quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Concelho tem mais ecopontos

É um conjunto de 18 novos ecopontos (de superfície e de profundidade), que eleva para 129 o total de equipamentos de recolha selectiva da Câmara Municipal de Estarreja. Entre alguns já colocados e outros em fase de instalação, os novos pontos verdes serão distribuídos por todo o concelho.

LOCALIZAÇÃO
Cidade de Estarreja
Ecoponto Molok (de profundidade)
- Rua Marques Rodrigues (junto ao Hotel)
- Avenida Visconde de Salreu (2 conjuntos)
- Rua Luís de Camões
- Rua Padre Donaciano Abreu Freire
- Rua Desembargador Correia Teles
- Rua Dr. Pereira de Melo (junto à Incubadora de Empresas/Antigo Colégio – Escola Padre Donaciano)

Freguesias
Ecopontos de superfície
- Rua do Canedo d´Além – Pardilhó
- Rua de Trás – Beduído
- Rua Padre António Maria de Pinho – Avanca
- Rua Germano Matos – Pardilhó
- Centro Paroquial de Avanca (substitui ecobox)
- Rua da Oliveira – Fermelã
- Rua Cabeço de Baixo – Canelas
- Rua de Sta Cristina – Salreu
- Rua Miguel Valente de Almeida – Veiros
- Travessa da Quinta da Póvoa – Veiros (Substituição)
- Rua do Falcão/Rua do Rolo – Canelas

Actualmente, a rede de recolha selectiva do município abrange um total de 129 ecopontos (compostos por vidrão, papelão e embalão). A reforçar existem ainda mais 14 ecoboxes (ecopontos de dimensão mais reduzida colocados nas escolas e via pública), 2 papelões e 27 pilhões, incluindo escolas. Há ainda 52 vidrões.

A rede indiferenciada abrange 906 contentores de resíduos sólidos urbanos (incluindo equipamento em profundidade – 41) e 250 papeleiras. A autarquia dispõe de cinco máquinas de limpeza (urbana e agrícola).

Actualmente, em cinco freguesias do concelho a recolha do lixo é feita diariamente de segunda a sábado. As excepções são as freguesias mais pequenas (Canelas e Fermelã) onde esse serviço é feito três vezes por semana.

Bombeiros organizaram prova de BTT

Os Bombeiros Voluntários de Estarreja realizaram recentemente a sua primeira prova de BTT. A iniciativa permitiu levar os muitos participantes pelos trilhos da região e fez com que pudessem ficar a conhecer todas as suas belezas, tendo como aliado de eleição o próprio Sol.

As inscrições ultrapassaram todas as expectativas definidas pela organização, facto que, a par dos bons resultados da própria prova, permite dar já como certa a segunda edição, em 2010.

As receitas obtidas com a iniciativa foram canalizadas para a aquisição de equipamento pediátrico a instalar nas ambulâncias da associação.
A prova foi ganha por Carlos Ramos, de Verdemilho (Aveiro), na categoria de homens, e por Andreia Moço, do Clube dos Galitos de Aveiro (mulheres). Entre os bombeiros participantes a vitória foi para Tiago Ribeiro, dos Voluntários de Oliveira do Bairro, que também ganharam colectivamente. Por equipas civis, venceu a formação do Avanca BTT.

Hotel Eurosol tem oferta especial

O Grupo Lena vai assinalar o próximo Dia Mundial de Turismo, que se comemora no domingo, dia 27, com uma oferta especial nas suas unidades de Seia, Gouveia e Estarreja.

Segundo uma nota do grupo enviada à comunicação social, por cada hóspede que no dia 27 esteja alojado no Eurosol Seia-Camelo, Eurosol Gouveia e Eurosol Estarreja Hotel & Spa, o grupo oferece uma estadia.

O Eurosol Estarreja Hotel & Spa é uma unidade de quatro estrelas que conta com 67 quartos, restaurante, dois bares, salas de reuniões, Wellness Spa, kids club, court de ténis e mini-golfe. Já os Eurosol Seia-Camelo e Eurosol Gouveia são unidades de três estrelas, com 79 e 48 quartos, respectivamente.

Escola Padre Donaciano remodelada

Decorre amanhã, dia 24, pelas 11h00, a sessão que assinala a remodelação do Edifício do Antigo Colégio e ex-Escola Padre Donaciano, num investimento superior a 240 mil euros do município de Estarreja.
O edifício vai albergar a Incubadora de Empresas de Estarreja e o GIP – Gabinete de Inserção Profissional, uma unidade de apoio aos desempregados, que pretende reforçar a intervenção do centro de emprego. Esta estrutura tem o objectivo de fazer o acompanhamento dos desempregados, apoiando-os na procura activa de emprego ou encaminhando-os para programas de qualificação. O projecto é desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O espaço irá ainda acolher a Incubadora de Empresas de Estarreja/GrupUNAVE, um projecto levado a cabo pela Câmara Municipal em parceria com a Universidade de Aveiro, que pretende ser um ninho para a criação de empresas e desenvolvimento de projectos.

Em curso está o arranjo exterior numa intervenção estimada em 50 mil euros. Inclui a criação de um novo jardim, a instalação de um ecoponto, uma praceta e iluminação. O jardim resulta do recuo do muro do Antigo Colégio, criando um novo espaço verde naquele miolo urbano da cidade.