sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Samouqueiro, Arcã e Sardinha ganham acesso à Nacional 109

Com a conclusão da empreitada de alargamento e beneficiação da Rua Patas do Canto, em Avanca, os lugares de Samouqueiro, Arcã e Sardinha ficaram com uma ligação privilegiada à EN109. A obra, cujo investimento ultrapassou os 180 mil euros, é assinalada esta noite, dia 25, pelas 20h.

A Rua das Patas do Canto, com cerca de meio quilómetro de extensão, estabelece a ligação viária directa entre a Rua António José Alveitar e a parte norte da Estrada Nacional 109. O arruamento sofreu uma transformação significativa para que a circulação de tráfego se faça em condições normais de segurança e conforto. O antigo caminho de terra batida passa a ser uma moderna estrada alcatroada com plataforma de 6,5 m de largura e com passeios para peões.

A obra incluiu a drenagem de águas residuais pluviais e domésticas e a protecção da vala hidráulica, o que motivou um longo e demorado labirinto de aprovação ambiental que atrasou o início da obra cerca de um ano. O sistema de águas pluviais contempla a área do troço da Rua António José Alveitar, desde a Estrada Nacional 109, com traçado pela Rua das Patas do Canto e descarga na vala hidráulica existente no início da Travessa do Canto, cuja beneficiação também está prevista.