domingo, 29 de novembro de 2009

Natação - CDE em destaque no Regional de Absolutos

Os nadadores do Clube Desportivo de Estarreja estiveram em destaque no Campeonato Regional de Absolutos da Associação de Natação de Aveiro. Na competição, que se disputou no fim-de-semana passado, na piscina Municipal de Viseu, os atletas estarrejenses subiram ao pódio por nove vezes, tendo arrecadado três medalhas de prata e nove medalhas de bronze.

A competição reuniu um total de 143 atletas, em representação de 12 cubes. O torneio destinava-se a atletas juniores e seniores, podendo no entanto participar, extra-competição, um número limitado de atletas infantis e juvenis.

O CDE esteve presente com 12 atletas, oito absolutos e quatro juvenis, que participaram em 67 provas.

Além dos pódios, registe-se igualmente que os jovens nadadores do Clube Desportivo Estarreja estabeleceram 21 novos recordes pessoais. João Sousa conseguiu ainda melhorar o recorde do clube, que já lhe pertencia, na prova de 100 metros estilos, sendo agora de 1:05.15.

Canoagem – Atleta de Estarreja na Selecção Nacional

A jovem atleta Mafalda Ribeiro (do Saavedra Guedes, de Pardilhó) foi novamente seleccionada para integrar o estágio da Selecção Nacional de Juniores de velocidade, que termina hoje, em Montemor-o-Velho.

O seleccionador nacional, Ryszard Hoppe, conta com a jovem remadora pardilhosense, que já se tornou presença habitual nos trabalhos da Selecção.

Edson Cordeiro no Cine Teatro de Estarreja

O cantor Edson Cordeiro vai homenagear Carmen Miranda no centenário do nascimento da "Pequena Notável", com um espectáculo marcado para o dia 12 de Dezembro no Cine Teatro de Estarreja. O show do artista brasileiro está integrado numa digressão nacional que começa no dia 4 de Dezembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Na capital, Edson Cordeiro junta-se ao Couple Coffee para interpretar sucessos da atriz e cantora, nascida há 100 anos em Marco de Canaveses. O contratenor afirmou que "admira imensamente" Carmen, "uma artista incomum" com a qual tem em comum o fato de terem nascido no mesmo dia (9 – no caso dele, de Dezembro, e no dela, de Fevereiro).

"Tico-tico no Fubá", "Mamãe eu quero" e "South-american way" são alguns temas da cantora que conquistou Hollywood e que Edson Cordeiro e o Couple Coffee interpretarão no palco lisboeta.

Partindo da capital portuguesa, Edson Cordeiro inicia depois uma digressão com o espectáculo "Voz de mulher", que apresentou em Abril do ano passado em Portugal, e inclui uma homenagem a Amália Rodrigues. O cantor interpretará "Fado português" e "Fria claridade", de Amália.

"Atuar em Portugal é particularmente bom para mim, porque as pessoa sentem o que eu falo, percebem a mensagem, quando noutros países da Europa eu privilegio mais a música", explica o cantor.

Futebol juvenil – Resultados do fim-de-semana

As equipas do Avanca e do CDE, únicas do concelho de Estarreja a participarem, em várias categorias, nos diferentes campeonatos distritais de futebol, obtiveram no passado fim-de-semana (21 e 22 de Novembro), os seguintes resultados:


Juniores A (Sub-19)
1ª Divisão, Zona Sul
Avanca, 0 – Eizense, 1
Estarreja, 7 – Gafanha, 1

Juvenis (Sub-17)
1ª Divisão, Zona Sul
Taboeira, 1 – Avanca, 1
Estarreja, 2 – Rec. Águeda, 0

Iniciados A (Sub-15)
1ª Divisão, Zona Sul
Avanca, 1 – Beira-Mar, 1
Mealhada, 3 – Estarreja, 0

Iniciados B
2ª Divisão Série D
S.Vicente Pereira, 2 – Estarreja, 3

Infantis A (Sub-13)
Série F
Soutelo, 0 – Estarreja, 2
Avanca, 8 – Loureiro, 0

Série G
Alba B, 1 – Avanca B, 1

Infantis B (Sub-12)
Série D
Válega, 1 – Estarreja, 4
Estarreja, 7 – Soutelo, 0

Escolas A (Sub-11)
Série G
Taboeira, 0 – Avanca B, 12

Escolas B (Sub-10)
Série D
Furadouro, 1 – Avanca, 2

Série E
Estarreja, 2 – Taboeira, 5

Escolas C (Sub-9)
Série C
Cesarense, 2 – Estarreja, 6

Andebol – Avanca perde com o líder

O Avanca perdeu por 28-27 frente ao líder Maria Balaio em jogo a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte.

Segundo o site Andebolmais, “líder Maria Balaio decidiu adormecer na segunda parte frente ao Avanca, depois de 40 minutos de bom nível onde dominaram por completo o adversário e chegaram a estar a vencer por oito golos, o Balaio desligou a ficha e começou a jogar cada um por si , levando a que a equipa do Avanca fosse diminuído a diferença no marcador“.

O mesmo site, especializado em Andebol, destaca o esforço colectivo da equipa do Avanca, que na próxima jornada (12ª, a 28.nov) recebe a formação da Académica de S. Mamede.

Andebol – Arsenal de Canelas vitorioso em Amarante

O Arsenal de Canelas venceu em Amarante (30-22), numa partida que se antevia difícil. No entanto, a equipa de Canelas esteve sempre no controle das operações e estiveram sempre também no comando do marcador, alcançando uma vitória com naturalidade.
No Arsenal, destacou-se Nuno Silva, marcador de onze golos. Na última parte do encontro, o guarda-redes Ricardo Pereira também esteve em destaque, realizando defesas importantes que permitiram manter a vantagem alcançada pelos arsenalistas.
As equipas alinharam:

Amarante - António Mendes(GR); António Cunha; Carlos Amor (6); José Morais (8); José Simões; Rogério Cardoso (1); João Brás; José Amor (5); Nuno Carvalho; Ricardo Teixeira; Álvaro Cardoso (2) e Luís Mendes.
Treinador: Ricardo Silveira
Arsenal Canelas - Ricardo Pereira (GR); André Silva( GR); Manuel Cardoso; Joaquim Oliveira; António Pinto (1); Fernando Gonzalez (1); Filipe Ferreira; Marco Valente (3); Ruben Correia; Jesus Oliveira (5); António Silva (2); Romain Ventrimponte; Samuel Pinto (7) e Nuno Silva(11).
Treinador: Carlos Arrojado

Resultado do outro jogo da série: IC Madalenense - 27 | 20 - CB Penafiel.
Folga: CAI Conceição

Classificação: 1º- CB Penafiel (3 Jgs / 7 Pts); 2º - Arsenal Canelas (2 Jgs / 6 Pts); 3º - IC Madalenense (2 Jgs / 5 Pts); 4º - AD Amarante (3 Jgs / 4 Pts); 5º - CAI Conceição (2 Jgs / 2 Pts).

Próxima Jornada(28/11): CAI Conceição - AD Amarante e Arsenal Canelas - IC Madalenense (18h30).

Andebol Feminino: Juvenis do Saavedra Guedes perdem

No fim-de-semana passado, as Juvenis do Saavedra Guedes perderam dois jogos a contar para Taça de Abertura do Distrito de Aveiro. No sábado, em Canelas, perderam por 23-25, face ao Arsenal local enquanto no dia seguinte, na recepção ao Pateira, perdeu por 10-19, numa partida disputado sob protesto. O clube de Pardilhó queixa-se da eventual utilização de cinco jogadoras juvenis do Pateira que não poderiam participar neste encontro.

No jogo de Canelas, as meninas do Saavedra chegaram a ter seis golos de vantagem e pareciam ter a partida controlada. No entanto, a expulsão de Rosário, que estava a ser um elemento preponderante nas acções defensivas, permitiu que o Arsenal reduzisse a margem para 0 9-12 com que se atingiu o intervalo.

Nesta época de mudança e apesar das derrotas começa-se a notar uma assinalável evolução desde o primeiro jogo, com indicações muito positivas e úteis para os próximos desafios.

Na segunda parte o Canelas entrou bem e o Saavedra desceu de rendimento. O jogo foi muito equilibrado e disputado até ao último minuto, com a vitória a sorrir às arsenalistas, por 25-23.

Pelo Saavedra jogaram: Carla (GR), Ana, Vânia (5), Ema, Cátia (5), Soraia (1), Joana (10), Sofia, Silviana, Patrícia, Bia (1) e Rosário (1).

No dia seguinte, frente ao Pateira a equipa entrou com pouca dinâmica acusando o cansaço acumulado do dia anterior. Ao intervalo, a equipa já perdia por 4-12.
Na segunda parte o Saavedra reagiu e ainda chegou a assustar o Pateira quando recuperou e chegou a estar a perder por apenas três golos, mas o jogo acabaria com o resultado em 10-19.
Pelo Saavreda jogaram: Carla (GR), Catarina (GR), Ana, Vânia, Ema, Cátia (2), Soraia, Joana (6), Sofia, Silviana, Patrícia, Bia (2) e Rosário.

Futsal - Saavedra Guedes vence em casa

A equipa do Saavedra Guedes venceu finalmente em casa: em jogo a contar para a sexta jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, a formação de Pardilhó bateu o Atómicos por 5-1 e subiu ao oitavo lugar da classificação.

Determinada em resolver o jogo o mais rápido possível, a equipa da casa chegou cedo à vantagem, através de Hugo, na conversão de uma grande penalidade. A partir do golo, as coisas tornaram-se mais fáceis e o Saavedra Guedes ampliou a vantagem novamente por intermédio do Hugo, primeiro, e de Patrick, depois, que fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, os Atómicos conseguiriam reduzir, através de um auto-golo do Márcio, mas Zé Carlos e Frank ripostaram para estabelecer o resultado final.

Pelo Saavedra Guedes alinharam: Oliveira; Zé Carlos (1); Samuel; Frank (1); Hugo (2). Jogaram ainda: Tito; Bruno; Gustavo; Márcio; Miguto; Patrick (1). Não utilizado: Mário (gr)

Na próxima jornada (28.nov), o Saavedra Guedes desloca-se ao terreno do Mealhada.

Futsal – Escolas do Saavedra Guedes perdem em Cortegaça

A equipa de Escolas (Juniores E) do Saavedra Guedes perdeu por 1-4 no terreno do CRECOR Cortegaça, em jogo a contar para o Campeonato Distrital de Futsal, Zona Norte.

Ao intervalo, a equipa de Pardilhó perdia já por 2-1, com o golo de honra do Saavedra Guedes a ser apontado por Tiago Correia. Na segunda parte a formação da casa marcaria mais dois golos com que atingiria o resultado final.

Com este resultado, os meninos do Saavedra ocupam agora a última posição da classificação, com zero pontos em três jogos disputados. Este domingo, a equipa recebe a visita do Funde de Vila, de São João da Madeira, que comanda a classificação.

No jogo de Cortegaça, a formação de Pardilhó alinhou com o seguinte cinco inicial: Gonçalo Matos; Samuel Bartolo, Bartolomeu Lança, Gonçalo Rocha e Manuel Couto. Jogaram ainda Tomás Torrado (GR), Bruno Gonçalves, Tiago Correia ( 1 ), Ruben Luis, Hugo Tavares, Samuel Roma e António Gabriel.

De registar a presença de muitos pais e familiares dos jovens atletas que não pararam de os incentivar durante o encontro.

Nas outras categorias de formação, o Saavedra Guedes, que é a única equipa do concelho de Estarreja inscrita em masculinos, recebeu e bateu o CRECOr Cortegaça por 5-1, na categoria Juniores C (Juvenis), campeonato em que ocupa o segundo lugar, com os mesmo pontos do Escapães, que é primeiro, enquanto os Juniores D (Iniciados ) perderam com o Atómicos por 7-3 e estão no 13º lugar da classificação:

Próximos jogos:
Juniores A: CRECOR – Saavedra Guedes (28.nov)
Juniores C: GDC Lordelo – Saavedra Guedes (29.nov)
Juniores D: Saavedra Guedes – CP Esgueira (29.nov)
Juniores E: Saavedra Guedes – Funde de Vila (29.nov)