sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Estarreja integra Cultrede

O concelho de Estarreja integra o projecto Cultrede, uma rede composta por 18 municípios e que pretende aumentar a oferta cultural de forma a abranger mais de 816 mil pessoas.

A iniciativa, anunciada no passado fim-de-semana, é liderada pelo município de Leiria. Embora os espectáculos que compõem o programa já se tenham iniciado em Setembro, só agora foi aprovado o financiamento comunitário de 1 milhão e 900 mil euros.

O projecto pretende promover o desenvolvimento cultural das comunidades e contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, através da descentralização, diversificação e qualificação da oferta cultural e artística. Cada concelho da rede indica cinco projectos para figurarem no catálogo conjunto. "São obrigatoriamente escolhidos dois, mas há concelhos em que os cinco nomes são aceites", adiantou Vítor Martelo, administrador da Cultideias, entidade que promove a Cultrede.

Numa primeira fase, o projecto contempla 97 espectáculos e actividades educativas, até 31 de Março. O segundo catálogo será lançado a partir de Abril do próximo ano até Dezembro e já integrará 250 espectáculos. O projecto termina em Agosto de 2011.

Além de Estarreja e de Leiria, a Cultrede integra os concelhos de Alcanena, Alcochete, Alijó, Castelo Branco, Figueira da Foz, Gouveia, Nisa, Oeiras, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Santiago do Cacém, Seia e Sesimbra.

Paços de Ferreira e Nelas também integram a rede e recebem programação em itinerância, mas com o estatuto de parceiros indirectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário