domingo, 4 de outubro de 2009

Aniversário da canonização de Nuno Álvares

A Fraternidade de Nuno Alvares, que tem um núcleo em Avanca, está a preparar a celebração do primeiro aniversário da canonização de S. Nuno de Santa Maria.

Trata-se de uma celebração nacional, anunciada para o dia 25 de Abril de 2010, em Cernache do Bonjardim.

A celebração será presidida por D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

Andebol - Estarreja AC perde com o FC Gaia

O Estarreja AC perdeu ontem com o FC Gaia por 27-34, em jogo a contar para o campeonato da III Divisão de andebol.

Foi um jogo onde ficou notória uma enorme vontade de vencer por parte das duas equipas, mas o Gaia superou a equipa do Estarreja que é nova nesta divisão. O FC Gaia começou melhor e aos cinco minutos já vencia por 4-1, mas a equipa da casa marcou cinco golos de seguida e virou o resultado. Depois, os gaienses assentaram o jogo e foram conquistando uma vantagem que já era de 19-15 à passagem da meia-hora de jogo.

Na segunda parte, o Estarreja AC não conseguiu aproximar-se. A equipa do FC Gaia limitou-se a gerir o esforço e resultado acabou em 27-34, para os visitantes.

Peça infantil hoje no Cine-Teatro

O Cine-Teatro de Estarreja apresenta hoje, domingo, um programa dedicado às crianças dos um aos cinco / seis anos, com a peça de marionetas À Procura do Ó-Ó Perdido, pela Lua Cheia Teatro para Todos, com texto e encenação de Pascal Sanvic.

Trata-se de uma história de um bebé que adormece no pequeno jardim no meio da praça. Durante o sono, um passarinho apodera-se do seu ó-ó branco e macio e leva-o para longe no céu. Quando acorda, o bebé não fica nada contente. Propõem-lhe outros ó-ós, mas um ó-ó não se substitui. Com a ajuda do ar, da água, do fogo e do contador de histórias, o bebé, depois de várias aventuras, reencontra o seu precioso bocadinho de tecido sobre a ilha Ó-ó que as crianças descobrem à saída do espectáculo.
De acordo com os críticos, trata-se de “uma obra e um espectáculo que vivamente se recomenda”.

No próximo fim-de-semana é a vez dos A Par d’Ilhós festejarem o aniversário, com os seus convidados especiais Toques do Caramulo a juntarem-se à festa.

O programa do Cine-Teatro prevê também a passagem por Estarreja da tournée Monólogos da Vagina (17Out.22h). A 24 de Outubro (Sáb.22h30) inaugura-se o conceito noitesduplas@cte, com a vinda de Legendary Tigerman em apresentação do novo álbum Femina, seguido de after-party no Bar CTE com o blues punk dos irlandeses The Bonnevilles e o dj set de Dj Rasef oriundo da Escócia.

A 30 de Outubro (Sex.24h), Paul da Silva inicia o ciclo de concertos OuTonalidades no Bar CTE que nos trará ao todo nove concertos até ao fim do ano. Muitos grupos, sobretudo da vizinha Espanha, que urge descobrir urgentemente no Bar CTE.

No último dia do mês de Outubro (Sáb.31Out.22h) toca em Estarreja um dos mais importantes pianistas do mundo, num concerto a não perder do Brad Melhdau Trio.