segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Grua preocupa moradores

Uma grua em estado de degradação que se encontra montada numa obra parada há cerca de um ano, na rua Dr. Augusto Castro, em Estarreja, está a deixar os moradores de prédios vizinhos à beira de um ataque de nervos.

"Ela apresenta já uma certa inclinação e é um risco grande, porque se um dia cair, acontecerá numa zona, que normalmente é frequentada por crianças para brincar", desabafou ao JN Miguel Carvalho, administrador do condomínio dos prédios que se situam paredes meias com a obra de construção civil inacabada e onde se encontra montada a grua.

Na realidade, o prédio em construção onde se encontra a grua, faz paredes meias com as garagens do condomínio administrado pelo Miguel Carvalho. "A grua, cuja lança tem uma carga suspensa, não só cairá para cima das nossas garagens como para o espaço que media entre estas e os prédios e que é utilizada por crianças para brincarem", lembra. "Aquilo é um perigo que ali está", avisa.

E como se trata de uma situação de risco, Miguel Carvalho, desde Março que alertou diversas entidades. Começou pela Câmara de Estarreja, passou pela Segurança, chegou a telefonar para o Governo Civil de Aveiro e… nada.

Miguel Carvalho apurou que a obra em que a grua se encontra colocada está parada por insolvência do empreiteiro declarada pelo Juízo do Comércio de Aveiro do Tribunal da Comarca do Baixo Vouga no passado dia 5 de Maio tendo sido nomeado um administrador de insolvência. A grua teria sido penhorada pela Segurança Social e, entretanto, vendida. Apesar de contactos feitos com o administrador da insolvência para saber quem é o novo proprietário da grua, ainda hoje espera uma resposta.

"Não sei que mais fazer", desabafou. Comecei pela Câmara de Estarreja, que alertou na altura a Segurança Social de Aveiro, já que o equipamento tinha sido penhorado por aquela instituição, para o risco de queda; foi à Segurança Social de Aveiro onde ficou a saber que a grua tinha sido vendida, conseguiu saber quem era o administrador da insolvência nomeado pelo tribunal e… nada.

Em tentativas desesperadas alertou organismos ligados à Protecção Civil e até telefonicamente o Governo Civil de Aveiro. "Já não sei a quem mais recorrer. A grua está lá, cada vez degradando-se mais e aumentando o risco", disse ao JN.

Até um dia…