente da A1.

Há mais de um ano que os contestatários reclamam o desvio da linha da rota traçada para não afectar cerca de seis centenas de residentes. Pelo menos 11 habitações e uma unidade fabril de vassouras estarão em risco de ser demolidas, para além da ocupação de terrenos agrícolas.

Documentos anteriores apontavam para o mesmo traçado 28 habitações afectadas e duas instalações fabris. “Um aparente lapso” que os moradores consideram “susceptível de indiciar má-fé”.

Temem-se, ainda, as implicações pelo aparecimento de novas barreiras, com o “isolamento” de núcleos habitacionais, e até do aumento do ruído (sem limite máximo referido).

Num último apelo, os moradores e proprietários afectados pedem que a RAVE tenha em conta duas possibilidades: a execução do trajecto entre o Sobreiro (Albergaria-A-Velha) e a portagem de Estarreja da A1 em túnel ou, em alternativa, deslocar o corredor um quilómetro e meio “mais para Nascente”, abrangendo zona florestal, “onde o ruído será bastante atenuado e evitada a demolição de habitações e unidades industriais, com as consequentes economias de projecto”.

Se as reclamações não forem atendidas, exigem que a RAVE assuma o pagamento de indemnizações que permitam a deslocalização das famílias em condições idênticas às actuais.

A Câmara estarrejense assumiu no mandato anterior que os traçados da linha do TGV no concelho são uma “aberração em termos de ordenamento do território”. Considerou, no entanto, que a solução nascente seria a “menos má”. Numa exposição enviada ao Ministro das Obras Públicas, eram feitas alusões a “graves e profundos impactos sócio – económicos, de uso do solo, urbanísticos, de uso do território e ambientais”.

Com quase 70 quilómetros, a “Solução A” integra o traçado que se desenvolve no corredor mais a Nascente, globalmente a Este da A1, sensivelmente no limite dos diversos concelhos atravessados. Compreende a Estação de Aveiro que se desenvolve no concelho de Albergaria-a-Velha, em local que permite a articulação rodoviária com o nó da A25/A1 e daí a toda a rede local e regional/nacional, bem como futuramente com o eixo Aveiro/Salamanca.

sábado, 7 de novembro de 2009

Música e danças ciganas no Cine-Teatro

Esta noite (22:00 horas) o palco do Cine-Teatro de Estarreja enche-se de música e danças ciganas do mundo com o espectáculo Gadjé. Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.»

Lashoj tyo dyes!, em Romanès - "tenha um dia feliz!"; é o que este espectáculo procura transmitir: vida, energia, arte, música, dança, paixão, sonhos…

Na próxima sexta-feira (21:30 horas) sobe ao palco a peça de teatro Humor a Vapor, que pretende prestar homenagem ao teatro de comédia, cuja maior influência chegou ao Brasil através do teatro português. No dia seguinte (Sáb.14Nov.22h) actua o guitarrista fingerstyle Andy McKee, um fenómeno a comprovar depois do sucesso alcançado nos vídeos do youtube.

De 17 a 21 de Novembro decorre mais uma edição do EstarreJazz – Festival de Jazz, cujos pontos altos são a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos (Sex.20Nov.21h30) num concerto de homenagem a Count Basie, e do duo Carlos Bica – João Paulo Esteves da Silva no sábado (21Nov.21h30). No Bar CTE decorre nessa sexta-feira e sábado, o after-hours do Festival, com actuações de bandas do OuTonalidades’09.

Primeiro caso de Gripe A em Estarreja

O primeiro caso de Gripe A no concelho de Estarreja surgiu na Fundação Benjamim Dias Costa, onde o vírus H1N1 foi dado como positivo numa criança da sala dos cinco anos.

A sala foi evacuada e desinfectada e as vinte e duas crianças que a frequentam foram mandadas para casa por questões de prevenção. O resto do infantário está a funcionar com normalidade, mas o infantário e os pais das crianças estão atentos aos sintomas.

A decisão de encerrar a sala foi tomada pelo Concelho Executivo, funcionários, professores e médico que presta apoio à instituição. A Fundação Benjamim Dias Costa pôs em funcionamento o Plano de Contingência.

Além do caso identificado e confirmado há outros casos suspeitos, à espera de confirmação laboratorial.

Andebol – Avanca defronta Marítimo para a Taça de Portugal

A Equipa do Avanca vai deslocar-se à Madeira para defrontar o Marítimo ditou o sorteio os 1/16 final da Taça de Portugal em Andebol realizado esta semana. Trata-se de um encontro com elevado grau de dificuldade para a formação do Avanca, uma vez que o Marítimo é uma equipa que disputa o nível mais alto do andebol nacional, embora ocupe o último lugar da classificação: em seis jogos averbou seis derrotas.

O sorteio determinou também cinco confrontos entre equipas da Andebol A1: Setúbal – Benfica, Madeira SAD – Fafe e SC Horta – Águas Santas e ainda os dois jogos grandes Sporting – ABC e FC Porto – Belenenses.

Os jogos desta fase da competição estão marcados para o dia 15 de Novembro, excepção feita às equipas que tenham partidas agendadas devido às competições europeias.

De realçar, também, que ainda falta realizar o jogo da 2ª eliminatória entre o Ginásio do Sul e o Marienses, marcado para amanhã.

O Avanca é o único clube do concelho de Estarreja ainda em prova.

Jogos dos 1/16 final da Taça de Portugal:
Alto Moinho – S.Bernardo
Vitória FC – Benfica
Olhanenses – Maria Balaio
Madeira SAD – Fafe
Ginásio do Sul/Marienses – Juventude de Lis
Paços Arcos – Santo Tirso
Sporting – ABC
Xico Andebol – Évora
Almada – Vela Tavira
SC Horta – Águas Santas
Marítimo – Avanca
Leça – Infesta
Farmácia Lis/Sismaria – São Mamede
Alavarium – S.Paio Oleiros
FC Porto – Belenenses

Alvarense lidera Taça Fundação do INATEL

O Salreu averbou um empate na recepção ao Carqueijo, de Barrô, e somou o segundo ponto em duas jornadas da Taça Fundação do INATEL (Zona D - Sul). O Alvarense foi vencer (3-0) ao campo do Nariz e isolou-se no comando da classificação.

Resultados da 2ª. Jornada: Salreu, 1 – Carqueijo, 1; Beira Ria, 0 – Santo André, 2; Nariz, 0 – Alavarense, 3; Rego, 1 – Talhadas, 1. Folgou o Perrães.

Classificação: Lidera o Alvarense, com dois jogos e quatro pontos, seguido do Carqueijo, Talhadas e Santo André (4), Salreu (2), Rego (1) e Perrães, Nariz e Beira Ria (0).

3ª.jornada, hoje, dia 7: Alvarense – Rego, Santo André – Nariz, Carqueijo – Beira Ria e Perrães – Salreu. Folga o Talhadas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Banda Potemkim apresenta-se em Estarreja

Esta noite (23:30 horas), o Cine-Teatro de Estarreja acolhe um espectáculo da Banda Potemkim, de Espanha, que promete uma festa com doses concentradas de ritmo.
Talvez por causa do nome que nos leva à Rússia de 1917 ou pelo feito de que a Banda Potemkin ser uma big-band explosiva nascida num estaleiro entre o cheiro da gasolina e o ruído dum gerador. Eles definem-se como um novo projecto musical, que rola na forma de barco todo terreno, onde a tripulação é o valor mais importante com que conta. Este barco sulca os mares musicais desafiando a trovoada com juramentos em balcânico e afrocaribenho.

Amanhã, sábado, pelas 22:00 horas, o palco do Cine-Teatro de Estarreja vai encher-se de música e danças ciganas do mundo com o espectáculo Gadjé.
Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.»

Depois de nos três últimos fins-de-semana ter tido casa cheia, com os Monólogos da Vagina, com o Legendary Tigerman, e por último com o Brad Melhdau Trio, o Cine-Teatro prevê manter a afluência de público com estas duas novas propostas.

Para a próxima semana (sex.13Nov.21:30 horas) está prevista a peça de teatro brasileiro Humor a Vapor, com a actriz Bia Nunnes, que pretende prestar homenagem ao teatro de comédia, cuja maior influência chegou ao Brasil através do teatro português. No dia seguinte (sáb.14Nov.22:00 horas) actua o guitarrista fingerstyle Andy McKee, um fenómeno a comprovar depois do sucesso alcançado nos vídeos do youtube.

De 17 a 21 de Novembro decorre mais uma edição do EstarreJazz – Festival de Jazz, cujos pontos altos serão a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos, num concerto de homenagem a Count Basie, e no sábado (21Nov.21h30) o duo Carlos Bica – João Paulo Esteves da Silva. No Bar CTE decorre nessa sexta-feira e sábado, o after-hours do Festival, com actuações de bandas do OuTonalidades’09.

Debate sobre “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”

A Câmara Municipal de Estarreja, em colaboração com as autarquias da Murtosa e Ovar e a Universidade de Aveiro (UA) promove hoje, no Auditório da Reitoria da Universidade e Aveiro, a Conferência “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”.

Este evento desenvolve-se no âmbito do Projecto “Cicloria” e visa promover a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento e promoção da mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal. A iniciativa decorre num momento em que o Parlamento Europeu dedica uma crescente atenção ao tema do Turismo e Lazer Ciclável.

O conceito de turismo ciclável tem vindo a desenvolver-se de uma forma organizada e
sistemática em vários países, designadamente Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido e Espanha, com impactos significativos do ponto de vista económico, social e ambiental. Trata-se de uma actividade que mobiliza visitantes/turistas que se deslocam de bicicleta, em férias ou em lazer, planeada de forma independente ou fazendo parte de viagens organizadas e que pode incluir o uso de outros serviços de transporte e um tipo de alojamento formal ou informal.

Um estudo recente da União Europeia sobre o impacto económico do turismo ciclável a
nível europeu, conclui que o peso do turismo ciclável atinge, actualmente, cerca de 2,8 biliões de viagens/ano, 26 milhões de viagens de turismo e representa um valor de cerca de 54 biliões de euros/ano. O mesmo estudo estima que o valor da Rede Europeia de Ciclovias (constituída por cerca de 12 eixos transcontinentais e totalizando 66.000 quilómetros, 75% já construídos) – atinja já cerca de 12.5 milhões de viajantes, com um impacto económico de cerca de 4.4 biliões de euros.

Recentemente, o Governo português aprovou o Projecto Cicloria, um investimento de um milhão de euros numa iniciativa promovida pelas autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e pela Universidade de Aveiro, e que visa a criação das condições de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável, com motivação de lazer e turismo na região da Ria de Aveiro.

Biblioteca de Estarreja com programação diversificada

A Biblioteca Municipal de Estarreja tem abertas as inscrições para várias actividades de animação infanto-juvenil que irão decorrer até Junho do próximo ano. A instituição procura desta forma consolidar o papel de espaço lúdico e formativo com uma programação diversificada, motivante e exigente, orientada e executada por agentes educativos especializados, de modo a promover actividades de natureza interdisciplinar e multicultural.

Entre as actividades programadas contam-se ateliês de animação infanto-juvenil (atelier de fantoches de dedo, atelier de trapos e atelier dos sabores), actividades de expressão plástica em tela e actividades de expressão plástica em tela para maiores de 55 anos.

A Biblioteca Municipal tem ainda um Espaço de Estudo, em que presta apoio aos trabalhos de grupo/individual e um programa de itinerância da Biblioteca nos jardins-de-infância, que leva os livros às escolas do concelho, às segundas-feiras.

Eco-Parque acolhe nova empresa

A Alimentos CampoAmor, Sociedade Unipessoal, Lda foi constituída recentemente com sede social no município de Estarreja e será instalada no Eco-Parque Empresarial de Estarreja. Com sede social em Estarreja, a empresa prevê um investimento inicial de 182 mil euros e a criação de 12 a 14 postos de trabalho.

A Câmara e a empresa assinaram o contrato-promessa para aquisição de um lote de 2.250 m2 e dentro de um ano estará a funcionar no parque gerido pela autarquia estarrejense.

A Alimentos CampoAmor vai-se dedicar à fabricação, produção e transformação de vários tipos de queijos e derivados lácteos, petiscos nacionais e internacionais, aperitivos, compotas, pastelaria e padaria.

Para além da área de produção, a futura unidade terá uma loja de venda directa ao público. A empresária espera vir a “ter uma boa aceitação a nível local e nacional”.

Segundo comunicado da autarquia, “trata-se de uma empresa resultante de empreendedorismo familiar e dirigida para a área de produção alimentar e catering, nas áreas de petiscos, pastelaria e padaria.

Jornal "O Concelho de Estarreja" no Arquivo Municipal

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o protocolo que visa o depósito da colecção de jornais do “O Concelho de Estarreja” no Arquivo Municipal. Segundo o vereador do Pelouro da Educação e Cultura, João Alegria, “após contactos com os responsáveis do Jornal, foi acordado encetar o trabalho de conservação e divulgação da sua vasta Colecção de Jornais, cujo início remonta a um de Outubro de 1901”.

De acordo com o protocolo, os proprietários do jornal centenário, herdeiros de Domingas Cândida de Matos e Sousa Mota, entregam toda a colecção de jornais, a título de depósito, por um período de 30 anos, eventualmente renovável por igual prazo, para tratamento arquivístico, digitalização, divulgação e conservação.

Do tratamento arquivístico consta a limpeza mecânica, ordenação, numeração, recenseamento e descrição arquivística, consoante as normas arquivísticas em vigor e sua acomodação em unidades de instalação apropriadas à tipologia dos documentos.

O trabalho de estudo, conservação, divulgação e promoção do riquíssimo património cultural concelhio é um instrumento de fundamental importância para a Comunidade Estarrejense. Através do conhecimento da sua história, mais se identifica e valoriza, e, melhor prepara o seu futuro.

Esse esforço tem sido visível na conservação dos monumentos de interesse público, na promoção dos autores locais e na publicação de temas da nossa história e cultura local, de que a Revista “Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” – cuja edição nº3 será lançada em 14 do corrente, na comemoração dos 490 anos do Foral de Antuã – representa um bom exemplo deste envolvimento colectivo e da inovação da Câmara na preservação das nossas raízes.

Futsal feminino – Saavedra Guedes goleia Stº André

O Saavedra Guedes goleou a ADC Freguesias Stº André – Vagos por 7-0 em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Feminino de Futsal. Após duas jornadas sem vencer, a equipa de Pardilhó regressou assim às vitórias.

O resultado começou a ser construído na primeira pare, com Dani a inaugurar o marcado para Paula e Aninha marcarem de seguida.

Na segunda metade, o Saavedra marcou mais quatro golos, com Aninha em grande destaque, uma vez que marcou por três vezes, enquanto Cláudia completou o marcador.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desemprego desce em Estarreja

O desemprego desceu no concelho de Estarreja em Setembro relativamente a Agosto, revelam dados da União de Sindicatos de Aveiro. Os números agora divulgados mostram uma variação positiva no concelho, em contra-ciclo com o total do distrito, que contabiliza mais 632 desempregados, comparando os meses e Agosto e Setembro últimos.

Comparando com Setembro do ano passado, os desempregados eram 26.676, o que representa 10,21 por cento da população activa do distrito.

Em termos de variação mensal, o desemprego registado desceu ligeiramente em cinco dos 19 concelhos do Distrito de Aveiro: além de Estarreja, desceu também em Arouca, Ovar, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

As estatísticas revelam que as mulheres continuam a ser mais afectadas: são 21.918 em Setembro 2009, 58,01por cento do total. Os desempregados de longa duração atingem 12.671 trabalhadores, 33,53 por cento.

O desemprego registado dos jovens com idade inferior a 34 anos é de 14.478, ou seja 38,32 por cento do desemprego registado no distrito. Na faixa etária dos 35 aos 54 anos, as pessoas sem trabalho são 16.557, ou seja 43,82 por cento.

Aveiro continua a ser o quinto distrito com mais desemprego registado.

Futsal - Saavedra Guedes pára líder

A equipa do Savedra Guedes impôs um empate a três golos ao líder Lourosa, em jogo a contar para a quarta jornada do campeonato distrital de Aveiro de Futsal. Com este empate, a equipa de Pardilhó desceu ao 11º lugar da classificação, que é agora comandado pelo Ossela e pelo Vale de Cambra que contam como vitórias os quatro jogos disputados.

Contra o Lourosa, a equipa de Pardilhó, única do concelho de Estarreja a participar nesta prova, entrou no jogo com o propósito de limpar a imagem da derrota inesperada sofrida no primeiro jogo do campeonato em casa. Tito inaugurou o marcador e depois o Saavedra controlou o jogo, trocando bem a bola e dando poucas oportunidades aos visitantes, enquanto que estes faziam subir o seu guarda-redes atacando de 5 para 4. Foi assim que o Lourosa chegou ao empate, ainda antes do intervalo.

A segunda parte abre com o golo da equipa de Lourosa, mas mesmo assim o Saavedra continuou a praticar o seu futsal criando duas excelentes situações: primeiro com o Tito a falhar de baliza aberta e depois com o Samuel a acertar no poste. Não marcou a equipa de Pardilhó, mas aproveitaram os forasteirospara, em contra-ataque, dilatar a vantagem para dois golos.

Mas a reacção do Saavedra não se fez esperar muito. A persistência na procura do golo deu resultado com Márcio a marcar e a reduzir a diferença para a margem mínima. Motivada pelo segundo golo, a equipa de Pardilhó continua a pressionar o adversário e logo depois é novamente Márcio que à saída do guarda-redes tenta assistir Hugo, mas a bola desvia num defesa e entra na baliza ficando restabelecida a igualdade.

Um jogo muito bem disputado por ambas as formações e um Saavedra com uma atitude e um futsal bem mais perto daquilo que é de esperar desta equipa.

Titulares: Oliveira (gr); Zé Carlos; Frank; Márcio (1) ; Hugo. Jogaram ainda: Samuel; Tito (1); Bruno; Patrick; Nuno. Não utilizados: Daniel (gr) e André.

Na próxima jornada, o Saavedra Guedes joga fora, com o Funde de Vila, actual sétimo classificado.

Mãe de Pardilhó pede ajuda para filhos com doença rara

Mãe de Pardilhó pede ajuda para filhos com doença rara

O Jornal de Notícias de ontem volta a fazer manchete com o caso de Maria de Fátima Lopes, de Pardilhó, mãe de dois filhos que sofrem de uma doença rara. O caso, que já abordado também no Notícias de Estarreja surge de novo num grito que representa um grito de socorro de uma mãe quase desesperada.

Maria de Fátima apenas quer ajuda para dar condições mínimas de vida aos seus filhos. Aos 32 anos, vive o drama de ser mãe. "É mais do que um inferno, porque isto não é pontual, é a longo prazo", desabafa Maria de Fátima Lopes de Matos, 32 anos, desempregada, na casa onde vive em Pardilhó, Estarreja.

Mãe solteira, Maria de Fátima tem dois filhos pequenos (Alexandra, de oito e João de quatro anos) portadores da síndrome de Hallervorden Spatz, uma doença rara hereditária, progressiva e degenerativa que progride para uma demência severa ao longo de vários anos.

"Eu só quero um terreno para construir uma casa adaptada para eles", diz Maria de Fátima que hoje vive sozinha e que possui num outro filho de 14 anos fruto de uma outra relação conjugal. A casa onde habita, um anexo em Pardilhó, não possui condições para as duas crianças viver. Estas têm que usar um capacete, já que estão sempre a cair. "A Alexandra começa a ficar com os membros atrofiados, sem conseguir pegar numa colher ou simplesmente folhear um livro", disse, ao JN, Maria de Fátima.

Proveniente de uma família numerosa, Maria de Fátima vive com os 359,70 euros que recebe do Rendimento de Inserção Social (ex-Rendimento Mínimo) mas tem de pagar 200 euros de renda de casa.

"Tenho o apoio da Cáritas para géneros alimentícios uma vez por mês e o resto é a família que ma vai ajudando, porque o pai das crianças não me dá nada", desabafa.

A falta de ajuda para a situação em que vive pode ser ilustrada por dois episódios: no ano passado, solicitou à Segurança Social apoio para a compra de um andarilho no valor de 600 euros. Teve como resposta que o mesmo não seria possível, porque as verbas orçamentadas para esse ano se terem esgotado e foi o Rotary que lho deu; um espectáculo musical realizado no Verão, no Pavilhão de Pardilhó em que a figura principal foi João Belo, teve de receita apenas pouco mais de 200 euros. "Ninguém aderiu", disse.

"Eu só preciso de ajuda para um terreno para fazer uma casa em condições para os meus filhos, que na construção a família ajuda", desabafa Maria de Fátima. "Isto é húmido e nem uma cadeira de rodas aqui entra", disse. (Com a colaboração do Jornal de Notícias)

domingo, 1 de novembro de 2009

Futebol – CDE escorrega em casa

O Clube Desportivo de Estarreja foi surpreendido esta tarde pelo S. Roque, em jogo a contar para a oitava jornada do Campeonato Distrital de Futebol da I Divisão. Actuado no seu terreno o CDE perdeu por 2-4, averbando a primeira derrota da temporada.

Apesar da derrota, a equipa mantém o quarto lugar da classificação, mais viu fugir os seus mais directos adversários. O Bustelo, que recebeu e bateu o Valecambrense por 3-2, continua no comando, agora com 22 pontos, mais quatro do que o Alba (empatou em Santa Maria de Lamas) e do que o Gafanha, que venceu na sua deslocação a Cucujães.

Resultados da 8ª Jornada
At. Cucujães , 0 – Gafanha, 1
Águeda, 3 – ARCO, 0
LAAC, 2 – Mourisquense, 1
Estarreja, 2 – São Roque, 4
ADC Lobão, 2 – Paços Brandão, 1
U. Lamas, 0 – Alba, 0
Bustelo, 3 – Valecambrense, 2
Sp. Paivense, 2 – Fermentelos, 0
Pessegueirense, 3 – Sanguedo, 0

Classificação
1º Sp. Bustelo, 22 pontos
2º Alba e Gafanha, 18
4º CD Estarreja, 15
5º São Roque e Valecambrense, 14
7º Un. Lamas, Rec. Águeda, Mourisquense e Pessegueirense, 11
11º Sangedo, 10
12º Sp. Paivense, 9
13º LAAC, 8
14º Paços Brandão, 7
15º ADC Lobão, 6
16º Fermentelos, 5
17º At. Cucujães, 4
18º ARCO, 1

Próxima jornada
At. Cucujães – Rec. Águeda
ARCO – LAAC
Mourisquense – Estarreja
São Roque – ADC Lobão
P. Brandão – Un. Lamas
Alba – Sp. Bustelo
Valecambrense - Sp. Paivense
Fermentelos – Pessegueirense
Gafanha – Sanguedo

Futebol – Avanca perde em jogo antecipado

A Associação Atlética de Avanca perdeu ontem, por 2-1, com o S. João de Ver, em jogo antecipado da sexta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão, Série C.

Com esta derrota, a segunda da época, a equipa orientada por Jorge Neves viu-se ultrapassada na classificação pelo seu adversário de ontem e pode ainda descer mais lugares na classificação após serem conhecidos os resultados dos jogos marcados para hoje.

De momento, a classificação é liderada precisamente pelo S. João Ver, que também ultrapassou o Coimbrões – recebe esta tarde o Cesarense e pode voltar ao primeiro lugar.

Pardilhó – Arménio Ramos promete oposição activa

Arménio Ramos, o único autarca do concelho de Estarreja eleito pela CDU, afirmou na tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Pardilhó, que a votação obtida por aquela força política “nos responsabiliza para sermos uma Oposição activa, séria e credível na defesa dos reais interesses da população da nossa terra”.

Depois de cumprimentar os seus colegas da Assembleia de Freguesia e de felicitar Manuel Nascimento (PSD) pela sua vitória eleitoral, Arménio Ramos afirmou que “agora é tempo de trabalhar, cumprir e fazer cumprir a legalidade e exigir a realização de todas as promessas que se fizeram e se escreveram nos programas que apresentámos aos eleitores”. E acrescentou que “é muito importante e até obrigatório que todos os membros agora eleitos, quer para a Junta de Freguesia, quer para a Assembleia de Freguesia saibam bem quais as Competências , Direitos e Deveres , destes órgãos de “governo” da nossa terra , mas também as suas responsabilidades individuais como eleitos”

Relativamente ao funcionamento da Assembleia de Freguesia, Arménio Ramos afirmou que ela deve reunir-se extraordinariamente sempre que seja necessário e útil, mesmo se a legislação prevê a obrigatoriedade de apenas quatro reuniões ordinárias por ano.

No seu discurso, o representante comunista fez questão de “garantir a todos os Pardilhoenses que a CDU irá estar sempre a favor de todas as acções e projectos que melhorem a vida na nossa terra e que, por outro lado, não vai estar a favor, nem se calará quando verificar que os projectos, ou actos do executivo, são contrários ao futuro de Pardilhó, ou ferem a legalidade do regime jurídico das autarquias”.

Arménio Ramos terminou fazendo um apelo à população para que assista e participe nas reuniões da Assembleia de Freguesia de forma a contribuírem para um Pardilhó melhor.

Câmara de Estarreja promete mais empresas em tempo de crise

José Eduardo Matos, reeleito a 11 de Outubro como presidente da Câmara Municipal de Estarreja, já tomou posse para mais um mandato.

O primeiro acto oficial do autarca foi a assinatura, no dia seguinte, de um contrato-promessa para que outra empresa se instale no concelho. De acordo com José Eduardo Matos, tratou-se de um “acto simbólico, e não de um acaso”.

“Queremos muito estas pequenas empresas, como queremos as médias ou as grandes. E amanhã outras. E outras mais», afirmou José Eduardo Matos.

No seu discurso de tomada de posse, o autarca garantiu que faz parte do plano da Câmara a criação de “ambientes propícios à nova geração de empresários, estabelecer pontes com a Universidade e capitalizar vantagens competitivas em liderança”. Na sua alocução, José Eduardo Matos valorizou ainda a inserção de jovens e desempregados no mercado activo, através de um gabinete dedicado, bolsas e estágios para experiências profissionais.

Jornal de Pardilhó promete remodelação

O Jornal de Pardilhó, que se publica apenas em versão on-line, anunciou no seu espaço (http://jornalpardilho.blogspot.com) uma remodelação assente na chegada de novos colaboradores “que tenham espírito cooperativo e desinteressado”. Em artigo assinado por Sérgio Pombo, a publicação promete “reforçar os níveis de responsabilidade informativa e de capacidade de divulgação, tornando este espaço ainda mais rigoroso, isento e o mais amplo possível (…) procurando sempre adicionar algo de novo, atraindo diferentes leitores/visitantes”.

Enumerando as linhas de orientação, o Jornal de Pardilhó garante “saber tocar directamente nas feridas, sem recear as consequências mas cumprindo sempre os parâmetros do respeito, sensatez e, basicamente, os direitos fundamentais de um indivíduo à luz da democracia, e defender os interesses dos Pardilhoenses e não de um Pardilhoense”.

No artigo, o Jornal de Pardilhó informa que estará “disponível para publicar opiniões e comentários, sejam eles a falar bem ou a criticar mas que sejam sempre identificados. Neste espaço não existe apenas o elogio mas também a crítica”.

Dois casos de Gripe A em escola de Aveiro

Dois alunos da Escola Secundária com 3º ciclo Mário Sacramento, em Aveiro, frequentada por quase mil alunos de Aveiro, Estarreja, Murtosa e Vagos, estão infectados com gripe A. A notícia foi confirmada pelo Director Executivo daquele estabelecimento de ensino, Mário Lavrador.

De acordo com aquele responsável, os dois alunos – um rapaz e uma rapariga que frequentam a mesma turma do 11º ano – tiveram os primeiros sintomas já na semana passada, tendo recorrido ao Centro de Saúde de Aveiro. No entanto, só no início da semana se confirmaram as suspeitas de gripe A, naqueles que são os primeiros casos em escolas da região.

Os estudantes estão bem e recuperam em casa, sob observação médica. Os seus colegas de turma foram mandados para casa, por indicação da Delegação da Saúde de Aveiro, devendo regressar à escola dentro de uma semana. Para já, as medidas de prevenção limitam-se àquele grupo de alunos.

Andebol – Estarreja volta a perder

O Estarreja Andebol Clube voltou a perder, desta vez frente ao Infesta (30-27) averbando a sua sétima derrota em outros tantos jogos, no Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte. Com este resultado, o Estarreja é mais último na classificação, sendo a única equipa em prova que ainda não ganhou.

A classificação é agora comandada pelo Santana, que aproveitou a derrota do Callidas, antigo líder, para subir ao primeiro lugar.

Resultados:

AD Afifense 31 – GDC Azurara, 29
FC Infesta, 30 – Estarreja AC, 27
CDC Santana, 28 – ACD Monte, 21
FC Gaia, 32 –Callidas Clube, 31
Ílhavo, 25 – Gondomar Cultural, 26
CCR Fermentões, 21 – CA Leça, 24