quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Saavedra Guedes festeja aniversário

As comemorações dos 75 anos da A.C.R. Saavedra Guedes têm este fim-de-semana um dos pontos mais altos, ao festejar juntamente com o núcleo sportinguista de Estarreja o 22º Aniversário daquela colectividade.

Assim, no próximo sábado, às 17H00 exibe-se um grupo de ginastas do Sporting Club de Portugal que também actuará no intervalo do jogo de Futsal entre as equipas seniores do Saavedra Guedes e do SCP, que terá inicio meia hora amais tarde.

Seguir-se-á um jantar de confraternização com os atletas, directores das colectividades participantes, convidados (entre os quais o apresentador de TV Jorge Gabriel, Sá Pinto e outros…) e público interessado em participar no jantar.

Durante o jantar actuará a Orquestra ligeira Pardilhó Jazz.

GNR prende traficantes de droga

Quatro indivíduos, um deles já cadastrado, foram detidos pela GNR em Estarreja durante uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes. Os suspeitos, com idades entre os 19 e os 48 anos, tinham na sua posse 2.843 doses individuais de haxixe, 52,8 de heroína e uma de cocaína.

No âmbito investigações que já se desenvolviam desde o inicio do Verão, nomeadamente com vigilância, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento da GNR de Ovar levou a cabo buscas domiciliárias, anteontem à tarde a residências e a um café em Pardilhó. Seria a partir dali que quadrilha se movimentava, evidenciado já alguma influência no tráfico local.

Foram apreendidas duas viaturas, um motociclo, quatro telemóveis e 149,10 euros em dinheiro. Todos os suspeitos estavam já referenciados pela GNR no tráfico de droga, sendo que o mais velho já cumpriu pena de prisão pelo mesmo crime. A operação contou com militares do NIC de Santa Maria da Feira, do Posto de Avanca e da Murtosa.
A guarda montou cerco aos suspeitos que ao serem confrontados pelo dispositivo não ofereceram resistência.

O grupo foi presente ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) da Comarca do Baixo Vouga para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação. Ao fim da tarde, sabia-se já que o alegado 'cabecilha' ficou em prisão preventiva.

PS desmente PSD

O candidato do PS à Câmara de Estarreja, Fernando Mendonça, “desmente categoricamente que tenha feito qualquer queixa que tenha impedido a construção do dique do Baixo Vouga durante todos estes anos, como a coligação (PSD/PP) anda a dizer de porta em porta, sobretudo em Salreu e Canelas”. O candidato diz que o objectivo é “fazer com que os eleitores não votem em Fernando Mendonça”.

Segundo a candidatura socialista, “quem fez a queixa foi a FAPAS, associação ambientalista com sede em Espanha, com a qual Fernando Mendonça, não tem, nem nunca teve, qualquer relação”.

Fernando Mendonça aproveita para “defender junto do Governo que a obra seja concluída. O Governo de José Sócrates já se mostrou disponível para o fazer durante a próxima legislatura, caso o PS saia vencedor das legislativas do próximo domingo”, segundo comunicado.

O comunicado esclarece a razão de ser na próxima legislatura. “Porque o tribunal deu razão ao Governo Português na queixa apresentada pela FAPAS e assim, serão aproveitados os fundos comunitários que não foram gastos noutras candidaturas apresentadas, fundos esses que serão canalizados para a conclusão do dique do Baixo Vouga”.
“Este ataque da coligação” deve-se, segundo Fernando Mendonça, ao facto da “promoção da agricultura e da ecologia no Baixo Vouga serem duas grandes apostas da candidatura do PS”.

O PS lamenta a actuação da coligação, ”golpes baixos que lhe são tão característicos”.