terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filmes do Cine-Clube de Avanca exibidos na Grécia

O Festival “Avanca’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, acaba de ser agraciado com um tributo pelo seu homólogo “Platformavideo 9 – International Film Festival”, de Atenas, Grécia, que irá decorrer entre 3 e 6 de Dezembro próximo na capital grega.

O Cine Clube de Avanca vai ali exibir 14 curtas-metragens portuguesas de animação, que na sua maioria estrearam neste festival português e que posteriormente foram premiadas em diversas competições nacionais e internacionais.

Filmes de Vítor Lopes, Xavier Almeida, Clídio Nóbio, Joana Toste, Alex Gozblau e João Fazenda, André Marques e Carlos Silva, António Osório e Carlos Cruz vão ser exibidos no festival grego, enquanto o filme "Ganância" de Cláudio Sá, participará na competição oficial do festival.

Será também exibido o filme "Os transformadores", realizado pelos alunos da Escola EB 1 nº4 da Chainça – Abrantes, que sob orientação de Carlos Silva e João Paulo Dias desenvolveram um projecto educativo pelo cinema, produzido pelo Cine-Clube “Espalhafitas” de Abrantes.

Entretanto, o Cine-Clude de Avanca prepara já a sua edição do próximo ano, com um conjunto de novidades que irão a 14ª edição do festival, prevista para acontecer entre 23 de Julho e 1 de Agosto.

Com uma forte participação internacional este evento é marcado por um espaço de workshops internacionais dirigidos por grandes nomes da cinematografia mundial, para além de estrear no nosso país de cerca de 50 filmes dos cinco continentes.

Estarreja – Aumentam os pedidos de apoio social escolar

O número de pedidos de apoio da Associação Social Escola nas escolas do concelho de Estarreja aumentou 34,4 por cento, revelam dados da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). A subida do desemprego e a descida de rendimentos podem estar na origem deste aumento.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Municípios, António José Ganhão, a percepção é que há um aumento, mesmo não havendo dados compilados. Aquele responsável considera que "esta extrapolação é uma consequência natural da crise" e explica que, "perante o aumento do desemprego e a falta de rendimentos, todas as câmaras municipais tomaram medidas sociais de apoio às famílias afectadas pela crise".

Os dados de que a DREN dispõe não abrangem ainda todas as escolas, pelo que "o balanço ainda não foi feito”, mas no distrito de Aveiro há pelo menos quatro municípios que confirmam o aumento, entre os quais Estarreja, com um aumento de 34,4 por cento, embora o caso mais significativo seja Águeda, com um aumento de 57,7 por cento. Quer isto dizer que no ano lectivo anterior, 578 alunos recebiam apoio, estando 441 alunos no escalão A e 137 no B. Este ano, o total de crianças apoiadas é de 912, havendo uma descida no primeiro escalão (408) e uma subida notória no segundo (504).

No distrito de Aveiro, regista-se igualmente um aumento de 23 por cento no número de pedidos de apoio no concelho de Aveiro; e de 7,6 por cento nas escolas de Santa Maria da Feira.

Note-se que as alterações na ASE foram aplicadas em Agosto de 2008, correspondendo cada um dos três escalões de apoio aos três primeiros escalões do Abono de Família. Nesse sentido, a influência destas alterações na atribuição de apoios terá tido reflexo maior na transição para o ano lectivo passado e não no actual.

Roubos de gado preocupam criadores

Os criadores de gado de Estarreja e Albergaria não dormem descansados. Muitos animais têm sido roubados nos últimos tempos. Só esta semana, numa madrugada, levaram dezena e meia de ovelhas e cabras de três explorações.

Os constantes roubos de gado andam a deixar os donos das explorações pecuárias e agrícolas de Fermelã (Estarreja) e Angeja (Albergaria-a-Velha) desesperados. Na última semana, os "amigos do alheio" percorreram diversas explorações de pequena dimensão, roubando dezena e meia de cabeças de gado em três e combustível numa quarta.

António Lopes, que perdeu seis animais, não esconde a revolta. "Foram por um caminho no meio dos pinhais e cortaram a vedação da parte de trás. As ovelhas andam à solta e tenho lá cães, mas parece que não valeu de nada. Estava a chover muito e até conseguiram enganar os cães. Roubaram-me seis cabeças, tudo ovelhas de criação", descreveu, ontem, ao Jornal de Notícias.

O prejuízo ascende aos 750 euros, mas poderá aumentar. "Fiquei com 18 cabeças e mais 17 borregos, mas alguns deverão morrer porque roubaram as mães e eles ainda não comem", diz, referindo-se à pequena exploração isolada que mantém há mais de 30 anos em fermelã, como complemento dos rendimentos mensais.

Nos últimos anos já foi roubada diversas vezes. "Assim nem ganhamos para o custo de manter e alimentar os animais", lamenta-se.

As suspeitas, não confirmadas, recaem sobre "um ladrão local que tem antecedentes e voltou à localidade há meses", ocasião em que "os roubos de gado caprino, bovino, galinhas e casas, que se verificavam há uns anos atrás aqui na zona, voltaram a acontecer", refere António Lopes, sem deixar de criticar os receptadores. "Quem rouba é para vender, não é para comer, porque é muita quantidade. Tem de haver quem lhes fique com o gado roubado", afirma o produtor.

Na mesma madrugada de domingo, alguns quilómetros ao lado, em Angeja, foram furtadas três cabras de um estábulo contíguo à habitação do proprietário. "Cortaram a rede de cima a baixo e roubaram três das quatro cabeças que tinha. Levaram as três fêmeas e deixaram o macho, que é mais perigoso e difícil de transportar. Criar este gado pode ser apenas um passatempo, mas custa dinheiro. Nem ouvi os cães ladrar durante a noite, foi uma vizinha que me alertou de manhã", contou o criador que pediu o anonimato.

Os lesados apresentaram queixa junto da GNR local.
(Publicado em Jornal de Notícias)

Eurosol de Estarreja renova Certificação de Qualidade

O hotel Eurosol, de Estarreja, vai receber, no próximo dia 27, os certificados de qualidade e ecohotel. A Cerimónia de Entrega dos certificados vai ter lugar no Hotel Eurosol Leiria, sendo que os certificados, que serão entregues pela TÜV, entidade certificadora.

O hotel de Estarreja pertence, tal como os outros hotéis Eurosol – que recebem igualmente a certificação – ao Grupo Lena, estando integrados na Lena Hotéis e Turismo. A rede tem hotéis em Alcanena, Leiria, Estarreja, Seia e Gouveia.

A certificação na área da qualidade é renovada as normas ISO9001:2008, ISO14001:2004 e Eco Hotel. Paralelamente, a Lena Travel, agência de viagens da Lena Hotéis e Turismo obteve a certificação pela norma ISO 9001: 2008.

Futebol – CDE empata em Cucujães

A equipa do Clube Desportivo Estarreja arrancou um empate a um golo na sua deslocação a Cucujães e está agora no quinto lugar da classificação do Campeonato Distrital de Futebol.

Na 11ª jornada, disputada no domingo, a maior parte dos jogos disputou-se sob chuva, mas o líder Bustelo não escorregou na sua visita a São Roque, onde venceu por 3-1. Igual resultado obteve, em casa, o Gafanha, que mantém a perseguição ao líder.

No fundo da tabela, o Oliveirinha ganhou e deixou a lanterna vermelha nas mãos do Fermentelos.

Resultados 11ª Jornada
Rec. Águeda, 1 – LAAC, 2
Cucujães, 1 – Estarreja, 1
Oliveirinha, 1 – Lobão, 0
Mourisquense, 2 – Un. Lamas, 1
São Roque, 1 – Sp. Bustelo, 3
Paços Brandão, 2 – Paivense, 0
Alba, 1 – Pessegueirense, 1
Valecambrense, 1 – Sanguedo, 0
Gafanha, 3 – Fermentelos, 1

Classificação
1º Sp. Bustelo, 29 pontos
2º Gafanha, 27 pontos
3º Alba, 23 pontos
4º Valecambrense, 20 pontos
5º Estarreja, 19 pontos
6º Mourisquense e São Roque, 17 pontos
8º Pessegueirense, 16 pontos
9º Un. Lamas, 14 pontos
10º Paços Brandão e Sanguedo, 13 pontos
12º At. Cucujães, LAAC e Rec. Águeda, 11 pontos.
15º Paivense e Lobão, 9 pontos
17º Oliveirinha, 7 pontos
18º Fermentelos, 6 pontos.

Próxima Jornada (29.nov): Pessegueirense – Paços de Brandão; LAAC – Gafanha; Fermentelos – Valecambrense; Estarreja – Rec. Águeda; Sanguedo – Alba; Bustelo – Mourisquense; Paivense – São Roque Un. Lamas – Oliveirinha e Lobão – Cucujães.