domingo, 15 de abril de 2012

Jovens socialistas celebram Dia do Dador de Sangue

A Juventude Socialista (JS) de Estarreja participou numa recolha de sangue em Salreu, no dia 1 de abril, para como forma de participar nas comemorações do “Dia Nacional do Dador de Sangue”, que se celebrou a 27 de março. A iniciativa dos jovens socialistas estarrejenses realizou-se em parceria com a Federação Distrital da JS.

De acordo com uma nota enviada à redação do Notícias de Estarreja, a presença na inciativa teve como objetivo “promover uma prática de solidariedade para com os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que necessitam deste bem que se torna cada vez mais escasso”. Os jovens socialistas afirmam que se registam atualmente níveis de reservas de sangue muito baixos, o que se explica “em parte pela perda de isenção das taxas moderadoras”.

A Federação de Aveiro da JS aproveitou a recolha promovida pela Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã para se manifestar contra “a política de mercantilização do SNS, levada a cabo pelo Governo PSD/CDS que torna mais caro o acesso aos serviços de saúde, quer pelo aumento das taxas moderadoras quer pelo fim de alguns regimes de isenção”.

Deputado municipal denuncia ajustes directos

O deputado municipal socialista Pedro Vaz acusou a empresa Paula Teles Unipessoal, do Porto, de ter ganho mais de dois milhões de euros em ajustes diretos de autarquias, beneficiando de serviços prestados no âmbito do Programa Rampa (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade). “É um estratagema para enriquecer uns em detrimento de outros”, diz Pedro Vaz.

Segundo noticiou o Diário de Aveiro, em novembro de 2011, a Câmara de Estarreja confiou à Paula Teles Unipessoal, por ajuste directo, a elaboração do Plano Municipal de Promoção de Acessibilidades, por 74.750 euros. No mês passado, a coligação PSD/CDS procedeu a um novo ajuste directo de 54 mil euros para a “aquisição de serviços de comunicação, sensibilização, gestão, publicação e formação SIG”, desta vez à empresa Círculo Redondo, de Matosinhos. A Círculo Redondo “é nada mais nada menos que detida por Adelino Manuel Barbosa Ribeiro, casado com Carla Maria Ribeiro da Silva Teles”. Ou seja: “irmã de Paula Teles”, conclui Pedro Vaz.

Ainda segundo o mesmo jornal, a Paula Teles Unipessoal, pertence a uma vereadora da Câmara de Penafiel eleita pela aliança PSD/CDS e que conta com um vasto currículo na área do planeamento e em março de 2008 foi escolhida pelo Governo para integrar o Grupo de Trabalho da Lei das Acessibilidades. No site da empresa, diz-se que nos “últimos dois anos” foi coordenadora de “cerca de 90 por cento da primeira geração dos Planos de Promoção da Acessibilidade desenvolvidos em Portugal”.
Pedro Vaz reconhece que Paula Teles tem “um currículo técnico bom”, mas contesta a opção pelos ajustes directos e a inexistência de concursos públicos acrescentando que “não saberemos se outros com a mesma competência não fariam melhor e mais barato”.

O deputado municipal repudia ainda o ajuste directo feito à Círculo Redondo pela Câmara de Estarreja. Para o socialista, esta empresa já garantiu quase 686 mil euros em ajustes directos de contratos com câmaras a quem Paula Teles tinha prestado serviços anteriormente. “Sem concursos públicos e usando as agendas telefónicas e a promiscuidade político-empresarial, a Eng. Paula Teles e família ‘sacaram’ cerca de três milhões de euros ao Estado, logo aos portugueses”, conclui Pedro Vaz, que enviou um requerimento ao presidente da Assembleia Municipal de Estarreja a exigir esclarecimentos.

Sempre segundo o Diário de Aveiro, no Portal dos Contratos Públicos estão registados 38 contratos entre a empresa de Paula Teles e vários organismos públicos, entre os quais seis autarquias ou associações intermunicipais do distrito de Aveiro: câmaras de Aveiro (60 mil euros), Estarreja (74 mil euros), Oliveira do Bairro (74 mil euros), Albergaria-a-Velha (60 mil euros) e Sever do Vouga (50 mil euros) e Associação de Municípios Terras de Santa Maria (159 mil euros).

O presidente da Câmara de Estarreja José Eduardo Matos, defende que o recurso aos ajustes directos permite “acelerar” os projectos, especialmente aqueles em que existem fundos europeus envolvidos e que têm calendários de execução apertados. O autarca da coligação PSD/CDS refuta que tenha havido qualquer prática de favorecimento a Paula Teles por motivos partidários e lembra que a empresa presta serviços em autarquias de várias cores políticas, incluindo do PS. O autarca elogia a “competência” de Paula Teles e afirma que a autarquia é “muito cuidadosa” na selecção das empresas prestadoras de serviços e que os projectos comparticipados por Bruxelas são “muito escrutinados”.

Futebol juvenil anima concelho

O Futebol juvenil animou o concelho nos dias anteriores à Páscoa, com os já habituais torneios em Avanca e em Estarreja. Em Avanca, a Atlética promoveu a décima edição do Torneio Dr. Egas Moniz, destinado ao escalão “Benjamins A” (crianças de 10 e 11 anos), com os jogos a decorrer no Parque de Jogos. Na competição participaram duas equipas da Atlética, Benfica, F.C. Porto, Rio Ave, Leixões, F.C. Maia e outras.

Em Estarreja decorreu a 14ª edição do Torneio Internacional da Cidade, organizado pelo CDE, em que participaram 24 equipas, de três escalões. No escalão “Escolas” o torneio contou com as equipas do Oliveira do Douro, Beira-Mar, Taboeira, Fiães, C.D. Estarreja, F.C. Porto, Salgueiros e Oliveira do Bairro. No Escalão “Infantis B” com as equipas do C.D. Estarreja, Atlético, Académica, Fairplay, Leiria, Famalicão, Boavista e Braga e no escalão “Infantis A” com as equipas da Académica, Famalicão, Oliveirense, Beira-Mar, Belenenses, C.D. Estarreja, Vigo e Milão.

Durante dois dias foram disputados mais de 60 jogos em que participaram cerca de 350 jovens atletas com idades entre os nove e os 13 anos. Foram distribuídos prémios por todos os participantes, aos vencedores, melhores marcadores, melhores guarda-redes e equipa Fairplay em cada escalão.

Futebol do INATEL: Salreu perde em casa

O Salreu perdeu, em casa, com o Leões do Monte por 0-3, em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato do Inatel (Grupo B) e mantém o penúltimo lugar na classificação, à frente do Carqueijo, que ainda não ganhou. A equipa de Salreu não poderá melhorar a sua classificação na próxima jornada, porque folga.

No grupo A, a jornada ficou marcada pelo adiamento do jogo Manhôce – Alvarense porque a equipa de arbitragem não compareceu receando pela sua integridade física. Quatro jogadores da equipa de Casal de Álvaro foram alvo de tentativas de agressão à entrada dos balneários e a equipa acabou por abandonar o campo sob proteção da GNR.

Resultados da 12ª Jornada
Grupo A
Manhôce – Alvarense, adiado; Milheirós, 3 – Real da Praça, 0; Beira Ria, 1 – Arrifana, 2. Folgou o Santo André.
Classificação: 1º - Arrifana, 23 pontos; 2º - Manhôce, 21 (-1 jogo); 3º - Real da Praça, 16; 4º - Alvarense, 15 (-1 jogo); 5º - Milheirós, 14; 6º - Santo André, 9; 7º - Beira Ria, 4.
Próxima Jornada (14 de abril): Arrifana - Milheirós, Real da Praça - Manhôce e Alvarense - Santo André. Folga o Beira Ria.

Grupo B
Rego, 4 – Carqueijo, 0; Travanca, 3 – Perrães, 1; Salreu, 0 – Leões do Monte, 3. Folgou o Bôco.
Classificação: 1º - Leões do Monte, 28 pontos; 2º - Rego, 23; 3º - Travanca, 20; 4º - Perrães, 15; 5º - Bôco, 8; 6º - Salreu, 6; 7º - Carqueijo, 1.
Próxima jornada (14 de Abril): Leões do Monte - Travanca, Perrães - Rego e Carqueijo - Bôco. Folga o Salreu.