terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fernando Mendonça junta 600 pessoas em Avanca

O Pavilhão da Artística em Avanca recebeu na passada sexta-feira aquele que pode ser considerado o ponto mais alto da campanha de Fernando Mendonça, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Estarreja. Cerca de seis centenas de pessoas marcaram presença num jantar para apoiarem o homem que assumiu estar de “corpo e alma” numa longa caminhada que teve início em Janeiro deste ano. Foi a ocasião para a candidatura ”socialista apresentar “ideias que foram estudadas por especialistas e pensadas para Estarreja”.

Na ocasião, Fernando Mendonça que lamentou os aproveitamentos eleitoralistas feitos pela candidatura liderada por José Eduardo Matos e mostrou a sua indignação pela onda de “inaugurações de obras inacabadas que se andam a fazer”. O candidato socialista reafirmou a necessidade requalificação em termos urbanísticos e de criar factores de atractividade. Passou em revista todo o seu programa, com particular incidência nas indústrias criativas que é uma grande aposta, a par da indústria tradicional, explicando como dinamizar a indústria do cinema em Avanca, que já é “um dos pólos mais importantes de criação de desenhos animados do país”, ou explicando o que vai ser a Cidade do Carnaval, como factor de dinamização económica, social e cultural de Estarreja.
Fernando Mendonça sublinhou que é preciso estar “muito atento e actuante” à questão do TGV, no sentido da construção da estação a sul do concelho ser “uma oportunidade para o concelho se desenvolver de forma harmoniosa”.

O candidato explicou ainda o projecto do Rio Antuã e da lagoa a construir na área urbana do rio, que dará uma nova “paisagem, uma nova centralidade e um novo potencial ao concelho”.

Explicou ainda a criação de uma estrutura municipal de limpeza urbana e de jardinagem, que ficará responsável por toda a limpeza e arranjo de jardins do município e que terá a seu cargo a gestão de uma quinta pedagógica, vocacionada para as escolas, numa clara aposta na educação para a cidadania e formação dos mais pequenos.

“Não são ideias peregrinas nem megalómanas, antes foram estudadas por especialistas e pensadas para Estarreja”, referiu o candidato.

Pólo de Leitura em Pardilhó

A Câmara Municipal de Estarreja vai inaugurar esta tarde, pelas 17h30, o Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal, situado na Quinta do Resende, no primeiro andar da Extensão de Saúde, em Pardilhó.

O presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, procederá à inauguração oficial, que está incluída no programa comemorativo do 6º Aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja.

O programa comemorativo teve início com a inauguração do Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal em Avanca, no Centro de Documentação da Casa Museu Egas Moniz e prossegue durante toda a semana.

Para hoje (14h30) está ainda prevista a abertura da Exposição de Pintura de João Girão “O périplo do olhar” (patente ao público até 24 de Outubro), seguindo-se, às 15h00 a exibição do filme “Hotel para Cães” (uma comédia para todas as idades).
Amanhã, pelas 10h00, será a Hora do Conto com… José Eduardo Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, enquanto à tarde (14h30) é projectado o filme “Uma Noite no Museu 1” (outra comédia para todas as idades).

Na quinta-feira, dia 8 de Outubro terá lugar o atelier: “Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês” , com início marcado para as 11h30 e para as 14h30. Á noite (21h00) está previsto o lançamento do livro “Estarreja e Murtosa nas Memórias Paroquiais de 1758”, de Américo Oliveira e Filomeno Silva, com apresentação do Sacerdote Beneditino Geraldo José Coelho Dias, Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Na sexta-feira regressa a Hora do Conto com…, desta vez com João Alegria, Vereador da Educação, Acção Social, Cultura, Turismo e Ciência e terá lugar o lançamento do II Concurso Literário Infanto-Juvenil “Era uma vez na Biblioteca…”, com a entrega de prémios aos melhores leitores.

O programa só termina no sábado de manhã com um programa de Ciência Divertida.

Inicio do Ano Escutista em Avanca

O Agrupamento Exploradores 402, de Avanca, marcou para o próximo dia 17 de Outubro o início do ano escutista.

A primeira reunião tem lugar nesse dia, um sábado, às 10h00, estando prevista para mais tarde a participação na Eucaristia, marcada para as 16h30.

O agrupamento espera que os jovens exploradores estejam animados e promete boas surpresas para este ano.

Proprietários devem abater árvores em risco

Os proprietários de árvores que ameacem tombar sobre a Estrada Municipal 558 (Estarreja – Pardilhó) e que se encontram sinalizadas de R1 a R101 devem proceder ao seu abate até ao dia 15 de Outubro. A directiva, emitida pela Câmara Municipal insere-se no âmbito da aplicação do Regulamento Municipal de Recolha e Remoção de Resíduos, com o objectivo de zelar pela Protecção Civil de todos os transeuntes.

Caso os proprietários não procedam em conformidade até ao dia 15 de Outubro, ficam sujeitos à aplicação de sanções previstas Regulamento Municipal e a Câmara reserva-se o direito de proceder de imediato ao abate das árvores sinalizadas, sem mais avisos, zelando pela segurança pública.

Ginásio do antigo colégio já abriu

O ginásio do antigo Colégio de Estarreja, já entrou em funcionamento depois das obras de requalificação de que foi alvo, noticiou a Câmara Municipal no seu sítio de Internet. Este será mais um espaço disponível de apoio ao Desporto Municipal e à formação das camadas jovens, nomeadamente para o Agrupamento de Escolas de Estarreja, Escola Municipal de Desporto e colectividades.

As escolas podem optar por este recinto para a realização de actividades de educação física. Para além de servir o Agrupamento de Escolas de Estarreja, o novo ginásio poderá receber alguma da actividade do Pavilhão Municipal, nomeadamente actividades de ginástica de grupo.

O espaço está preparado para a prática de diversas modalidades como ginástica, badminton, andebol, karaté, artes marciais e minibasquetebol. O equipamento vai receber diariamente os treinos de minibasquetebol, do projecto desenvolvido em parceria pela Escola Municipal de Desporto, CDE e Associação de Basquetebol de Aveiro. Os treinos decorrem de segunda a sexta, entre as 17h45 e as 19h45, divididos em diferentes escalões, para crianças e jovens entre os 5 e os 14 anos. Os interessados devem comparecer nesses horários no Ginásio do Antigo Colégio.

Conforme referiu o vereador responsável pelo Pelouro do Desporto, Abílio Silveira, “este foi durante largos anos o único ginásio/pavilhão existente no Concelho de Estarreja, encontrando-se ao abandono há longa data”. A autarquia decidiu rentabilizar o equipamento através de uma empreitada foi consignada em Julho e que representa um investimento de 65 mil euros.

Com uma dimensão de 20X10 metros, o ginásio tem dois balneários de apoio e respectivos serviços de apoio e sanitários. A colocação de painéis solares vai permitir o aquecimento das águas sanitárias (chuveiros).