sexta-feira, 13 de abril de 2012

Futebol - CDE a um passo da subida aos nacionais

O CDE confirmou o estatuto de líder isolado do Campeonato Distrital ao vencer o Milheiroense (quarto classificado), por 2-0, num jogo de má qualidade na primeira parte, mas com alguma emoção no segundo tempo. E não fora uma “oferta” do guarda-redes Pedro Justo, que permitiu a Carela marcar, nada de muito relevante teria acontecido na etapa inicial.

Na segunda parte, o Milheiroense arriscou, esteve perto do marcar e merecia mesmo o tento de honra, mas acabaria por ser o CDE a fazer o segundo golo, pelo recém-entrado Pedro terminando com as dúvidas sobre quem seria o vencedor. Triunfo justo da equipa que mais e melhor fez para o conseguir.

Centro de Estarreja com iluminação ecoeficiente

A Câmara Municipal de Estarreja deu já início à remodelação do sistema de iluminação pública no centro da cidade, no âmbito do EcoEstarreja – Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja (PRU). A empreitada obriga ao encerramento ao trânsito da rua junto ao Largo dos Heróis da Grande Guerra, na Praça Francisco Barbosa.

A modernização das infra-estruturas urbanas abrange a Praça Francisco Barbosa, a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque do Antuã e os sistemas de iluminação distinguem-se por serem mais económicos.

Banda de Salreu interpretou Mozart

O famoso Requiem de Mozart, última obra do compositor austríaco, foi intertpretda pela Banda Visconde de Slareu no auditório do Cine-Teatro de Estarreja, que promoveu um concerto de Páscoa no passado sábado.

O concerto resulta do desafio lançado à Banda Visconde de Salreu pelo Cine-Teatro de Estarreja para interpretar o Réquiem e traduzi-lo num Concerto de Páscoa. Uma colaboração que obrigou a Banda a um árduo trabalho de arranjo para adaptar o clássico do compositor austríaco a um agrupamento filarmónico. O resultado foi a superação máxima deste desafio que pôde ser apreciado ao vivo na noite que precede a Ressurreição.

O Réquiem em Ré menor KV 626 é uma missa fúnebre, a última composição de Wolfgang Amadeus Mozart e talvez uma das suas melhores e mais famosas obras, não só pela música em si, mas muito pelos debates em torno de quais partes foi Mozart quem compôs. O compositor morre antes da obra estar totalmente finalizada, tendo sido o seu discípulo Franz Xaver Sussmayr a concluí-la.