domingo, 1 de novembro de 2009

Futebol – CDE escorrega em casa

O Clube Desportivo de Estarreja foi surpreendido esta tarde pelo S. Roque, em jogo a contar para a oitava jornada do Campeonato Distrital de Futebol da I Divisão. Actuado no seu terreno o CDE perdeu por 2-4, averbando a primeira derrota da temporada.

Apesar da derrota, a equipa mantém o quarto lugar da classificação, mais viu fugir os seus mais directos adversários. O Bustelo, que recebeu e bateu o Valecambrense por 3-2, continua no comando, agora com 22 pontos, mais quatro do que o Alba (empatou em Santa Maria de Lamas) e do que o Gafanha, que venceu na sua deslocação a Cucujães.

Resultados da 8ª Jornada
At. Cucujães , 0 – Gafanha, 1
Águeda, 3 – ARCO, 0
LAAC, 2 – Mourisquense, 1
Estarreja, 2 – São Roque, 4
ADC Lobão, 2 – Paços Brandão, 1
U. Lamas, 0 – Alba, 0
Bustelo, 3 – Valecambrense, 2
Sp. Paivense, 2 – Fermentelos, 0
Pessegueirense, 3 – Sanguedo, 0

Classificação
1º Sp. Bustelo, 22 pontos
2º Alba e Gafanha, 18
4º CD Estarreja, 15
5º São Roque e Valecambrense, 14
7º Un. Lamas, Rec. Águeda, Mourisquense e Pessegueirense, 11
11º Sangedo, 10
12º Sp. Paivense, 9
13º LAAC, 8
14º Paços Brandão, 7
15º ADC Lobão, 6
16º Fermentelos, 5
17º At. Cucujães, 4
18º ARCO, 1

Próxima jornada
At. Cucujães – Rec. Águeda
ARCO – LAAC
Mourisquense – Estarreja
São Roque – ADC Lobão
P. Brandão – Un. Lamas
Alba – Sp. Bustelo
Valecambrense - Sp. Paivense
Fermentelos – Pessegueirense
Gafanha – Sanguedo

Futebol – Avanca perde em jogo antecipado

A Associação Atlética de Avanca perdeu ontem, por 2-1, com o S. João de Ver, em jogo antecipado da sexta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão, Série C.

Com esta derrota, a segunda da época, a equipa orientada por Jorge Neves viu-se ultrapassada na classificação pelo seu adversário de ontem e pode ainda descer mais lugares na classificação após serem conhecidos os resultados dos jogos marcados para hoje.

De momento, a classificação é liderada precisamente pelo S. João Ver, que também ultrapassou o Coimbrões – recebe esta tarde o Cesarense e pode voltar ao primeiro lugar.

Pardilhó – Arménio Ramos promete oposição activa

Arménio Ramos, o único autarca do concelho de Estarreja eleito pela CDU, afirmou na tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Pardilhó, que a votação obtida por aquela força política “nos responsabiliza para sermos uma Oposição activa, séria e credível na defesa dos reais interesses da população da nossa terra”.

Depois de cumprimentar os seus colegas da Assembleia de Freguesia e de felicitar Manuel Nascimento (PSD) pela sua vitória eleitoral, Arménio Ramos afirmou que “agora é tempo de trabalhar, cumprir e fazer cumprir a legalidade e exigir a realização de todas as promessas que se fizeram e se escreveram nos programas que apresentámos aos eleitores”. E acrescentou que “é muito importante e até obrigatório que todos os membros agora eleitos, quer para a Junta de Freguesia, quer para a Assembleia de Freguesia saibam bem quais as Competências , Direitos e Deveres , destes órgãos de “governo” da nossa terra , mas também as suas responsabilidades individuais como eleitos”

Relativamente ao funcionamento da Assembleia de Freguesia, Arménio Ramos afirmou que ela deve reunir-se extraordinariamente sempre que seja necessário e útil, mesmo se a legislação prevê a obrigatoriedade de apenas quatro reuniões ordinárias por ano.

No seu discurso, o representante comunista fez questão de “garantir a todos os Pardilhoenses que a CDU irá estar sempre a favor de todas as acções e projectos que melhorem a vida na nossa terra e que, por outro lado, não vai estar a favor, nem se calará quando verificar que os projectos, ou actos do executivo, são contrários ao futuro de Pardilhó, ou ferem a legalidade do regime jurídico das autarquias”.

Arménio Ramos terminou fazendo um apelo à população para que assista e participe nas reuniões da Assembleia de Freguesia de forma a contribuírem para um Pardilhó melhor.

Câmara de Estarreja promete mais empresas em tempo de crise

José Eduardo Matos, reeleito a 11 de Outubro como presidente da Câmara Municipal de Estarreja, já tomou posse para mais um mandato.

O primeiro acto oficial do autarca foi a assinatura, no dia seguinte, de um contrato-promessa para que outra empresa se instale no concelho. De acordo com José Eduardo Matos, tratou-se de um “acto simbólico, e não de um acaso”.

“Queremos muito estas pequenas empresas, como queremos as médias ou as grandes. E amanhã outras. E outras mais», afirmou José Eduardo Matos.

No seu discurso de tomada de posse, o autarca garantiu que faz parte do plano da Câmara a criação de “ambientes propícios à nova geração de empresários, estabelecer pontes com a Universidade e capitalizar vantagens competitivas em liderança”. Na sua alocução, José Eduardo Matos valorizou ainda a inserção de jovens e desempregados no mercado activo, através de um gabinete dedicado, bolsas e estágios para experiências profissionais.

Jornal de Pardilhó promete remodelação

O Jornal de Pardilhó, que se publica apenas em versão on-line, anunciou no seu espaço (http://jornalpardilho.blogspot.com) uma remodelação assente na chegada de novos colaboradores “que tenham espírito cooperativo e desinteressado”. Em artigo assinado por Sérgio Pombo, a publicação promete “reforçar os níveis de responsabilidade informativa e de capacidade de divulgação, tornando este espaço ainda mais rigoroso, isento e o mais amplo possível (…) procurando sempre adicionar algo de novo, atraindo diferentes leitores/visitantes”.

Enumerando as linhas de orientação, o Jornal de Pardilhó garante “saber tocar directamente nas feridas, sem recear as consequências mas cumprindo sempre os parâmetros do respeito, sensatez e, basicamente, os direitos fundamentais de um indivíduo à luz da democracia, e defender os interesses dos Pardilhoenses e não de um Pardilhoense”.

No artigo, o Jornal de Pardilhó informa que estará “disponível para publicar opiniões e comentários, sejam eles a falar bem ou a criticar mas que sejam sempre identificados. Neste espaço não existe apenas o elogio mas também a crítica”.

Dois casos de Gripe A em escola de Aveiro

Dois alunos da Escola Secundária com 3º ciclo Mário Sacramento, em Aveiro, frequentada por quase mil alunos de Aveiro, Estarreja, Murtosa e Vagos, estão infectados com gripe A. A notícia foi confirmada pelo Director Executivo daquele estabelecimento de ensino, Mário Lavrador.

De acordo com aquele responsável, os dois alunos – um rapaz e uma rapariga que frequentam a mesma turma do 11º ano – tiveram os primeiros sintomas já na semana passada, tendo recorrido ao Centro de Saúde de Aveiro. No entanto, só no início da semana se confirmaram as suspeitas de gripe A, naqueles que são os primeiros casos em escolas da região.

Os estudantes estão bem e recuperam em casa, sob observação médica. Os seus colegas de turma foram mandados para casa, por indicação da Delegação da Saúde de Aveiro, devendo regressar à escola dentro de uma semana. Para já, as medidas de prevenção limitam-se àquele grupo de alunos.

Andebol – Estarreja volta a perder

O Estarreja Andebol Clube voltou a perder, desta vez frente ao Infesta (30-27) averbando a sua sétima derrota em outros tantos jogos, no Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte. Com este resultado, o Estarreja é mais último na classificação, sendo a única equipa em prova que ainda não ganhou.

A classificação é agora comandada pelo Santana, que aproveitou a derrota do Callidas, antigo líder, para subir ao primeiro lugar.

Resultados:

AD Afifense 31 – GDC Azurara, 29
FC Infesta, 30 – Estarreja AC, 27
CDC Santana, 28 – ACD Monte, 21
FC Gaia, 32 –Callidas Clube, 31
Ílhavo, 25 – Gondomar Cultural, 26
CCR Fermentões, 21 – CA Leça, 24