segunda-feira, 26 de março de 2012

Associação portuense visita Ria de Aveiro

A associação ambientalista Campo Aberto, com sede no Porto, está a organizar uma visita guiada à Ria de Aveiro (entre Estarreja e Avanca). A atividade está agendada para o dia 14 de abril, um sábado, e insere-se nas comemorações de aniversário da BioRia.

Segundo o sítio de Internet da Campo Aberto, o percurso terá “vários pontos de interesse dos quais se destacam uma pequena ação de formação sobre fotografia de natureza com o fotógrafo Dinis Corte, a inauguração de um novo ponto de observação no rio Antuã, a visita a uma exposição de Dinis Corte (“BioRia – A Herança de Ícaro”) com aves, borboletas e libelinhas e uma visita à Casa Museu Egas Moniz”. Os participantes terão a oportunidade de se deslocar a pé, de bicicleta e de comboio (entre Estarreja e Avanca).

O passeio começa às 9h00 e prevê um almoço partilhado junto à Casa Museu Egas Moniz. As inscrições podem ser feitas até ao dia 12 de abril no sítio http://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-1/

Comunidade Intermunicipal aposta no aproveitamento da água

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que inclui o concelho de Estarreja, "aposta de forma multifacetada e integrada, no aproveitamento eficiente do recurso água, com a lógica global de rentabilizarmos os meios afetos à sua exploração e a racionalidade da preservação de um recurso de capital importância para a vida".

Seguindo as orientações do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, a Região de Aveiro desenvolveu um projeto no âmbito da Eficiência Hídrica com o objetivo de “potenciar uma capacidade de intervenção que garanta a construção do caminho para a Gestão Sustentável da Água".

O projeto representa um investimento superior a 400 mil euros e é coordenado tecnicamente pela Universidade de Aveiro. Foi desenvolvido em colaboração com os municípios da Comunidade Intermunicipal (exceto Anadia) e com o acompanhamento do Centro Habitat – Plataforma para a Construção Sustentável. Na fase de encerramento vão ser promovidos seminários subordinados à temática da Eficiência Hídrica onde se dará a conhecer o trabalho desenvolvido. Esses seminários servirão também para informar os cidadãos das medidas que cada um pode tomar para assumir um comportamento responsável e poupar um recurso natural tão importante como a água.

Atletismo – Etíopes vencem Grande Prémio de Estarreja

Os etíopes Meseret Biratu (em femininos) e Asefa Belay (em masculinos), foram os vencedores do Grande Prémio de Atletismo de Estarreja que decorreu este domingo nas ruas da cidade e que fez movimentar cerca de 700 atletas de todos os escalões.

A prova foi marcada pela polémica: a organização tinha limitado a participação a apenas três atletas estrangeiros, mas acabaria por aceitar mais uma inscrição, o que levou a que fosse levantado um protesto por parte de participantes nacionais. Uma das atletas estrangeiras inscritas foi retirada da lista de concorrentes para respeitar o que estava regulamentado, mas quando foi dado o tiro de partida para a prova principal, só partiram cinco atletas dos cerca de 400 que estavam preparados para competir. Os outros só saíram passado um minuto como medida de protesto para com a organização do Grande Prémio.

Os atletas etíopes dominaram a prova. Em masculinos, Asefa Belay foi vencedor, seguido do queniano Cybrian Kotut e do português Bruno Jesus (Maia). Em femininos ganhou Meseret Biratu, seguida por Sara Pinho (Sporting) e Andreia Santos (JOMA).
Antes da prova principal cumpriu-se um minuto de silêncio em homenagem ao ex-atleta olímpico António Leitão, falecido uma semana antes.

Resultados:
Femininos
1º Meseret Biratu, Etiópia, 34’19
2º Sara Pinho, Sporting, 36’16
3º Andreia Santos, Joma, 37’04
4ª Eunice Tavares, Sp. Braga, 38’57
5ª Sara Carvalho, Adercus/Recer, 39’11

Masculinos
1º Asefa Belay, Etiópia, 30’15
2º Cybrian Kotut, Quénia, 30’36
3º Bruno Jesus, Maia, 31’57
4º Carlos Costa, Juv. Fornos, 32’07
5º Manuel Magalhães, Juv. Fornos, 32’12