quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Último lanço da A29 abre hoje

Abre ao tráfego, hoje, à meia-noite, o último lanço da concessão Costa de Prata, na A29, que liga Estarreja a Angeja, numa extensão total de 13 quilómetros.

A obra, que teve início em Novembro de 2007 e que corresponde a um investimento de cerca de 50 milhões de euros, facilita as ligações entre as principais cidades do Litoral Norte do país - Porto e Mira, constituindo também uma alternativa à A1 para o percurso entre Porto e Lisboa.

Segundo Rui Guimarães, director técnico da Concessionária Aenor, responsável pela obra, "a conclusão deste lanço e a consequente conclusão da Concessão Costa de Prata é muito importante, porque vem facilitar a circulação entre as cidades do Litoral Norte, bem como o percurso Porto/Lisboa, uma vez que fica disponível de forma ininterrupta o corredor alternativo à A1."

De referir ainda uma particularidade deste lanço, ao efectuar o primeiro grande projecto nacional de eficiência energética em iluminação pública, tornando-se a primeira auto-estrada da Europa iluminada a LED. No nó da Angeja, em cada ano, será reduzido o consumo em cerca de 100 MW/hora e as emissões de CO2 são reduzidas em mais de 40 toneladas.

Câmara de Estarreja recusa portagens

A Câmara de Estarreja e os Municípios da Região de Aveiro recusam a cobrança de portagens na A-29, segundo comunicado difundido esta ontem pela autarquia estarrejense.

O comunicado refere que “são já visíveis os detalhes finais das estruturas viárias da Variante Norte ao Eco-Parque e do Nó da A29 em Salreu, duas das reivindicações da autarquia que irão melhorar as acessibilidades locais. A Variante Norte do Eco-Parque Empresarial liga a EN109 à EM558 (Pardilhó - Estarreja) e o Nó de Salreu, na EN1-12, serve também Albergaria-a-Velha”.

Concelho estreia ruas iluminadas com tecnologia LED

As primeiras ruas iluminadas com tecnologia LED em Estarreja vão ser estreadas amanhã. As vias contempladas são a Rua Benjamim Dias da Costa, em Avanca, a Avenida 25 de Abril e a Rua Jornal de Estarreja, na cidade sede do concelho.

A implementação daquela tecnologia é realizada no âmbito de um programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva, a que a Câmara de Estarreja aderiu a par com mais de 30 autarquias do país.

Segundo a EnergiaViva, o projecto “Rua LED” iniciou-se em Pombal no passado dia 17 de Abril, num teste piloto que revelou “elevado sucesso”. De acordo com a empresa, a aplicação da tecnologia LED nas ruas, quando comparada com o vapor de sódio, proporcionará uma melhor qualidade de iluminação, a redução do consumo energético e de emissão de dióxido de carbono e uma poupança financeira de 26 mil euros.

O projecto enquadra-se numa “perspectiva mais ampla de os municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED”, explica a empresa promotora, acrescentando que está a fazer uma “forte aposta” neste segmento, pretendendo propor às câmaras municipais uma modalidade de comercialização sem custos para as autarquias, financiando os equipamentos apenas com parte da poupança obtida.

Os equipamentos aplicados são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.