quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Distribuição de água - Câmaras não cedem ao sindicato

Os 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (de que Estarreja faz parte) não vão ceder às pressões do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local que pretendem uma abordagem em conjunto com os trabalhadores dos Serviços Municipalizados que estão a ser recrutados para integrarem a nova empresa Águas da Região de Aveiro criada, no âmbito de uma parceria com a Água de Portugal, empresa do Estado, para gerir os sistemas de distribuição de água e recolha de saneamento em baixa.

Pelo contrário, a CIRA defende um contacto individual, apresentando as condições a cada trabalhador. Cada funcionário dos Serviços Municipalizados poderá optar por aderir à empresa, cuja maioria é estatal, ou manter-se ao serviço da autarquia, segundo disse hoje o presidente do Conselho Executivo da CIRA, Ribau Esteves.

TGV – Comunidade contraria posição do Governo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está a favor do traçado a nascente da auto-estrada do Norte (A1) para a ligação em alta velocidade (TGV) entre Lisboa e o Porto. Esta posição contraria a do Governo, que defende a passagem a Ponte.

A informação consta do parecer enviado pela CIRA à Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental relativo ao troço do TGV entre Aveiro e Vila Nova de Gaia, que esteve em fase de discussão pública até ontem.

No documento, a CIRA chama a atenção para os "muitos impactes negativos e para a necessidade absoluta de aumentar as medidas de minimização que os responsáveis por este projecto deverão tomar".

O TGV passará por Ovar, Oliveira do Bairro Aveiro, Ovar, Albergaria-a-Velha e Estarreja e Ovar. A passagem provoca impactes negativos e os municípios exigem medidas minimizadoras.

A Nascente da A-1, a 'solução A' - é a “menos má”, disse Ribau Esteves, presidente do Conselho Executivo da CIRA.

Obras de beneficiação entre Estarreja e Murtosa

A Estradas de Portugal iniciou as obras de beneficiação da Estrada Nacional 109-5, entre a Ponte da Varela e Estarreja, numa extensão de cerca de 9 Km, co-adjudicada por 3,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

Um dos aspectos mais relevantes da intervenção é a construção de pistas cicláveis em toda a extensão do arruamento, uma “obra estruturante para a implementação física da política de mobilidade ciclável local e regional, conforme preconizado nos Projectos Murtosa Ciclável, ao nível do Concelho da Murtosa, e CicloRia, que congrega os Municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja”.

Trata-se da principal via de ligação entre os municípios que “contemplará, fundamentalmente, a beneficiação do piso, a construção de ciclovias e a transformação, em rotundas, da maioria dos actuais cruzamentos”.

A empreitada de beneficiação da EN 109-5 prevê a execução de ciclovia de ambos os lados da estrada, entre Estarreja e a futura rotunda do Esteiro, sendo que, a partir desse ponto e até Ponte da Varela, a pista ciclável será construída apenas do lado nascente da via, por imposição do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICN-B).

Quando estiver concluída, a obra possibilitará a circulação, em segurança, dos ciclistas, desde Estarreja até à Praia da Torreira.

Estarreja: Autarquia lança Prémio Manuel de Andrade

Estarreja: Autarquia lança Prémio Manuel de Andrade

A Câmara Municipal de Estarreja vai promover a quinta edição do Prémio Professor Doutor Manuel Domingues de Andrade, em homenagem ao advogado natural de Canelas, que marcou o Direito Civil do século XX em Portugal e na Península Ibérica. Os candidatos podem apresentar os seus trabalhos até ao dia 30 de Abril de 2010, no Gabinete de Apoio ao Munícipe de Estarreja.

Em 2003, a autarquia criou este prémio bienal, com o objectivo de perpetuar o nome e a obra de Manuel de Andrade. Os candidatos podem concorrer apresentando teses de direito civil ou processual civil, matérias a que o professor dedicou a sua actividade científica e a sua docência.

O prémio da quarta edição foi, recentemente, atribuído a Paulo Gomes, que apresentou a tese subordinada ao tema “A Partilha de Ficheiros na Internet e o Direito de Autor”.

Os candidatos ao concurso devem ter nacionalidade portuguesa, idade inferior a 35 anos, e licenciatura em Direito. O júri será composto por dois professores doutores, indicados pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, um juiz desembargador, indicado pelo Tribunal da Relação do Porto, e um advogado, indicado pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.

O resultado será publicado pela Câmara de Estarreja até Outubro do próximo ano. Trata-se do maior prémio financeiro na área do Direito, no valor de quatro mil euros.

Comunidade Intermuniciapl reúne-se esta manhã

A Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro e Baixo Vouga (de que Estarreja faz parte) reúne esta manhã, no primeiro encontro do novo mandato autárquico 2009/2013. A reunião está marcada para as 09:30 horas e da ordem de trabalhos consta a activação da AdRA / Águas da Região de Aveiro. A nova empresa é participada maioritariamente pela Águas de Portugal (AdP) e pelos municípios aderentes.

Na reunião serão eleitos o Presidente e dos Vice-Presidentes do Conselho Executivo para o mandato que se está a iniciar. Espera-se que José Eduardo Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja seja reconduzido na vice-presidência.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte a apresentação das Linhas Gerais de Actuação e as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2010 da CI Região de Aveiro. A Situação da Gestão do Contrato de Subvenção-Global (Contratualização QREN), o Polis da Ria de Aveiro e Estudo de Impacte Ambiental da Ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto são outros assuntos em agenda.

Avanca – Ladrões apanhados em flagrante

Um jovem foi detido pela GNR no sábado à noite e indiciado por furto de material inox diverso das instalações da empresa Nestlé, em Avanca, concelho de Estarreja. O rapaz, de etnia cigana, tem 18 anos, e reside num dos acampamentos da freguesia.

O alerta para a Guarda Nacional Republicana dava conta de dois indivíduos que tinham sido vistos a sair das instalações de um dos armazéns da Nestlé “com um carrinho de compras carregado de tubos de inox”. A patrulha da GNR surpreendeu a dupla numa rua já distante das instalações e um deles ainda conseguiu fugir.

Segundo fonte da GNR, o detido confessou o furto, e as autoridades apreenderam mais material que se encontrava já escondido nas imediações do armazém assaltado.
Supostamente, os individuos queriam carregar a produto do furto mais tarde. O material apreendido foi avaliado em cerca de seis mil euros.

O detido foi presente ao Tribunal de Estarreja desconhecendo-se, ainda, a medida de coação.

Futsal – Saavedra eliminado da taça

O Saavedra Guedes foi eliminado da Taça pelo Ossela, uma equipa super motivada pelo campeonato que está a realizar. A equipa de Pardilhó, que no ano passado marcou presença na Final Four foi desta vez eliminada logo na 1ª eliminatória.

O jogo começou mal para o Saavedra que sofreu um logo logo aos três minutos. Mas a equipa reagiu bem e foi empurrando o adversário e obrigando-o a defender algumas vezes perto da sua baliza. O Ossela defendia bem e sempre com muita rapidez nas transições tentava ampliar a vantagem.

Na segunda parte a equipa da casa apontou mesmo o segundo golo, muito penalizador para o Saavedra Guedes, que mostrou muita intranquilidade no momento da finalização.

Titulares: Oliveira (gr); Zé Carlos; Frank; Márcio; Hugo

Jogaram ainda: Bruno; Gustavo; Patrick; Miguto; Claúdio

Suplentes não utilizados: Daniel (gr); André

Futebol - Avanca ganha e sobe ao terceiro lugar

A Associação Atlética de Avanca bateu o Sp. Mêda por 2-1, em jogo da sétima jornada do Campeonato Nacional da III Divisão e subiu ao terceiro lugar da classificação beneficiando da derrota do S. João de Ver em Fiães. O Coimbrões, que goleou a Sanjoanense continua firme no comando.

Na próxima jornada, o Avanca desloca-se a Milheirós de Poiares para defrontar o Milheiroense.

Resultados da 7ª Jornada
Sanjoanense, 0 – Coimbrões, 5
FC Cesarense, 2 – Penalva do Castelo, 1
Fiães, 2 – S. João Ver, 0
Avanca, 2 – Sp. Mêda, 1
Candal, 3 – Milheiroense, 0
Cinfães, 1 – Oliveira Douro, 2

Classificação
1 – Coimbrões, 15 pontos
2 – Candal, 14
3 – Avanca, 13
4 - S. João Ver, 12
5 – Cesarense, 11
6 – Fiães e Oliveira Douro, 10
8 – Cinfães e Penalva do Castelo, 9
10 – Milheiroense, 5
11 – Sanjoanense, 4
12. Sp. Mêda, 3

Próxima jornada (15.nov)
Coimbrões – Cinfães
Penalva – Sanjoanense
S. João Ver – FC Cesarense
Sp. Mêda – Fiães
Milheiroense – Avanca
Oliv. Douro – Candal

Futebol - CDE perde em Mourisca do Vouga

O Clube Desportivo Estarreja perdeu na sua deslocação ao campo do Mourisquense por 2-0 e ocupa agora o sexto lugar do campeonato distrital de futebol da I Divisão. A classificação continua a ser comandada pelo Sp. Bustelo, que empatou em Albergaria-a-Velha, com o Alba. O Gafanha, que recebeu e bateu o Sanguedo mantém-se no segundo lugar, agora a apenas dois pontos do líder.

Na próxima jornada, o CDE recebe a equipa do ARCO, último classificado.

Resultados da 9ª Jornada
At. Cucujães, 4 – Rec. Águeda, 0
ARCO, 2 – LAAC, 1
Mourisquense, 2 – Estarreja, 0
São Roque, 4 – ADC Lobão, 2
Paços Brandão, 2 – Un. Lamas, 1
Alba, 2 – Sp. Bustelo, 2
Valecambrense, 5 – Sp. Sp. Paivense, 1
Fermentelos , 1 – Pessegueirense, 1
Gafanha, 3 – Sanguedo, 1

Classificação
1. Sp. Bustelo, 23 pontos
2. Gafanha, 21
3. Alba, 19
4. São Roque e Valecambrense, 17
6. Estarreja, 15
7. Mourisquense, 14
8. essegueirense, 12
9. Rec. Águeda e Un. Lamas, 11
11. Paços de Brandão e Sangueda, 10
13. Sp. Paivense e LAAC, 9
15. At. Cucujães, 7
16. Fermentelos e ADC Lobão, 6
18. ARCO, 4

Próxima Jornada (15.nov)
Rec. Águeda – Gafanha
LAAC – At. Cucujães
Estarreja – ARCO
ADC Lobão – Mourisquense
Un. Lamas – São Roque
Sp. Bustelo – Paços Brandão
Sp. Paivense – Alba h2h
Pessegueirense – Valecambrense
Sanguedo – Fermentelos