quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dow atira 15 trabalhadores para o desemprego

A Dow, fábrica instalada no Complexo Químico de Estarreja, vai encerrar a sua unidade de produção de esferovite para isolamento. A decisão atira 15 pessoas para o desemprego, algumas das quais poderão vir a ser absorvidas pela fábrica de poliuretano que a empresa também tem no mesmo parque empresarial e que emprega actualmente uma centena de trabalhadores. O presidente da Câmara, José Eduardo Matos, acredita que a atividade da fábrica principal não virá a ser afetada.

“A Dow Portugal existe em Estarreja há quase três décadas e a unidade principal não está em causa porque exporta para todo o mundo e tem a viabilidade garantida por essa via”, disse o autarca à Agência Lusa. José Eduardo Matos revela que que a Dow está integrada com a CUF e o Ar Liquido no Complexo Químico de Estarreja e sujeita a um contrato por 15 anos, que implica que todas essas unidades trabalhem em cadeia.

Segundo o presidente da edilidade, a unidade que vai ser encerrada produzia sobretudo para o mercado espanhol e ressentiu-se da crise na construção em Portugal e Espanha, com uma quebra acentuada da procura nos últimos anos.

O grupo invoca as “fracas condições” do mercado da construção e a “acentuada queda da procura” para justificar o encerramento.