sábado, 17 de outubro de 2009

Monólogos da Vagina sobe ao palco do Cine-Teatro

O Cine-Teatro de Estarreja apresenta esta noite (22:00 horas) a peça “Os Monólogos da Vagina”, escrita por Eve Ensler, em 1996, e interpretada por Ana Brito e Cunha, Guida Maria e São José Correia, com encenação de Isabel Medina. Trata-se de sucesso mundial, com apresentações em mais de 119 países e traduzida em mais de 45 línguas. Baseados em entrevistas realizadas pela autora a mais de 200 mulheres de todo o mundo e diversas realidades, a peça narra histórias do quotidiano feminino, revelando intimidades, vulnerabilidades, temores e vitórias próprias deste universo.

Com um título propositadamente irreverente, a peça pretende chamar a atenção para assuntos tão particulares como a violação, a menstruação, a mutilação, o prazer, as infidelidades conjugais ou as terapias de grupo.

Já protagonizada por actrizes como Jane Fonda, Whoopi Goldberg, Susan Sarandon, Oprah Winfrey ou Meryl Streep, estreou em Portugal em Outubro de 2000 com interpretação de Guida Maria e obteve um grande sucesso.

Este ano, Os Monólogos da Vagina estão de volta numa nova encenação de Isabel Medina e com Guida Maria, São José Correia e Ana Brito e Cunha a partilhar estas histórias ao mesmo tempo comoventes e divertidas.

Para amanhã, o Cine-Teatro de Estarreja tem previsto o regresso das Bandas em Concerto (cujo programa desta edição se estenderá com mais três concertos, sempre nos terceiros domingos dos meses de Novembro, Janeiro e Fevereiro).

A programação do Cine-Teatro tem ainda prevista a inauguração, a 24 de Outubro (Sáb.22h30) do conceito noitesduplas@cte, com a vinda de Legendary Tigerman em apresentação do novo álbum Femina, seguido de after-party no Bar CTE com o blues punk dos irlandeses The Bonnevilles e o dj set de Dj Rasef oriundo da Escócia.
A 30 de Outubro (Sex.24h), Paul da Silva inicia o ciclo de concertos OuTonalidades no Bar CTE que nos trará ao todo nove concertos até ao fim do ano. Muitos grupos, sobretudo de Espanha, que urge descobrir urgentemente no Bar CTE.

No último dia do mês de Outubro (Sáb.31Out.22h) toca em Estarreja um dos mais importantes pianistas do mundo, num concerto a não perder do Brad Melhdau Trio, como já foi anunciado pelo Notícias de Estarreja.

Marido ciumento começou a ser julgado

Um homem de 51 anos acusado de homicídio na forma tentada começou ontem a ser julgado no Tribunal de Estarreja. A vítima é a ex-mulher, que o arguido esfaqueou gravemente em plena rua, em Dezembro do ano passado.

E. Piedade, de 48 anos, empregada fabril, conseguiu resistir aos golpes da faca de 17 centímetros de lâmina, mas caiu por terra. Ainda assim, o agressor bateu com a cabeça da ex-mulher várias vezes no passeio. Quando tentava forçar a vítima a entrar no carro, foi impedido por populares que a socorreram das mãos do homem exaltado que aos gritos pedia “deixai-me matá-la”. F. Baptista, montador de isolamentos e actualmente em prisão preventiva, é acusado de maus tratos físicos e psíquicos “de modo persistente e reiterado”, gerando um ambiente familiar de “medo e terror” desde 2002.

Quando a mulher decidiu sair de casa, em 2008, determinada em pedir o divórcio, o arguido não aceitou o fim da relação da qual nasceram cinco filhos e tentou demovê-la por várias vezes, mas sem sucesso. Terão sido os ciúmes que o levaram a tentar tirar a vida a E. Piedade, em Dezembro do ano passado.

Perante o colectivo de juízes, o arguido negou os maus tratos, mesmo depois de confrontado com uma condenação com pena suspensa por violência doméstica em 2008. “É tudo mentira, são fantasias e injúrias”, afirmou o réu, acusando, por sua vez, a ex-mulher de agressões com facas e até ameaças de pistola.

O homem alegou que os “problemas” conjugais começaram quando E. Piedade “decidiu fazer dois abortos” e fez uma operação “sem autorização” para não ter mais filhos. Contou, ainda, episódios que o levaram a suspeitar de estar a ser traído, nomeadamente mensagens de telemóvel e preservativos que encontrou em casa, sendo que “nunca usavam” nas relações.

A presidente do colectivo determinou que o arguido seja submetido a perícia de avaliação de personalidade e perigosidade, bem como a exame que permita averiguar a eventual inimputabilidade.

Trepa Coqueiro organiza prova de BTT

A primeira edição da prova BTT Roabook Baixo Vouga - Estarreja - Albergaria vai ter lugar no dia 20 de Dezembro, com a responsabilidade da organização a caber ao Desportivo Trepa Coqueiro e ao BTT Albergaria. As inscrições têm como data limite o dia 13 de Dezembro e são limitadas a 150 participantes.

Para um percurso de dificuldade baixa / média de aproximadamente 45 quilómetros, os participantes concentram-se no Parque Municipal de Estarreja (junto as piscinas), embora o secretariado da prova seja na loja do estacionamento Câmara Municipal, entre as 7.00 horas e as 9.00 horas.

Está prevista a participação individual ou de dois elementos, com a partida a ser dada pelas 9.00 horas ao primeiro concorrente e depois de um em um minuto, com as equipas e serem intercaladas com participantes individuais.

O programa da prova prevê que os concorrentes possam tomar banho na Piscina Municipal, a partir das 11.00 horas, enquanto o almoço terá lugar na sede do GRES Trepa de Estarreja (no esteiro junto á estação da CP), a partir das 12.00 horas.

A inscrição, que inclui lembranças, seguro, roadbook, prancheta c/abraçadeiras de serrilha, dorsal, abastecimento, banhos, almoço e prémios para os primeiros classificados por equipas e individual) custa 15 Euros e podem ser feitas por telemóvel (963 834 150 e 916 318 876) ou pelos endereços de e-mail desportotrepa@gmail.com ou geral@bttalbergaria.com.