segunda-feira, 26 de março de 2012

Atletismo – Etíopes vencem Grande Prémio de Estarreja

Os etíopes Meseret Biratu (em femininos) e Asefa Belay (em masculinos), foram os vencedores do Grande Prémio de Atletismo de Estarreja que decorreu este domingo nas ruas da cidade e que fez movimentar cerca de 700 atletas de todos os escalões.

A prova foi marcada pela polémica: a organização tinha limitado a participação a apenas três atletas estrangeiros, mas acabaria por aceitar mais uma inscrição, o que levou a que fosse levantado um protesto por parte de participantes nacionais. Uma das atletas estrangeiras inscritas foi retirada da lista de concorrentes para respeitar o que estava regulamentado, mas quando foi dado o tiro de partida para a prova principal, só partiram cinco atletas dos cerca de 400 que estavam preparados para competir. Os outros só saíram passado um minuto como medida de protesto para com a organização do Grande Prémio.

Os atletas etíopes dominaram a prova. Em masculinos, Asefa Belay foi vencedor, seguido do queniano Cybrian Kotut e do português Bruno Jesus (Maia). Em femininos ganhou Meseret Biratu, seguida por Sara Pinho (Sporting) e Andreia Santos (JOMA).
Antes da prova principal cumpriu-se um minuto de silêncio em homenagem ao ex-atleta olímpico António Leitão, falecido uma semana antes.

Resultados:
Femininos
1º Meseret Biratu, Etiópia, 34’19
2º Sara Pinho, Sporting, 36’16
3º Andreia Santos, Joma, 37’04
4ª Eunice Tavares, Sp. Braga, 38’57
5ª Sara Carvalho, Adercus/Recer, 39’11

Masculinos
1º Asefa Belay, Etiópia, 30’15
2º Cybrian Kotut, Quénia, 30’36
3º Bruno Jesus, Maia, 31’57
4º Carlos Costa, Juv. Fornos, 32’07
5º Manuel Magalhães, Juv. Fornos, 32’12

Sem comentários:

Enviar um comentário