sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A-29: Há terrenos expropriados que ainda não foram pagos

Muitos dos proprietários que foram expropriados dos seus terrenos para a construção do lanço Angeja/Estarreja da auto-estrada A29, que abriu ao trânsito esta madrugada, ainda não foram indemnizados.

A situação pode provocar algum protesto durante a visita que o primeiro-ministro José Sócrates tem prevista para esta manhã, pelas 11 horas, ao lanço de 13 quilómetros da A 29, na passagem superior junto ao novo nó de Salreu.Em causa estão os proprietários que reclamam desde 2008 o pagamento das áreas sobrantes das parcelas expropriadas. Carlos Anjos, um dos proprietários que ainda espera por receber a indemnização, disse que "o mais lamentável é o facto das Estradas de Portugal (EP) não informar nem responder aos reiterados pedidos de esclarecimento por parte dos proprietários dos terrenos" que considera "gritantes" a "má-fé, a incompetência e falta de profissionalismo demonstrados na gestão deste processo".

Para Carlos Anjos, "o total desprezo evidenciado por aquelas que contribuíram com as suas parcelas para que esta obra fosse possível é evidente".

O lanço que liga Angeja a Estarreja, na A29, num total de 13 quilómetros, é o último lanço da concessão Costa de Prata. A obra que teve início em Novembro de 2007 corresponde a um investimento de 50 milhões de euros. Este lanço é também o primeiro grande projecto nacional de eficiência energética em iluminação pública, tornando a A29 a primeira auto-estrada da Europa iluminada a LED. No nó de Angeja, em cada ano, será reduzido o consumo em cerca de 100 MW/h e as emissões de CO2 em mais de 40 toneladas.

Festival Tranças até domingo

A 3ª edição do Tranças - Festival de Danças Tradicionais, decorre entre hoje e domingo, no Parque Municipal de Antuã, em Estarreja.

A entrada é livre, campismo gratuito, com duches de água quente e cantina: Haverá uma feira de produtos regionais.

Concertos: Alfa Arroba, Diabo a Sete e Popularis.

Oficinas de dança: tradicionais africanas, africana tribal, sevilhanas, tradicionais portuguesas, salsa, latinas, street dance, entre outros.

Oficinas paralelas: atelier de equilibrismo, atelier de malabarismo; yoga; capoeira;

Oficinas para crianças: dança criativa, pinturas faciais

Inaugurado último troço da A29, entre Estarreja e Angeja

O último lanço da concessão rodoviária da Costa da Prata, que liga Estarreja a Angeja, está aberto desde as zero horas de hoje. O novo troço, que tem 13 quilómetros e custou 50 milhões de euros, será portajado, embora se possa agora circular gratuitamente.

«A conclusão deste lanço e a consequente conclusão da concessão Costa de Prata vem facilitar a circulação entre as cidades do Litoral Norte, bem como o percurso Porto/Lisboa, uma vez que fica disponível de forma ininterrupta o corredor alternativo à A1», disse, em comunicado, o director técnico da Aenor, Rui Guimarães.

Este novo lanço da A29 – a primeira auto-estrada da Europa iluminada com lâmpadas de baixo consumo energético – complementa o conjunto de ligações alternativas à A1, juntando-se à A25 (Aveiro/Vilar Formoso), à A17 (Marinha Grande/Aveiro) e à A8 (Lisboa/Leiria).

Filme do Cine-Clube de Avanca premiado nos EUA

“O Acidente”, dos realizadores André Marques e Carlos Silva, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi distinguido com o 2ºPrémio de Animação no “Twin River Media Festival” na cidade norte-americana de Asheville.

“O Acidente” que teve a sua estreia no Festival AVANCA, está também seleccionado para a competição internacional e para o Prémio António Gaio do 33º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho CINANIMA’09, a decorrer em Novembro próximo. O filme esteve também na selecção oficial dos festivais Bridge na Sérvia (onde esteve presente o realizador André Marques, a convite da organização), e em Itália nos festivais “MALESCORTO - Festival Internacional de Curtas-metragens” e na 29ª edição do Giffoni Film Festival.

“O Acidente” foi também, este ano, o único filme português na competição oficial do ANIMA MUNDI, o mais importante festival de cinema de animação da América Latina. Trata-se de uma curta-metragem de animação que nos relata uma participação ao seguro de alguém que sofreu um aparatoso acidente de trabalho. Um assentador de tijolos um tanto ou quanto desajeitado, as leis da gravidade e a negligência na segurança são a base de uma inesperada sequência de situações particularmente perigosas.

O filme tem música de Fernando Augusto Rocha e conta com a voz de Fernando Mendonça.
André Marques é um realizador, animador e ilustrador com um largo curriculum em filmes premiados, sendo nesta obra também o autor do argumento e da criação gráfica.
Carlos Silva é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”, para além de ser um especialista em pós-produção.

O filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP - Radiotelevisão Portuguesa.

PSD - CDS apresentam candidatos à Câmara e Assembleia Municipal

A lista da coligação PPD/PSD – CDS-PP á Câmara e à Assembleia Municipal é composta da seguinte forma:

Candidatos à Câmara Municipal
1 José Eduardo de Matos, PPD/PSD
2 Abílio José Ferreira da Silveira, PPD/PSD
3 Rosa Maria Simão Correia, CDS-PP
4 João Carlos Teixeira Alegria, PPD/PSD
5 Diamantino Sabina, PPD/PSD
6 Susana Maria da Silva Reis, PPD/PSD
7 António Manuel Simões Pinto, PPD/PSD
8 Marcelo de Oliveira Félix, PPD/PSD
9 Elisabeth de Sousa Campos, PPD/PSD

Candidatos à Assembleia Municipal
1 Paulo Marco Braga, PPD/PSD, Beduído
2 Mário José Simão, CDS-PP, Avanca
3 Paula Brandão, PPD/PSD, Salreu
4 Carlos Albérico Alves, PPD/PSD, Salreu
5 António Saramago, PPD/PSD, Beduído
6 Isabel Simões Pinto, PPD/PSD, Canelas
7 António de Sousa, CDS-PP, Fermelã
8 José Augusto Matos, PPD/PSD, Fermelã
9 Sara Silva, PPD/PSD, Avanca
10 Pedro Matos, PPD/PSD, Beduído
11 Adolfo Vidal, PPD/PSD, Salreu
12 Margarida Rocha, CDS-PP, Avanca
13 Carlos Vitor, PPD/PSD, Beduído
14 António Borges, PPD/PSD, Avanca
15 Ilídia Mónica Pereira, PPD/PSD, Pardilhó

Andebol – Canelas defronta Estarreja em amigável

A Equipa de Andebol Seniores Arsenal de Canelas, faz hoje pelas 20:30 o seu primeiro jogo de preparação da época 2009/2010 contra o Estarreja AC.

O Arsenal apresenta-se com algumas novidades na equipa, tendo conseguido os serviços de Nuno Silva (ex-Avanca) e Samuel Pinto (ex-Jobra).

Ainda sem saber em qual campeonato irá participar o Arsenal já trabalha com os objectivos bem definidos.

40 Novos postos de trabalho no Eco-Parque Empresarial

O Grupo Politejo inaugurou ontem a Hidracinca Portugal, no Eco-Parque Empresarial de Estarreja, num investimento a rondar os oito milhões de euros. Em declarações aos jornalistas, João da Costa Barros, administrador-executivo do Grupo Politejo, afirmou esperar que "no primeiro ano de funcionamento atinja uma facturação de 15 milhões de euros para uma produção de cerca de 12 mil toneladas, destinada ao mercado ibérico". Neste momento, adiantou, "emprega 40 pessoas, mas no espaço de dois anos este número vai subir para 90 postos de trabalho".

Esta é a oitava unidade produtiva da Hidrocinca, quarta em Portugal, que prevê uma produção de 25 mil toneladas para uma facturação estimada de 30 milhões de euros assente na inovação de produtos e serviços, na área das tubagens e acessórios termoplásticos, destinados às obras públicas e edificações. A empresa criada de raiz e com sede em Estarreja vai dedicar-se ao fabrico de tubos de plástico em polipropileno e polietileno, destinadas às águas residuais e pluviais, cablagem e drenagem.

Festarreja – Ana Free abre programa

O Festarreja - Festival da Juventude de Estarreja - realiza-se entre os dias 19 e 26 de Setembro. A cantora Ana Freeactua em Estarreja na abertura do evento, na Tenda da Festa, instalada no Parque Municipal do Antuã. Destaque também para as actuações dos X-Wife e kumpania Algazarra, que tocam no dia 25 de Setembro, a fechar a noite.

O 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, no dia 26, é uma das novidades deste FESTARREJA, com o objectivo de dar a conhecer aos jovens o património natural concelho.

PROGRAMA:
19 Setembro:
- Casa Museu Egas Moniz
14h-18h Torneio de Paintball (equipas de 5 elementos)
[Inscrição Gratuita (nova recarga de 100 Bolas = 6€) no Gabinete de Desporto da CME até ao dia 16 de Setembro]
- Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h45 Música ambiente e spot do evento em loop
22h20 Quem é o Bob
23h40 ANA FREE

25 Setembro:
- Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h30 Música ambiente e spot do evento em loop
21h50 Banda Local | Governo Sombra (Hip Hop/Rap)
22h30 Banda Local | NAD (Hip hop/ Rock)
23h00 Kumpania Algazarra (world/étnico/popular/ folclore)
00h15 X-Wife (Indie /Rock)

26 Setembro:
- Ribeira de Veiros
09h30 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros
[Inscrição: 5€ (Oferta de t-shirt e Almoço volante) no Gabinete de Desporto da CME e Junta de Freguesia de Veiros até ao dia 23 de Setembro]
- Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h30 8º Festival de Samba de Estarreja (org. Escola de Samba Vai Quem Quer)

Workshops Fotografia de Natureza – BIORIA
Por João Vidal Lemos, fotógrafo

Tendo como base de exploração as paisagens do Baixo Vouga Lagunar, este workshop abordará técnicas e métodos da fotografia em ambiente natural. Durante o workshop serão abordadas questões técnicas e práticas fundamentais na Fotografia de Natureza: máquinas mais adequadas, objectivas, acessórios, conjugação de abertura e tempo de exposição, análise fotométrica, composição de imagem, comportamento do fotógrafo em meio natural, entre outras. A abordagem será sobretudo prática e de campo, os percursos do Bioria serão o principal local de trabalho. A parte teórica será feita durante as visitas aos percursos, com casos práticos sempre que possível. Deste workshop resultará uma exposição colectiva com as melhores imagens, no Centro de Interpretação Ambiental.

1º Workshop – Dias 19,21 e 22 de Setembro
2º Workshop – Dias 24, 25 e 26 de Setembro
Horário: 17h – 20h

Inscrição gratuita em festarreja@cm-estarreja.pt – Até 16 de Setembro.