sábado, 21 de novembro de 2009

Cavaco não fala do processo Face Oculta

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, que visitou esta tarde o concelho de Estarreja, lembrou que está "como que impedido" pelo princípio da separação de poderes de falar em público sobre processos judiciais, podendo qualquer comentário ser entendido como uma interferência. Cavaco Silva voltou a lembrar que o Presidente da República "não deve falar em público sobre processos judiciais em curso".

"Nos termos da Constituição e da lei essas competências estão atribuídas aos órgãos judiciais, os quais gozam de independência e de autonomia e se eu me pronunciasse ou comentasse esses processos podia ser acusado de estar a tentar interferir no seu desenvolvimento", sustentou, em declarações aos jornalistas em Estarreja, no final de uma visita à fábrica da Tensai Portugal, no âmbito do segundo dia do roteiro pelas comunidades inovadoras.

Durante a visita, o Presidente da República defendeu que será através de factores "que estão além dos salários baixos", como inovação e qualidade, que Portugal poderá vencer a concorrência e aumentar a quota de exportações.

"Aquilo que interessa sublinhar é a vontade de inovar, de encontrar factores complexos de competitividade que estão para além dos salários baixos. É por essa forma, pela inovação, pela investigação, pela qualidade que nós conseguiremos aumentar o valor acrescentado nacional e enfrentar com sucesso a concorrência de outros países", defendeu.

O Presidente da República voltou a falar das dificuldades que o país atravessa, nomeadamente os números elevados do desemprego e de endividamento externo, insistindo que, para alterar a situação, é preciso apostar nas exportações.

Cine-Teatro celebra José Afonso

Na próxima quinta-feira, o Cine-Teatro de Estarreja vai apresentar um espectáculo de dança contemporânea comemorativo do 80º aniversário do nascimento de José Afonso. O espectáculo Dançando Zeca porá em ressonância o hip-hop, a encenação contemporânea, as artes de rua e a música de José Afonso, além de ser um momento de encontro entre França e Portugal, permitindo a partilha de duas visões da dança e favorecendo o sempre frutuoso intercâmbio cultural.

O trabalho é realizado com base na vida e obra de José Afonso e é levado a cabo por Alcides Valente, na qualidade de coreógrafo e por dois bailarinos franceses que serão também assistentes da coreografia. Serão feitas audições a bailarinos portugueses de modo a encontrar quatro ou cinco que integrem o projecto a desenvolver colectivamente. Haverá ainda master classes técnicas e artísticas abertas ao público e aos estudantes e professores de música da região de Aveiro.

O resultado final, que constituirá a primeira parte de um projecto maior intitulado Água Salgada, será apresentado sob a forma de espectáculo em vários espaços, entre os quais o Cine-Teatro de Estarreja.

No dia seguinte (sexta-feira, 23:30 horas) os espanhóis do Lamatumbá sobem ao palco do Cine-Teatro, no âmbito do festival Outonalidades. Lamatumbá oferece ao espectador quase duas horas de festa. Ao ritmo do ska, funky, merengue ou da cumbia, nenhum pé pode ficar pregado ao chão em todos os espaços aos quais a banda possa levar a sua furgoneta. Lamatumbá ataca de novo com o seu arsenal de ritmos repleto de munição sonora.

No sábado (21:30 horas), é levada a cena a revista … E Porque não te ris?, com Carlos Areia, Paulo Patrício e Cristina Areia, num espectáculo de beneficiência da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo.

PDM de Estarreja disponível on-line

Uma proposta de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) de Estarreja vai estar disponível on-line durante o período de discussão pública do documento, que arranca na próxima segunda-feira, dia 23 de Novembro.

A proposta de alteração ao PDM de Estarreja vai estar disponível no site da autarquia durante 30 dias e tem como objectivo promover a discussão sobre o documento, por parte dos habitantes da localidade.

Além deste documento, foram disponibilizados no site da Câmara Municipal o Relatório de Fundamentação de Isenção de Análise Ambiental Estratégica (AAE), e a Acta da Conferência de Serviços realizada a 9 de Outubro.

Presidente da República visita Estarreja

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, estará hoje no distrito de Aveiro, onde irá visitar os Concelhos de Estarreja e da Murtosa. Segundo fonte oficial de Belém, "o Presidente pretende sublinhar um número de casos com raiz local para mostrar ao país e servir de exemplo de que é possível fazer coisas".

Esta deslocação inaugura um novo tipo de roteiros - os de abordagem territorial, segundo fonte oficial. Outras seis regiões no continente já foram identificadas como podendo vir a acolher o roteiro das comunidades locais inovadoras, "o que não significa que se visitarão todas". Sendo a Murtosa um dos concelhos mais pobres, com 82% da sua área em reserva ecológica ou na rede natura, foi destacado o papel que as autoridades estão a fazer no campo da educação ambiental.

Na Murtosa o programa da visita inicia-se às 9h30, na Ribeira de Pardelhas, com a apresentação do Projecto “Murtosa Ciclável”. Uma hora mais tarde, tem lugar uma sessão de boas-vindas na Escola Padre António Morais da Fonseca.

Às 12h00, Aníbal Cavaco Silva vai visitar as instalações da Aquacria, nas Quintas do Norte.

Da parte da tarde, pelas 15h, o Presidente da República irá visitar a unidade fabril da Empresa Tensai. O programa da Visita de Cavaco Silva a Estarreja inclui a assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Universidade de Aveiro para a criação da Incubadora de Empresas. O roteiro terminará com uma visita pelo ECOPARQUE Estarreja e uma sessão de encerramento oficial de "Reconhecimento do Mérito dos Agentes Inovadores", no fim da tarde.

Quatro feridos em colisão com veículo de transporte de gás

A colisão, na tarde de terça-feira, entre três automóveis ligeiros e um pesado que transportava garrafas de gás provocou quatro feridos. O sinistro ocorreu às 17.15, na variante que liga Estarreja à Murtosa. O condutor do pesado, que foi desencarcerado, sofreu ferimentos graves e outras três pessoas ferimentos ligeiros.

Natação - Atletas do CDE em bom plano

Os atletas do Clube Desportivo Estarreja estiveram em bom plano e contribuíram para que a Associação de Natação de Aveiro tenha conseguido o melhor resultado de sempre no Torneio Inter-Associações de Juvenis, disputado no passado sábado, 14 de Novembro, na Mealhada. A selecção distrital da categoria alcançou o 3º lugar do pódio entre as cinco selecções presentes (Aveiro, Coimbra, Leiria, Minho e Norte de Portugal).

O torneio proporcionou a reunião dos melhores atletas dos clubes da ANA, neste escalão, numa jornada de trabalho que começou de manhã, com um treino de conjunto, e continuou à tarde, com a competição propriamente dita.

Os atletas do Clube Desportivo de Estarreja que integraram a Selecção Regional estiveram em bom nível, tendo conseguido melhorar os seus tempos em algumas das provas. De destacar a boa prestação de Rosa Oliveira nos 100 metros Bruços que, prova em que alcançou um novo recorde pessoal com o tempo de 1:23.26. João Santos melhorou também nos 100 metros Costas, fazendo 1:05.50, e subiu ao pódio em 3º lugar na estafeta de 4x100 estilos, prova em que fez o primeiro percurso com o tempo de 1:05.95.

Classificação geral por selecções:
1º - Associação de Natação do Norte de Portugal – 560 Pts
2º - Associação de Natação de Leiria
3º - Associação de Natação de Aveiro
4º - Associação de Natação do Minho
5º - Associação de Natação de Coimbra

Ovar: Violência envolve jovem de Avanca

Pelo menos um jovem oriundo da freguesia de Avanca foi identificado pela PSP no decurso de uma sessão de pancadaria que envolveu mais de três dezenas de indivíduos à entrada de uma discoteca, no centro de Ovar.

Tudo terá principiado cerca das 4.30 horas da manhã quando o porteiro da discoteca não permitiu a um cliente o acesso ao interior. O homem começou a provocar diversos distúrbios com outros clientes que foram chegando e a situação agravou-se ao ponto dos proprietários da discoteca serem obrigados a chamar a polícia.

Segundo noticia o Diário de Aveiro, a violência física obrigou à intervenção do INEM, mas foi quando a ambulância chegou que o cenário descambou completamente, com mais de trinta indivíduos, supostamente alcoolizados, a envolverem-se numa verdadeira batalha campal.
Para fazer face à situação, a PSP de Ovar viu-se obrigada a pedir o apoio das esquadras da PSP de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e ao quartel de Ovar da GNR.

Do incidente resultaram quatro feridos que apresentavam diversas escoriações, um dos quais agente da autoridade que se encontra agora de baixa médica.

Além do indivíduo oriundo de Avanca, a PSP identificou ainda dois outros indivíduos de Válega, Ovar, e o proprietário do estabelecimento.

Futsal Feminino - Veiros e Saavedra Guedes qualificados

Disputou-se no fim-de-semana a Primeira Eliminatória da Taça Distrital Feminina de Futsal, competição em que as equipas do concelho de Estarreja estiveram em bom plano, especialmente as meninas no Veiros que golearam o São João de Vêr e as do Saavedra Guedes, que ganharam às suas vizinhas da Póvoa de Baixo. Pena que o sorteio tenha ditado este confronto que leva à eliminação precoce de uma das equipas de Estarreja.

Em Veiros, Ana Babosa e Mafalda, com quatro golos cada, comandaram a equipa local a uma vitória folgada: 12-0 frente ao S. João de Vêr, que pela primeira vez entravam nesta prova e que sentiu grandes dificuldades perante adversárias mais experientes.

As locais colocaram-se em vantagem logo aos quatro minutos, através de um golo de Mafalda. Ana Barbosa, Ana Filipa e A. Macedo também marcaram na primeira parte e chegou-se ao intervalo com a equipa do Saavedra Guedes a vencer por 4-0.
A segunda parte foi mais desnivelada e a equipa local ampliou facilmente a contagem atingindo um resultado dilatado que as coloca na segunda eliminatória, onde vão defrontar o Castelões.

Pavilhão Alfredo Mortágua e Silva, em Veiros.
Árbitros: Árbitros – Custódio Sá, Bruno Sá e Rui Capela
Veiros – Vanessa, Rita Araújo, Ana Filipa (1), A. Macedo (1), Ana Barbosa (4), Vitória (1), Marisa, Mafalda (4), Rita Silva, Mónica (1) e Andrea. Treinador – Arminda Ruela
S. João Ver – Maria Leite, Vânia, Anabela, Mónica Soares, Gisela, Joana, Jordana, Sara, Andreia e Marta. Treinador – Francisco Silva

Na Póvoa de Baixo, a AMUPB não foi capaz de contrariar o maior poderio da formação do Saavedra Guedes e foi derrotada por 1-5.

A equipa da casa até foi a primeira a marcar, inaugurando o marcador aos cinco minutos, mas o Saavedra Guedes reagiu bem, precisando apenas de três minutos e meio para dar a volta ao marcador. Xana e Tixa marcaram e chegou-se ao intervalo com o resultado em 1-2.

Na segunda parte as jogadoras de Pardilhó entraram mais determinadas e chegaram naturalmente à goleada, obtendo um resultado favorável de 1-5, com os outros golos a serem marcados por Dani, Cris e Xana, que voltou a marcar.
Nos quartos de final o Saavedra Guedes irá defrontar a equipa da CRECOR, de Cortegaça.

Na Póvoa de Baixo, as equipas alinharam:
AMUPB – Tânia (GR), Anita, Ana Rebelo, Ariana, Andreia. Treinador – Joaquim Neno.
Saavedra Guedes – Daniela (GR), Xana, Paula, Marlene e Patrícia. Jogaram ainda: Cláudia, Tixa, Cris, Aninha, Sandra e Dani. Não utilizada: Miliza (GR). Treinador – José Agostinho.

Resultados:
Crecor, 16 – Esmoriz, 1
Novasemente, 8 – ACD Gião, 1
Lusitânia, 3 – PARC, 0
FUtsal Lourosa, 5 – Villa Cesari, 6
Vilamaiorense, 6 – Barrô, 0
ADREP, 2 – Ossela, 4
VEIROS, 12 – S. João, Ver, 0
ADCF Santo André, 1 – Castelões, 4
AMUPB, 1 – Saavedra Guedes, 5

2ª Eliminatória – 27 de Dezembro de 2009
Saavedra Guedes – Crecor
Novasemente – Vilamaiorense
GCR Ossela – Lusitânia FC
SP Castelões – CCD Veiros
Isento – Villa Cesari

Andebol – Avanca cai de pé na Madeira

Prosseguiram no passado fim-de-semana, as provas nacionais de Andebol, com destaque para os jogos referentes aos 16 avos-de-final da Taça de Portugal (Seniores masculinos), competição em que o Avanca, única equipa do concelho de Estarreja ainda em prova, foi eliminada pelo Marítimo.

O jogo disputou-se em Santo António (Madeira) e a equipa da casa confirmou o seu favoritismo. Com uma melhor postura, tanto defensiva como atacante, aos poucos, a equipa do Marítimo adiantou-se no marcador e, ao intervalo, já vencia por 17-9. No segundo tempo, a equipa do Avanca ainda tentou equilibrar a partida e chegou a reduzir a vantagem de oito para seis bolas. Mas seriam, novamente, os insulares que voltaram a estar melhor que o adversário e ampliaram a diferença.

No final, vitória justa do Marítimo, por 11 bolas de vantagem, com a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, marcados para 01 de Dezembro. O sorteio dos jogos já foi realizados tendo ditado os seguintes confrontos:

Madeira SAD - CA Leça
Xico Andebol/ Évora* - GC Santo Tirso
Liberty Seguros/S. Bernardo AC - AD Maria Balaio
Académica São Mamede - SC Horta
C. Vela Tavira - Sporting CP
S Paio Oleiros - Ginásio C Sul
Vitória Setúbal / Benfica* - FC Porto
Modicus - CS Maritimo

*Os 1/16 final concluem-se no dia 22 de Novembro, com os jogos Xico Andebol - Évora AC (17h) e Vitória Setúbal - SL Benfica (20h00).

Futebol - Avanca perde em Milheirós de Poiares

O Avanca não foi feliz na sua deslocação a Milheirós de Poiares e perdeu (1-2) com o Milheiroense em jogo a contar para a oitava jornada da Série C do Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão. Ao intervalo, a equipa do Avanca já perdia por 1-0, com golo de Machadinho. Tiago Ribeiro elevou a contagem na segunda parte, antes de Carlos Pasquina reduzir e estabelecer o resultado final, aos 82 minutos.

Com esta derrota, a equipa orientada por Jorge Neves desceu para o quarto lugar da classificação, sendo ultrapassada pelo S. João de Vêr. O jogo Oliveira do Douro – Candal foi adiado devido ao nevoeiro. Na próxima jornada, o Avanca recebe a visita do Oliveira do Douro.

Ficha de jogo:
Estádio: Complexo Desportivo do Milheiroense, cerca de 400 espectadores
Equipa de arbitragem: Miguel Vieira, auxiliado por Nelson Rocha e Paulo Mesquita, da Associacao de Futebol do Porto.
Milheiroense – Armando, Joao Ribeiro ( Capela 80’), Tiago, Rui Jorge, Tiago Ribeiro, Rui Pinho (cap), Quim Pedro, Zé Paulo, Carlos Daniel ( Ivo aos 71’) , Amilcar ( Castro aos 90’) e Machadinho. Treinador: Acácio Figueiredo
Avanca – Rui Marcos, Jonathan , Fabio Silva, Jaime, Leandro, Filipe, Pires ( Miguel Ângelo aos 79’), Luis Pinto, Sergio Pirata, Caldas ( Cerqueira aos 79’), Carlos Pasquina (cap). Treinador: Jorge Neves
Disciplina: Amarelo para Jaime 32’, Leandro 10’, Luis Pinto 53’, Caldas 41’, João Ribeiro 36’, Armando 90’.
Golos: Machadinho, 16’ e Tiago Ribeiro, 73’ / Carlos Pasquina, 82’.

8ª Jornada – Resultados

Coimbrões, 1 – Cinfães, 1
Penalva, 1 – Sanjoanense, 1
S. João Ver, 3 – Cesarense, 1
Sp. Mêda, 0 – Fiães, 1
Milheiroense, 2 – Avanca, 1
Oliv. Douro – Candal (adiado)

Classificação
1. Coimbrões, 16 pontos
2. S. João Ver, 15 pontos
3. Candal, 14 pontos (menos um jogo)
4. Avanca e Fiães, 13 pontos
6. Cesarense, 11 pontos
7. Penalva do Castelo, Oliveira do Douro (menos um jogo) e Cinfães, 10 pontos
10. Milheiroense, 8 pontos
11. Sanjoanense, 5 pontos
12. Sp. Mêda, 3 pontos

Próxima Jornada (06.dez)
Coimbrões – Penalva do Castelo
Sanjoanense – S. João Ver
FC Cesarense – Sp. Mêda
Fiães – Milheiroense
Avanca – Oliveira Douro
Cinfães – Candal

Futebol – CDE goleia ARCO

Após duas derrotas consecutivas, o Clube Desportivo de Estarreja regressou às vitórias no Campeonato Distrital de futebol com uma goleada de 5-1 sobre o ARCO. A vitória permitiu à equipa subir na classificação, uma vez que beneficiou das derrotas do Valecambrense e do São Roque. O CDE está agora no quarto lugar, a oito pontos do Sp. Bustelo, que é líder.

Os resultados da décima jornada ficam também marcados pela vitória do Gafanha, que ganhou em Águeda por 9-0, tirando partido de ter defrontado uma equipa em profunda crise e composta por juniores que haviam jogado já no dia anterior.

Na próxima jornada o CDE desloca-se a Cucujães para jogar com o Atlético local, equipa que após um mau início de campeonato regista agora três vitórias nas últimas quatro rondas.

10ª Jornada - Resultados
Rec. Águeda, 0 – Gafanha, 9
LAAC, 1 – At. Cucujães, 2
Estarreja, 5 – ARCO, 1
ADC Lobão, 1 – Mourisquens, 0
U. Lamas, 1 – São Roque, 0
Bustelo, 4 – Paços Brandão, 1
Sp. Paivense, 0 – Alba, 1
Pessegueirense, 2 – Valecambrens, 0
Sanguedo, 1 – Fermentelos, 0

Classificação
1. Sp. Bustelo, 26 pontos
2. Gafanha, 24 pontos
3. Alba, 22 pontos
4. C.D. Estarreja, 18 pontos
5. São Roque e Valecambrense, 17 pontos
7. Pessegueirense, 15 pontos
8. Mourisquense e Un. Lamas, 14 pontos
10. Sanguedo, 13 pontos
11. Rec. Águeda, 11 pontos
12. At. Cucujães e Paços Brandão, 10 pontos
14. Sp. Paivense e ADC Lobão, 9 pontos
16. LAAC, 8 pontos
17. Fermentelos, 6 pontos
18. ARCO, 4 pontos

Próxima Jornada (22.nov)
Rec. Águeda – LAAC
At. Cucujães – CD Estarreja
ARCO – ADC Lobão
Mourisquense – Un. Lamas
São Roque – Sp. Bustelo
Paços Brandão – Sp. Paivense
Alba – Pessegueirense
Valecambrense – Sanguedo
Gafanha – Fermentelos