quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aveiro abandona Estarreja para contrato de recolha de lixos

A Câmara de Aveiro desistiu de entrar num concurso público comum de prestação de serviços de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU) e limpeza urbana. O presidente da Câmara de Aveiro justifica a decisão com a entrada em vigor da chamada "lei dos compromissos" que exige a garantia de fundos disponíveis para despesas a contrair. Estarreja, tal como Águeda, decidiu seguir em frente com a consulta internacional ao mercado.

A Câmara aveirense desistiu já depois de Estarreja e Águeda terem aprovado o procedimento nos termos iniciais, a três municípios, acabando por obrigar a novas deliberações. Estarreja tinha mesmo deliberado a rescisão do contrato atual com a SUMA, que termina em agosto. Em Águeda, a responsável pelo serviço nas áreas urbanas é a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, em regime de ajuste direto.

Com um só procedimento, as câmaras esperam obter vantagens, financeiras em primeiro lugar, por terem maior poder de compra com maior procura, mas também administrativos (maior eficiência e menor gasto), admitindo uma "forte possibilidade de se obterem propostas mais favoráveis".