terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Futebol (INATEL) - Salreu surpreendido em casa

A equipa do Salreu foi surpreendida, em casa, pela do Rego, que ganhou 2-1, em jogo do Grupo D da Taça Fundação. O Salreu perdeu assim a oportunidade de chegar-se ao topo da classificação, não tendo aproveitado a folga do Alvarense e do Santo André e o empate entre o Perrães e o Talhadas.

Nesta jornada já não actuou o Carqueijo, que foi desclassificado no seguimento de actos de indisciplina ocorridos na jornada anterior.

Resultados da 7ª Jornada

Perrães, 3 - Talhadas, 3
Salreu, 1 - Rego, 2
Beira-Ria, 0 - Nariz, 1
Folgaram Alvarense e Santo André

Classificação:

1. Alvarense, 11 pontos
2. Perrães, 10 pontos
3. Talhadas, 9 pontos
4. Santo André, 8 pontos
5. Salreu e Rego, 7 pontos
7. Nariz, 3 pontos
8. Beira-Ria, 0 pontos

Filme do Cine-Clube de Avanca em festival cubano

A primeira longa-metragem portuguesa de animação, “Até ao Tecto do Mundo”, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, integra a lista de filmes em exibição no Festival de Cinema de Havana, que decorre até ao próximo domingo na capital cubana. Trata-se de um filme para crianças que se desenrola num “reino em que tudo é proibido”, e que já foi exibido em vários festivais internacionais tendo sido premiado nos Estados Unidos e no Canadá.

A obra, realizada por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, tem música do maestro António Vitorino d’Almeida. É o único filme português presente no festival cubano e um dos sete europeus seleccionados, participando na competição “Foro de la Niñez”.

A apresentação do filme estará a cargo de António Costa Valente, que, a par com Sérgio Nogueira, participa no seminário “A Criança e o seu Universo Audiovisual” e num encontro em que serão evocados os 80 anos de Anne Frank.

Sérgio Nogueira orientará ainda uma oficina com o “Animatrope - Máquina Virtual de Animação”, um “software” de sua autoria destinado ao ensino do cinema de animação nas escolas.

Andebol Juvenil – Resultados do fim-de-semana

A equipa de Iniciados Femininos do Arsenal de Canelas perdeu com a Académica de Espinho por 30-26 em jogo a contar para a 7ª Jornada da Taça de Abertura da Associação de Aveiro.

Num jogo bem disputado, o Arsenal de Canelas fez alinhas as seguintes jogadoras: Rafaela Sofia, Dayana Faria, Joana Guiomar, Ana Augusta, Patrícia Ferreira, Micaela Martins, Sara Duarte (1), Rafaela Lima (5), Aracy Cruz, Ana Coelho, Tânia Oliveira (6), Liliana Marques (5), Leandra Pinho (6) e Raquel Sousa (3).
Semana 05 e 06 dezembro

Outros resultados do fim-de-semana:

Infantis Femininos
Sanjoanense 14 - 15 Arsenal

Infantis Masculinos

Arsenal 25 - 11 CD Pateira

Juvenis Femininos
Arsenal 21 - 27 Sanjoanense

Iniciados Masculinos
CP Valongo 40 - 35 Arsenal

Minis Masculinos
Arsenal 14 - 16 Monte

Andebol – Arsenal lidera

O Arsenal de Canelas está imparável no Campeonato de acesso à III Divisão. Quatro vitórias em outros tantos jogos dão à equipa o comando isolado da classificação e abrem boas perspectivas para o que falta do campeonato.

No último fim-de-semana, o Arsenal deslocou-se ao terreno do Penafiel e ganhou por 27-25, apesar de uma má entrado no jogo. No outro jogo da ronda, o Conceição venceu no terreno do Madalenense, por 29-27.

O Arsenal de Canelas lidera com 12 pontos, seguido do Penafiel e do Conceição, com oito, do Madalenense, com sete e do Amarante, com cinco pontos.

Localizaçao de fábrica de baterias é anunciada hoje

O primeiro-ministro e o presidente-executivo da aliança Renault-Nissan anunciam hoje a localização da fábrica de baterias para os automóveis eléctricos em Portugal, que representa um investimento de 250 milhões de euros e que vai criar 200 postos de trabalho.

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, afirmou em Julho, em declarações à Lusa, que Sines e Estarreja eram duas das localizações que estavam a ser estudadas pela aliança Renault-Nissan para a instalação desta fábrica, que terá uma capacidade anual de produção de 60 mil baterias por ano.

Parece seguro que a nova fábrica será construída na zona de Aveiro, mas há dúvidas sobre qual o concelho que irá receber o investimento.

Segundo a edição de sábado do Diário Económico, o empreendimento ficará sediado na região de Aveiro, mas não especifica onde. Sabe-se que Estarreja seria, a par com Sines, uma das principais candidatas a receber o projecto. Mas Aveiro também figuraria na lista.

Entretanto, uma fonte da Câmara de Aveiro ouvida pelo Diário de Aveiro não dá a fábrica como certa no concelho. Mas Adelino Nunes, trabalhador da Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel (C.A.C.I.A.) e dirigente sindical, contou àquele jornal que responsáveis da Renault-Nissan terão estado à procura de terrenos nas imediações desta empresa para instalar a futura fábrica. Outras fontes locais ouvidas pelo jornal confirmaram que a nova unidade será construída na região, mas sem se comprometerem com uma localização específica.

Por outro lado, o presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, disse desconhecer qual a decisão da construtora franco-nipónica. Segundo o autarca eleito pela coligação PSD/CDS, o município procurou apurar no final do mês passado em que pé estava o processo e apenas lhe foi comunicado que a escolha seria anunciada “no início de Dezembro”. O edil sempre defendeu a opção pelo eco-parque de Estarreja. Mas a Comissão de Trabalhadores (CT) da C.A.C.I.A. intrometeu-se para sustentar que a fábrica deveria localizar-se em Aveiro.

Um dos argumentos é que a C.A.C.I.A. integra a aliança Renault-Nissan, sendo fornecedora de peças exclusivamente para fábricas no estrangeiro da parceria franco-nipónica. A escolha deve recair em Aveiro para aproveitar o “potencial produtivo instalado”, argumenta a Comissão de Trabalhadores, que tomou a iniciativa de comunicar ao Governo português a intenção de ver instalada a futura unidade industrial no concelho.

A nova fábrica deverá começar a laborar em 2012.

Sensibilização sobre Empreendedorismo

No dia 16 de Dezembro vai ter lugar na Incubadora de Empresas (edifício do antigo Colégio) uma Sessão de Sensibilização sobre o Empreendedorismo e de Formação ao nível da Criação de Empresas. A iniciativa decorre no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social do concelho de Estarreja “7 Desafios em Rede” e dirige-se a desempregados ou pessoas à procura do primeiro emprego.

O objectivo geral do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do concelho de Estarreja “7 Desafios em Rede” é promover a inclusão social dos cidadãos residentes no concelho de Estarreja, de forma multisectorial, integrada e multidisciplinar, através de acções a executar em parceria, visando combater a pobreza persistente e a exclusão social.

A participação é gratuita. As inscrições podem fazer-se no Gabinete 1 da Incubadora de Empresas, até ao dia 15 de Dezembro.

Andebol – Avanca perde e Estarreja ganha

A Associação Artística de Avanca perdeu em S. Paio de Oleiros, em jogo da 12ª Jornada do Campeonato Nacional da II Divisão. Para a III Divisão, o Estarreja venceu o Gondomar, em casa.

Após os jogos deste fim-de-semana, a Artística de Avanca ocupa o penúltimo lugar da classificação, com 16 pontos. Na próxima jornada, marcada para amanhã, a equipa recebe o Modicus - Sandim, que partilha o comando com o Maria Balaio.

Resultados da 12ª jornada
AD Maria Balaio, 28 – Feirense, 18
Modicus – Sandim, 27 – Académico FC, 25
AC Lamego, 29 – GC Santo Tirso, 31
Ac. São Mamede, 28 – Maia ISMAI, 29
S.Paio Oleiros, 33 – AA Avanca, 24

Classificação:
1. Maria Balaio e Modicus – Sandim, 32 pontos
3. Acad. S. Mamede, 29 pontos
4. Santo Tirso e Maia ISMAI, 27 pontos
6. Académico Porto e S. Paio Oleiros, 23 pontos
8. Lamego, 18 pontos
9. Avanca, 16 pontos
10. Feirense, 13 pontos

Próxima jornada (08.dez.)
Avanca – Modicus – Sandim
Maria Balaio – Lamego
Feirense – Acad. S. Mamede
Académico – Santo Tirso
Maia ISMAI – S. Paio de Oleiros

Na III Divisão, a vitória obtida pelo Estarreja frente ao Gondomar foi a nota dominante da 12ª Jornada. Com este resultado, a equipa gondomarense perde as esperanças de lutar pelo apuramento.

Resultados:
GDC Azurara, 21 – CA Leça, 29
CCR Fermentões, 27 – FC Gaia, 26
CDC Santana, 29 – Ílhavo, 28
Estarreja AC, 37 – Gondomar Cultural, 32
ACD Monte, 30 – Callidas Clube, 31
FC Infesta 21 – AD Afifense, 21

Natação - Torneio Regional de Fundo de Infantis e Juvenis

Treze nadadores do Clube Desportivo de Estarreja participaram no Torneio Regional de Fundo para atletas Infantis e Juvenis que decorreu no passado fim-de-semana na Piscina Municipal da Gafanha da Encarnação.

A prestação dos jovens atletas estarrejenses saldou-se por 23 novos recordes pessoais e dois primeiros lugares, alcançado por João Santos (em Juvenis B, com 893 pontos no somatório das duas provas realizadas) e Vera Valente (Infantis A, com 712 pontos).

Bárbara Lopes, Beatriz Silva, Carlos Ramos, Nuno Adrego, Rosário Ferreira, Tiago Ferreira (Infantis) e Bárbara Marques, Henrique Amaral, João Rodrigues, Márcia Ferreira e Rafael Ferreira (Juvenis) foram os outros nadadores do CDE presentes