sábado, 14 de abril de 2012

Morreu o pintor José Mendonça

O artista José Mendonça, faleceu na madrugada do dia 04 de abril, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). O artista contava 88 anos e era natural de Estarreja, onde residia. As cerimónias fúnebres tiveram lugar no dia seguinte, em Beduído.

A Câmara Municipal lamentou a morte do artista, com o presidente, José Eduardo de Matos a recordar a sua longa vida, “carregada de cores – como se tela e existência se misturassem, quais tintas fundindo-se num tom suave. Tenho essa noção de suavidade, de tranquilidade na sua obra, muito referenciada à nossa Ria, por certo a razão mor da sua histórica notoriedade artística”.

Também a Comissão Política do Partido Socialista lamentou o falecimento de José Mendonça, “um dos maiores nomes das artes plásticas da nossa região, cujo panorama cultural fica mais pobre”. Em comunicado dirigido à imprensa, os socialistas consideram que “o seu estilo naturalista, herdeiro de Eduarda Lapa, é uma imagem de marca da nossa terra, tão bem representada nas suas telas plenas de cor e de vida”.

José Mendonça era natural de Estarreja, onde residia. Iniciou-se na arte de pintar sem mestres nem escolas. A sua longa carreira de seis décadas como pintor teve a primeira exposição em 1953 com uma amostragem de trabalhos de pintura a óleo.