terça-feira, 29 de setembro de 2009

Está em coma Advogado baleado em Estarreja

O advogado que foi ontem baleado no seu escritório, encontra-se em estado de coma, em Coimbra. O advogado foi alvejado, alegadamente, pelo marido de uma cliente em processo de divórcio.

A vítima, de 51 anos, foi socorrida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM de Aveiro e transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra onde deu entrada em estado de coma, noticia a agência Lusa.

O caso aconteceu cerca das 12:00 horas no escritório do advogado localizado no centro da cidade de Estarreja. «Toda a gente ficou completamente em estado de choque», disse à Lusa, a advogada Marisa Macedo, que tem escritório na mesma rua onde aconteceu o incidente. O atacante já se terá entregue às autoridades. O caso está agora entregue à Polícia Judiciária de Aveiro.

Novo adro da capela do Roxico

Os arranjos exteriores da Capela de São Bartolomeu, no Roxico, Fermelã, vão ser hoje inaugurados, pelas 20h00. A autarquia reabilitou a zona, que agora está funcional e com uma imagem melhorada.

As obras de beneficiação criaram um espaço público e adro, com um espaço verde lateral, dignificando o conjunto e qualificando o Lugar. A intervenção incluiu a pavimentação da zona frontal e a criação de passeio, proporcionando aos peões mais conforto e segurança.

A intervenção, numa área de 800 m2, veio conferir ao espaço uma imagem urbana e moderna.

Internet wireless gratuita em Estarreja e Avanca

Quem passar pela Praça Francisco Barbosa, Parque do Antuã, Parque do Mato e Jardins da Casa Museu Egas Moniz e levar consigo o computador portátil, que suporte tecnologia wireless, já pode parar, sentar e aceder gratuitamente à internet sem fios.

Com um investimento de 4200,00 euros da Câmara Municipal, existem neste momento quatro pontos de Internet Wireless gratuita no concelho para munícipes e visitantes.
O projecto permitiu ainda a instalação de internet nas Piscinas Municipais de Estarreja e Avanca com a possibilidade de aceder à rede informática da Câmara Municipal e respectivas aplicações e funcionalidades.

Outra das mais-valias deste projecto, sendo também possível o acesso wireless à Internet dentro do edifício dos Paços do Concelho, permitirá a Vereadores e Elementos da Assembleia Municipal a utilização de computadores portáteis durante as Reuniões de Câmara e Assembleias Municipais.

Pólo da Biblioteca em Avanca abriu ontem

A Câmara Municipal de Estarreja inaugurou, em Avanca, o primeiro Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal. O Pólo de Avanca vai funcionar no Centro de Documentação Egas Moniz, junto à Casa-Museu.

Grande parte do espólio proveniente da antiga Biblioteca Calouste Gulbenkian é transferido para o pólo de leitura. Por outro lado, a autarquia pretende enriquecer o Fundo Local das novas estruturas. Este núcleo vai beneficiar das potencialidades do software da Rede de Bibliotecas, que possibilitará aos utentes de Avanca aceder ao espólio bibliográfico da Biblioteca Municipal de Estarreja e bibliotecas escolares.

Com esta nova valência pretende-se também dar mais vida à Casa-Museu e fruição à Quinta do Marinheiro, atrair outros públicos e centralizar aí as obras relacionadas com Egas Moniz, reforçando a sua divulgação, no momento em que se celebram os 60 anos da atribuição do Prémio Nobel.