sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Jornal "O Concelho de Estarreja" no Arquivo Municipal

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o protocolo que visa o depósito da colecção de jornais do “O Concelho de Estarreja” no Arquivo Municipal. Segundo o vereador do Pelouro da Educação e Cultura, João Alegria, “após contactos com os responsáveis do Jornal, foi acordado encetar o trabalho de conservação e divulgação da sua vasta Colecção de Jornais, cujo início remonta a um de Outubro de 1901”.

De acordo com o protocolo, os proprietários do jornal centenário, herdeiros de Domingas Cândida de Matos e Sousa Mota, entregam toda a colecção de jornais, a título de depósito, por um período de 30 anos, eventualmente renovável por igual prazo, para tratamento arquivístico, digitalização, divulgação e conservação.

Do tratamento arquivístico consta a limpeza mecânica, ordenação, numeração, recenseamento e descrição arquivística, consoante as normas arquivísticas em vigor e sua acomodação em unidades de instalação apropriadas à tipologia dos documentos.

O trabalho de estudo, conservação, divulgação e promoção do riquíssimo património cultural concelhio é um instrumento de fundamental importância para a Comunidade Estarrejense. Através do conhecimento da sua história, mais se identifica e valoriza, e, melhor prepara o seu futuro.

Esse esforço tem sido visível na conservação dos monumentos de interesse público, na promoção dos autores locais e na publicação de temas da nossa história e cultura local, de que a Revista “Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” – cuja edição nº3 será lançada em 14 do corrente, na comemoração dos 490 anos do Foral de Antuã – representa um bom exemplo deste envolvimento colectivo e da inovação da Câmara na preservação das nossas raízes.

Sem comentários:

Enviar um comentário