sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Comunidade Intermunicipal assina acordo com Universidade de Aveiro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que integra o concelho de Estarreja, e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram recentemente um acordo de cooperação com vista à renovação de um compromisso com o futuro da região.

A parceria deverá enquadrar e operacionalizar o “acompanhamento e valorização das acções em curso”, a “adopção de novas áreas de actuação conjunta, designadamente explorando a pertinência regional e local das áreas prioritárias da agenda global” e a “definição das linhas orientadoras para a mobilização de outros parceiros e para a consolidação de plataformas inter-institucionais de promoção da sociedade do conhecimento que sustente as dinâmicas de desenvolvimento regional e o bem-estar das comunidades locais”.

Ambas as entidades têm um longo historial de cooperação. Recentemente, essa colaboração intensificou-se dando origem a iniciativas conjuntas, como é o caso das parcerias para as candidaturas e a execução dos Programas de Regeneração Urbana ou o desenvolvimento do projecto e candidatura do Parque da Ciência e Inovação e cooperação para a gestão das Áreas de Acolhimento Empresarial e para a Rede de Incubadoras de Empresas.

Estarreja integra Cultrede

O concelho de Estarreja integra o projecto Cultrede, uma rede composta por 18 municípios e que pretende aumentar a oferta cultural de forma a abranger mais de 816 mil pessoas.

A iniciativa, anunciada no passado fim-de-semana, é liderada pelo município de Leiria. Embora os espectáculos que compõem o programa já se tenham iniciado em Setembro, só agora foi aprovado o financiamento comunitário de 1 milhão e 900 mil euros.

O projecto pretende promover o desenvolvimento cultural das comunidades e contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, através da descentralização, diversificação e qualificação da oferta cultural e artística. Cada concelho da rede indica cinco projectos para figurarem no catálogo conjunto. "São obrigatoriamente escolhidos dois, mas há concelhos em que os cinco nomes são aceites", adiantou Vítor Martelo, administrador da Cultideias, entidade que promove a Cultrede.

Numa primeira fase, o projecto contempla 97 espectáculos e actividades educativas, até 31 de Março. O segundo catálogo será lançado a partir de Abril do próximo ano até Dezembro e já integrará 250 espectáculos. O projecto termina em Agosto de 2011.

Além de Estarreja e de Leiria, a Cultrede integra os concelhos de Alcanena, Alcochete, Alijó, Castelo Branco, Figueira da Foz, Gouveia, Nisa, Oeiras, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Santiago do Cacém, Seia e Sesimbra.

Paços de Ferreira e Nelas também integram a rede e recebem programação em itinerância, mas com o estatuto de parceiros indirectos.

Andebol – Infantis do Canelas conhecem adversários

O Arsenal de Canelas ficou a conhecer os seus adversários na Primeira Fase do Campeonato Nacional de Infantis Masculinos. O sorteio, efectuado na sede da Federação, colocou a equipa do concelho de Estarreja na Zona 8, onde vai defrontar o Alavarium, o CAI Conceição, o CD S. Bernardo e o CP Valongo do Vouga.

A competição – Primeira Fase – tem início a 17 de Janeiro e conta com 12 Zonas, que vão jogar no sistema de todos contra todos, a duas voltas, apurando-se para a fase seguinte os dois primeiros classificados de cada Zona.

O sorteio da Segunda está marcado para 29 de Março com os jogos a serem disputados a partir de 10 de Abril. Aqui haverá já só quatro Zonas, embora se mantenha o sistema de jogos todos contra todos, a duas voltas. Só o primeiro classificado de cada Zona é apurado para a Fase Final, que terá então a participação dos apurados da segunda fase a que se juntará o representante da Região Autónoma da Madeira e o clube organizador.

A Fase Final disputar-se-á de 17 a 20 de Junho.

Jogos da 1ª Jornada
Arsenal de Canelas – Alavarium
CD S. Bernardo – CP Valongo do Vouga

Futsal jovem – Saavedra Gueds derrotado em São João da Madeira

A equipa de escolas do Saavedra Guedes perdeu no Pavilhão das Travessas, em São João da Madeira, com o Dínamo Sanjoanense.

A primeira parte do jogo foi equilibrada. A formação da casa marcou primeiro, mas Bartolomeu Lança empatou passados quatro minutos. Já no final, o Dínamo Sanjoanense marcou por duas vezes levando para o intervalo uma vantagem de 3-1.
Na abertura da segunda metade, o jogo foi sentenciado com mais um golo da equipa da casa. Apesar do empenho dos meninos de Pardilhó, o resto do jogo testemunhou a superioridade do Dínamo Sanjoanense.

Pelo Saavedra jogaram inicialmente: Afonso Costa (GR), Bartolomeu Lança (1), Samuel Bartolo, Igor Almeida e Lucas Matos. Jogaram ainda Gonçalo Matos (GR), José Roberto, Hugo Tavares, Bruno Gonçalves, Gonçalo Rocha, Leonardo Silva e Samuel Roma.

Andebol – Estarreja perde com o Afifense

A equipa Sénior do Estarreja AC foi batida por 17-30 na sua deslocação ao terreno do Afifense, em jogo a contar para a 13ª jornada do Campeonato Nacional da III Divisão.

Resultados da Jornada
Callidas Clube, 34 – CA Leça, 33
FC Gaia, 24 – CDC Santana, 26
Gondomar Cultural, 28 – ACD Monte, 25
Ílhavo, 35 – FC Infesta, 28
CCR Fermentões, 41 – GDC Azurara, 25
AD Afifense, 30 – Estarreja AC, 17

Na cauda da classificação, o Azurara e o Estarreja encontram-se a três e a um pontos, respectivamente, do Infesta, que se mantém assim acima da linha de água.

Terminou campanha de tampinhas

Terminou na passada segunda-feira, dia 14 de Dezembro, a recolha de tampas de plástico promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro que, em troca das tampas, atribuirá um valor financeiro destinado a material técnico a doar a instituições do concelho. Esta é a última campanha, uma vez que a empresa não irá continuar com o protocolo estabelecido. A Câmara Municipal promete dar seguimento ao projecto, mas ainda não definiu em que moldes.

As instituições a contemplar são com a campanha são o Centro Social de Santa Marinha de Avanca, a Associação da Quinta do Resende e a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

A iniciativa decorreu com vários pontos de recolha espalhados pelas sete freguesias do concelho.

Na primeira campanha, foram entregues duas cadeiras de rodas de verticalização eléctrica à Associação Humanitária de Salreu e à Associação Vida Nova – Lar de Idosos, de Pardilhó.

Andebol – Apuramento para o Mundial

A equipa masculina da Escola Secundária de Estarreja foi uma das participantes na fase de apuramento das equipas que vão representar Portugal no Mundial de Andebol da ISF, marcado para Braga, Guimarães e Fafe, de 19 a 27 de Março 2010. O apuramento jogou-se em Pombal, na quarta-feira.

Na competição vão participar as seguintes escolas: Femininos - ES Alpendorada (Norte), ES Adolfo Portela (Centro), Ext. D. Fuas Roupinho (Lisboa), ES Aquilino Ribeiro (Lisboa); Masculinos - ES Carlos Amarante (Norte), ES Estarreja (Centro), ES Fornos de Algodres (Centro); ES António Gedeão (Lisboa).

António Zambujo no Cine-Teatro

O fadista António Zambijo apresenta-se amanhã (21:30 horas) no Cine-Teatro de Estarreja, para o espectáculo intitulado “Outro Sentido”. O espectáculo faz parte da digressão nacional do cantor, regressado do Brasil onde esteve pela segunda vez este ano com enorme sucesso pelos palcos de São Paulo e Rio de Janeiro

Outro Sentido é também nome de disco, que foi seleccionado pelo jornal francês Libération como uns dos dez melhores de 2008 e considerado Top of the World Album pela reputada revista Song Lines.

Visto como uma das grandes promessas da Música Portuguesa e aplaudido pela crítica nacional e internacional, Zambujo tem brilhado pelos palcos por onde passa em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Toronto, Paris, Amesterdão, Viena de Áustria, Helsínquia, Ulsteivik (Noruega) e Lund (Suécia) entre outras.

Futsal Feminino – Veiros continua imparável

A equipa feminina do Veiros, que disputa a Campeonato Distrital, continua imparável: desta vez recebeu a visita da Lusitânia de Lourosa B, jogo que terminou com o resultado de 6-2, favorável às locais.

As meninas do Veiros entraram melhor no jogo e abriram o marcador por intermédio de Ana Barbosa, aos quatro minutos. Três minutos depois, Vitória elevou a contagem, mas a Lusitânia tentava equilibrar a partida e viria a reduzir para a margem mínima, à passagem do minuto 15. No entanto, a primeira parte acabaria com a equipa da casa a vencer por 3-1, uma vez que Mafalda voltaria a dar ao Veiros a margem de dois golos de diferença.

Na segunda parte, A. Macedo marcou o 4-1 e Filipa marcou pouco depois. As jogadoras do Lusitânia não se deram por vencidas e lutaram por reduzir a diferença, mas foi ainda o Veiros a marcar, novamente por intermédio de Ana Barbosa.

Quase no final do jogo ainda houve um golo para a Lusitânia, que se bateu muito bem e proporcionou um bom espectáculo.

Jogo no Pavilhão Alfredo Mortágua e Silva, em Veiros
Árbitros – Joaquim Oliveira, Alexandre Costa e Valter Pinho
CCD Veiros – Vanessa, Ana Filipa (1), Marisa, Ana Barbosa (2), A. Macedo (1), Mónica, Rita Silva, Rita Araújo, Lita, Andrea, Mafalda (1) e Vitória (1). Treinador – Arminda Ruela.

Lusitânia “B” – Ana Pinheiro, Andreia, Diana Silva, Cindy, Juliana, Diana Gomes (1), Diana Pinto, Diana Costa, Vanessa Martins, Joana, Liliana e Lisa (1). Treinador – Renato Ribeiro.

Andebol Jovem – Saavedra empata, Arsenal goleia em Femininos

Na passada terça-feira continuou a disputar-se a Taça de Abertura (Iniciados, Femininos). O Saavedra Guedes defrontou o líder Académica de Espinho e o jogo terminou com um empate 20-20, com a equipa de Pardilhó a queixar-se de falta de desportivismo das suas adversárias. Com efeito, a dez minutos do final do jogo, as jovens atletas espinhenses abandonaram o jogo, decisão que pode vir a ser penalizada pela Associação de Andebol de Aveiro. O Arsenal de Canelas goleou o Salreu por 41-2.

Em Pardilhó, o Saavedra Guedes apresentou-se sem poder contar com a única guarda-redes do plantel, que não pôde jogar por motivos pessoais. Em seu lugar jogou a lateral direita Soraia, que rubricou uma excelente exibição mesmo se contou apenas com um treino de baliza.

Apesar da superioridade individual da Académica de Espinho, a verdade é que as atletas do Saavedra Guedes fizeram do colectivo o seu maior trunfo. Saliente-se, de qualquer forma, as exibições de Joana Dias (com dez golos marcados) e de Cátia Lopes (nove golos).

Quando o Saavedra parecia perto de ganhar o jogo, a Académica de Espinho optou por retirar-se da partida, justificando-se com a atitude do público e com a actuação dos árbitros Joana Valente e Sandro Gomes. A decisão pode custar a derrota na secretaria, mas terá de ser a Associação Distrital a pronunciar-se sobre o caso.

Pelo Saavedra Guedes jogaram: Soraia Portela, Catarina Silva, Ana Paiva, Cláudia Dias, Maria Ema Bastos, Cátia Lopes (9), Joana Dias (10), Sofia Ramos, Silviana Resende, Patrícia Soares, Beatriz Almeida (1) e Maria Rosário Silva.

A Académica de Espinho fez alinhar Inês Neves, Ana Pinhal, Mafalda Magalhães (8), Joana Guimarães, Inês Moleiro (6), Ana Monteiro, Catarina Pacheco, Rafaela Pereira, Cármen Vieira (2), Bibiana Alves (1), Liliana Rodrigues (1), Ana Varela e Ana Pereira (1).

Em Canelas, as meninas do Arsenal de Canelas voltaram a ganhar, desta vez com o A.C. Salreu. A equipa da casa aproveitou um jogo que se adivinhava fácil para rodar a equipa e jogar com atletas que são normalmente menos utilizadas. Para a história fica o resultado, muito desnivelado, de 41-2, Raquel a marcar nove golos, enquanto Tânia e Aracy marcaram oito.

Pelo Arsenal de Canelas alinharam: Rafaela Marques (GR); Catarina Martins, Rita Coelho (GR), Dayana, Joana Guiomar (3), Ana Augusta (1), Patricia (1), Sara Duarte (5), Rafaela Lima (3), Aracy (8), Tânia (8), Gisela (5), Leandra (4) e Raquel (9).


Infantis Femininos (1a Fase - Zona 3)

Quando faltam duas jornadas, para o final da Taça de Abertura (Infantis Femininos) o Arsenal de Canelas precisa de vencer apenas um desses jogos para se sagrar vencedor desta prova.

Classificação:
1º - Arsenal de Canelas, 17 pontos
2º - CP Valongo Vouga, 13 pontos
3º - AD Sanjoanense, 9 pontos
4º - Alavarium AC, 9 pontos
5º ACR Saavedra Guedes, 8 pontos

9ª Jornada
Alavarium – Sanjoanense
Valongo Vouga – Arsenal de Canelas

10ª Jornada
Arsenal de Canelas – Saavedra Guedes
AD Sanjoanense – Valongo do Vouga