sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Banda Potemkim apresenta-se em Estarreja

Esta noite (23:30 horas), o Cine-Teatro de Estarreja acolhe um espectáculo da Banda Potemkim, de Espanha, que promete uma festa com doses concentradas de ritmo.
Talvez por causa do nome que nos leva à Rússia de 1917 ou pelo feito de que a Banda Potemkin ser uma big-band explosiva nascida num estaleiro entre o cheiro da gasolina e o ruído dum gerador. Eles definem-se como um novo projecto musical, que rola na forma de barco todo terreno, onde a tripulação é o valor mais importante com que conta. Este barco sulca os mares musicais desafiando a trovoada com juramentos em balcânico e afrocaribenho.

Amanhã, sábado, pelas 22:00 horas, o palco do Cine-Teatro de Estarreja vai encher-se de música e danças ciganas do mundo com o espectáculo Gadjé.
Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.»

Depois de nos três últimos fins-de-semana ter tido casa cheia, com os Monólogos da Vagina, com o Legendary Tigerman, e por último com o Brad Melhdau Trio, o Cine-Teatro prevê manter a afluência de público com estas duas novas propostas.

Para a próxima semana (sex.13Nov.21:30 horas) está prevista a peça de teatro brasileiro Humor a Vapor, com a actriz Bia Nunnes, que pretende prestar homenagem ao teatro de comédia, cuja maior influência chegou ao Brasil através do teatro português. No dia seguinte (sáb.14Nov.22:00 horas) actua o guitarrista fingerstyle Andy McKee, um fenómeno a comprovar depois do sucesso alcançado nos vídeos do youtube.

De 17 a 21 de Novembro decorre mais uma edição do EstarreJazz – Festival de Jazz, cujos pontos altos serão a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos, num concerto de homenagem a Count Basie, e no sábado (21Nov.21h30) o duo Carlos Bica – João Paulo Esteves da Silva. No Bar CTE decorre nessa sexta-feira e sábado, o after-hours do Festival, com actuações de bandas do OuTonalidades’09.

Debate sobre “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”

A Câmara Municipal de Estarreja, em colaboração com as autarquias da Murtosa e Ovar e a Universidade de Aveiro (UA) promove hoje, no Auditório da Reitoria da Universidade e Aveiro, a Conferência “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”.

Este evento desenvolve-se no âmbito do Projecto “Cicloria” e visa promover a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento e promoção da mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal. A iniciativa decorre num momento em que o Parlamento Europeu dedica uma crescente atenção ao tema do Turismo e Lazer Ciclável.

O conceito de turismo ciclável tem vindo a desenvolver-se de uma forma organizada e
sistemática em vários países, designadamente Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido e Espanha, com impactos significativos do ponto de vista económico, social e ambiental. Trata-se de uma actividade que mobiliza visitantes/turistas que se deslocam de bicicleta, em férias ou em lazer, planeada de forma independente ou fazendo parte de viagens organizadas e que pode incluir o uso de outros serviços de transporte e um tipo de alojamento formal ou informal.

Um estudo recente da União Europeia sobre o impacto económico do turismo ciclável a
nível europeu, conclui que o peso do turismo ciclável atinge, actualmente, cerca de 2,8 biliões de viagens/ano, 26 milhões de viagens de turismo e representa um valor de cerca de 54 biliões de euros/ano. O mesmo estudo estima que o valor da Rede Europeia de Ciclovias (constituída por cerca de 12 eixos transcontinentais e totalizando 66.000 quilómetros, 75% já construídos) – atinja já cerca de 12.5 milhões de viajantes, com um impacto económico de cerca de 4.4 biliões de euros.

Recentemente, o Governo português aprovou o Projecto Cicloria, um investimento de um milhão de euros numa iniciativa promovida pelas autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e pela Universidade de Aveiro, e que visa a criação das condições de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável, com motivação de lazer e turismo na região da Ria de Aveiro.

Biblioteca de Estarreja com programação diversificada

A Biblioteca Municipal de Estarreja tem abertas as inscrições para várias actividades de animação infanto-juvenil que irão decorrer até Junho do próximo ano. A instituição procura desta forma consolidar o papel de espaço lúdico e formativo com uma programação diversificada, motivante e exigente, orientada e executada por agentes educativos especializados, de modo a promover actividades de natureza interdisciplinar e multicultural.

Entre as actividades programadas contam-se ateliês de animação infanto-juvenil (atelier de fantoches de dedo, atelier de trapos e atelier dos sabores), actividades de expressão plástica em tela e actividades de expressão plástica em tela para maiores de 55 anos.

A Biblioteca Municipal tem ainda um Espaço de Estudo, em que presta apoio aos trabalhos de grupo/individual e um programa de itinerância da Biblioteca nos jardins-de-infância, que leva os livros às escolas do concelho, às segundas-feiras.

Eco-Parque acolhe nova empresa

A Alimentos CampoAmor, Sociedade Unipessoal, Lda foi constituída recentemente com sede social no município de Estarreja e será instalada no Eco-Parque Empresarial de Estarreja. Com sede social em Estarreja, a empresa prevê um investimento inicial de 182 mil euros e a criação de 12 a 14 postos de trabalho.

A Câmara e a empresa assinaram o contrato-promessa para aquisição de um lote de 2.250 m2 e dentro de um ano estará a funcionar no parque gerido pela autarquia estarrejense.

A Alimentos CampoAmor vai-se dedicar à fabricação, produção e transformação de vários tipos de queijos e derivados lácteos, petiscos nacionais e internacionais, aperitivos, compotas, pastelaria e padaria.

Para além da área de produção, a futura unidade terá uma loja de venda directa ao público. A empresária espera vir a “ter uma boa aceitação a nível local e nacional”.

Segundo comunicado da autarquia, “trata-se de uma empresa resultante de empreendedorismo familiar e dirigida para a área de produção alimentar e catering, nas áreas de petiscos, pastelaria e padaria.

Jornal "O Concelho de Estarreja" no Arquivo Municipal

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o protocolo que visa o depósito da colecção de jornais do “O Concelho de Estarreja” no Arquivo Municipal. Segundo o vereador do Pelouro da Educação e Cultura, João Alegria, “após contactos com os responsáveis do Jornal, foi acordado encetar o trabalho de conservação e divulgação da sua vasta Colecção de Jornais, cujo início remonta a um de Outubro de 1901”.

De acordo com o protocolo, os proprietários do jornal centenário, herdeiros de Domingas Cândida de Matos e Sousa Mota, entregam toda a colecção de jornais, a título de depósito, por um período de 30 anos, eventualmente renovável por igual prazo, para tratamento arquivístico, digitalização, divulgação e conservação.

Do tratamento arquivístico consta a limpeza mecânica, ordenação, numeração, recenseamento e descrição arquivística, consoante as normas arquivísticas em vigor e sua acomodação em unidades de instalação apropriadas à tipologia dos documentos.

O trabalho de estudo, conservação, divulgação e promoção do riquíssimo património cultural concelhio é um instrumento de fundamental importância para a Comunidade Estarrejense. Através do conhecimento da sua história, mais se identifica e valoriza, e, melhor prepara o seu futuro.

Esse esforço tem sido visível na conservação dos monumentos de interesse público, na promoção dos autores locais e na publicação de temas da nossa história e cultura local, de que a Revista “Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” – cuja edição nº3 será lançada em 14 do corrente, na comemoração dos 490 anos do Foral de Antuã – representa um bom exemplo deste envolvimento colectivo e da inovação da Câmara na preservação das nossas raízes.

Futsal feminino – Saavedra Guedes goleia Stº André

O Saavedra Guedes goleou a ADC Freguesias Stº André – Vagos por 7-0 em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Feminino de Futsal. Após duas jornadas sem vencer, a equipa de Pardilhó regressou assim às vitórias.

O resultado começou a ser construído na primeira pare, com Dani a inaugurar o marcado para Paula e Aninha marcarem de seguida.

Na segunda metade, o Saavedra marcou mais quatro golos, com Aninha em grande destaque, uma vez que marcou por três vezes, enquanto Cláudia completou o marcador.