quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cursos de Especialização Tecnológica em Estarreja

Estarreja é um dos concelhos onde vão decorrer Cursos de Especialização Tecnológica ministrados pela Universidade de Aveiro neste ano lectivo 2009/2010. A maioria dos 25 cursos programados desenrola-se em regime pós-laboral. As candidaturas são feitas através da internet e entre os dias 12 e 23 de Outubro. As aulas têm início marcado para 16 de Novembro.

A criação de oportunidades de formação para públicos diversos, com necessidades específicas, tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Universidade de Aveiro. Neste sentido, a oferta formativa desta instituição procura dar resposta aos desafios com que os indivíduos se deparam em termos profissionais, oferecendo alternativas válidas e reconhecidas internacionalmente.

Os cursos de especialização tecnológica são cursos pós-secundários não superiores que visam a aquisição do nível 4 de formação profissional.

Os planos de formação destes cursos estão direccionados para uma efectiva inserção profissional e para assegurar também o reconhecimento dessas aprendizagens para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior. Estes planos compreendem as componentes de formação geral e científica e de formação tecnológica, que perfazem cerca de 860 horas (aproximadamente um ano), complementada pela formação em contexto de trabalho (540horas, entre três a seis meses) a ser realizada em várias empresas da região.

Este ano lectivo, além de Estarreja, os outros concelhos onde vão decorrer os cursos são Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Sever do Vouga e Vagos.