segunda-feira, 16 de abril de 2012

Presidente da Câmara tem saudades do tempo em que podia lançar obras

O presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, apresentou o relatório de atividades e prestação de contas de 2011 com um sentimento de nostalgia. "Fechamos um ciclo, temos saudades da elevada execução municipal e da capacidade realizadora envolvendo a Câmara e a Juntas", referiu José Eduardo Matos perante a vereação, segundo revela o Diário de Aveiro. O autarca, que cumpre o seu último mandato, afirmou na ocasião que "fomos e iremos até ao limite numa luta diária contra o sufoco que sentimos crescentemente". As contas foram aprovadas com a abstenção dos dois eleitos pelo Partido Socialista.

José Eduardo Matos afirmou na apresentação do relatório e contas que o orçamento municipal foi reduzido em 30 por cento nos últimos três anos e que a "Lei dos compromissos e pagamentos em atraso" veio "determinar uma efetiva revolução na gestão autárquica". O diploma em causa impede as instituições públicas de assumirem compromissos financeiros se não houver, nos 90 dias seguintes, perspetivas de receitas capazes de os suportar.

Apesar do contexto nacional, José Eduardo Matos destaca "alguns sinais positivos em 2011", que no seu entender denunciam a "saúde financeira" da Câmara. Um indicador tido como "exemplar" é o equilíbrio orçamental, "bem diferente do défice do Estado”. Estarreja é um município onde "a receita corrente ainda suporta despesa corrente", afirmou o autarca, citado pelo Diário de Aveiro que adianta ter-se registado um corte de 20 por cento nas despesas correntes.

Congresso de Psicologia reúne duas centenas de participantes

Decorreu em Estarreja, com a participação de mais de duzentas pessoas, o I Congresso de Psicologia, subordinado ao tema “Gerações cruzadas: Olhares sobre a Infância & Velhice”. O evento, que foi promovido pela Câmara Municipal, teve lugar no Cine-Teatro e reuniu um conjunto de profissionais que se dedicam ao trabalho com crianças e adolescentes, bem como aos cuidados dos mais idosos.

Durante os trabalhos, que decorreram durante dois dias, foram transmitidos casos práticos como o contributo da terapia da dor crónica no envelhecimento proativo, apresentado por Marisol Nogueira, médica responsável pela Unidade da Dor no Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Hospital Estarreja, a animação sociocultural no lar de idosos, transmitida por Mónica Simões, animadora sociocultural da Associação Humanitária de Salreu, ou a intergeracionalidade e revitalização de espaços públicos, nomeadamente do Parque Infante D. Pedro, Aveiro, uma experiência partilhada por Sasha Vieira, mestre em ciências da educação, da Universidade de Aveiro.

A multiplicidade de olhares que se cruzaram ao longo do congresso mereceu o aplauso dos participantes. No final dos dois dias de trabalho, as opiniões eram bastante positivas. Dirigido à população geral, foram muitos os docentes, psicólogos, estudantes e técnicos da área que vieram a Estarreja participar nesta primeira edição.

No final do evento, estavam atingidos os objetivos propostos. Aos olhos do vereador da Educação de Estarreja, João Alegria, conseguiu-se “refletir e encontrar boas práticas através do encontro com os profissionais, de quem trabalha as diferentes áreas, e assim sairmos mais enriquecidos e com propostas de trabalho”.

Junta de Veiros promove sessão pública

A Junta de Freguesia de Veiros vai promover uma sessão pública, marcada para 20 de abril, às 21h30, onde votará as contas do executivo de 2011.

Segundo a convocatória da reunião, assinada pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Vanda Pereira, vai também ser discutida a revisão do protocolo entre a Junta de Freguesia e o Clube Cultural e Desportivo de Veiros. A Reforma da Administração Local está igualmente na Ordem de Trabalhos, que comtempla um ponto para discutir outros assuntos de interesse para a freguesia.

Programa Casa Melhor – Abertas as candidaturas

Está aberto até ao final do mês de abril o período de candidaturas à comparticipação financeira para execução de obras de conservação no âmbito do Programa Casa Melhor – Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município de Estarreja. Apesar das reduções orçamentais dos últimos anos, a Câmara decidiu manter a verba prevista destinada ao programa (80 mil euros). As obras poderão ser financiadas até ao montante de quatro mil euros por agregado familiar, independentemente do custo total das obras.

As famílias que pretendam fazer obras de conservação nas suas habitações e não possuam capacidade financeira para custear a sua realização mas preencham os requisitos fixados no regulamento do programa podem apresentar a candidatura no Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (GAME). Podem igualmente candidatar-se os beneficiários do Cartão Sénior Municipal, que residam em habitações que necessitem de obras de beneficiação.

Mercado e feira municipal – Câmara prorroga prazos

A Câmara Municipal deliberou prorrogar o prazo das arrematações do Mercado Municipal e atribuição de lugares dos espaços da Feira de Estarreja até final de março do próximo ano. É o quarto ano consecutivo que a autarquia decide prolongar o prazo, decisão que justifica “atendendo que não se constataram melhorias no que às vendas no mercado e feira concerne, tanto mais que a situação económica do país não se alterou, antes pelo contrário”. A decisão foi tomada por unanimidade.

A validade dos espaços arrematados no mercado caducou em 2010 (cinco anos de prazo determinado, mais duas prorrogações sucessivas). A última arrematação e sorteio de lugares decorreram em 2003, já nessa altura sem atualização de valores de taxas de ocupação.

“Esta medida representa um apoio ao pequeno comércio e demonstra uma clara intenção de incentivo à continuidade dos comerciantes no mercado, atendendo à atual conjuntura económica bem espelhada na substancial diminuição de visitantes, em especial às terças-feiras”, dia a Câmara Municipal. A autarquia pretende, no decorrer deste ano, promover um estudo sobre o Mercado Municipal, equipamento que tem defendido como sinal de dinâmica económica, no suporte ao comércio local e ao turismo.

Portugal desperdiça 750 milhões de euros em água

Portugal deita fora 750 milhões de euros por ano em água desperdiçada. Quem o diz é um grupo de docentes da universidade de Aveiro que participou num seminário realizado em Estarreja onde defendeu como prioritária a certificação da eficiência hídrica de edifícios e equipamentos.

Segundo um docente da Universidade de Aveiro, que desenvolveu para a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (de que o concelho de Estarreja faz parte) um modelo de eficiência hídrica “já existe classificação da eficiência hídrica de equipamentos, como autoclismos, chuveiros e torneiras, mas tem havido falta de divulgação do sistema e não há sequer a exigência de equipamentos eficientes nos concursos públicos”, quando os equipamentos da classe “A” permitem poupanças até 30 por cento.

Silva Afonso acrescenta que “estima-se que sejam desperdiçados anualmente três mil milhões de metros cúbicos de água em Portugal, o que corresponde a cerca de 750 milhões de euros, ou seja, 1,65 por cento do Produto Interno Bruto que o país perde”
Outro dos oradores no seminário, Vítor Ferreira, defendeu que a reduzida atenção que tem sido dada ao problema tem a ver com o baixo valor comercial da água, situação que está a mudar por causa do “stress hídrico”, que leva a um agravamento dos custos para disponibilizar água potável de qualidade às populações.

Juventude Socialista acusa Câmara de resignação

A Feira da Juventude, que a Câmara Municipal promoveu a 22 e 23 de março, continua envolta em polémica: a Juventude Socialista (JS) de Estarreja renovou as suas críticas ao modelo seguido pela feira e acusa o vereador da Cultura e da Juventude e o restante executivo de se resignarem face ao desemprego que atinge os jovens.

A JS reage assim a um comunicado emitido durante a Semana Santa pelo vereador João Alegria que esclarecia que a feira da Juventude “tem como principais objectivos informar e divulgar a oferta formativa escolar e profissional aos jovens“. O comunicado acrescentava que a iniciativa não tinha por objetivo “apresentar soluções para o flagelo do desemprego jovem”. São estas afirmações que levam a JS a “concluir que o senhor Vereador e o executivo camarário que representa já se resignaram e entendem que a situação profissional normal dos jovens é o desemprego, devendo esta ser aceite pelos jovens com a mesma passividade que este executivo o tem aceitado”.

Os jovens socialistas defendem que procuraram “fazer uma crítica construtiva, apresentar ideias, e sobretudo salvaguardar os interesses dos jovens que anseiam por um emprego e que poderiam na Feira da Juventude encetar contactos com o tão inacessível Mundo do trabalho”. O comunicado adianta que “ intuito da JS é contrariar a fuga dos jovens para concelhos vizinhos como os Census 2011 nos indicam e procurar mantê-los no concelho”.

Centro de Interpretação ambiental comemora aniversário

O BioRia comemorou ontem o terceiro aniversário do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) com a inaugração de de um posto fixo de observação/fotografia no Percurso de Salreu, mas uma parte do programa de atividades teve de ser adiado devido à chuva.

Durante a manhã estava previsto um encontro de fotógrafos de natureza orientado pelo especialista Dinis Cortes, que incluiu a demonstração de soluções para esta modalidade, seguindo-se a inauguração.

Os participantes partiriam de bicicleta do percurso de Salreu passando pelo percurso do Rio Antuã até chegar à Casa da Cultura no centro da cidade, onde terminava a etapa da manhã com a apresentação da exposição “BioRia – A Herança de Ícaro”, de Dinis Cortes.

Ao início da tarde o ponto de encontro era na Casa Museu Egas Moniz – Quinta do Marinheiro, local de partida para a realização de um passeio de bicicleta. Seriam desvendados vários “tesouros” que passavam pelo património molinológico recentemente requalificado, Quinta do Marinheiro da Casa Museu Egas Moniz, fonte da Samaritana, arte de construção de moliceiros e locais estratégicos para praticar birdwatching.

Parte deste programa foi adiado, mas a Câmara Municipal não divulgou a data em que as atividades iriam ter lugar.

CDE tem campeã nacional de natação

Rosa Oliveira, uma jovem nadadora do Clube Desportivo de Estarreja, sagrou-se Campeã Nacional de Juniores na prova de 50 metros Livres, no decurso dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores que se realizaram recentemente. A jovem estarrejense conseguiu ainda o terceiro ligar na prova de 50 metros Bruços.

Os Campeonatos Nacionais foram no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.