terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estarreja – Aumentam os pedidos de apoio social escolar

O número de pedidos de apoio da Associação Social Escola nas escolas do concelho de Estarreja aumentou 34,4 por cento, revelam dados da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). A subida do desemprego e a descida de rendimentos podem estar na origem deste aumento.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Municípios, António José Ganhão, a percepção é que há um aumento, mesmo não havendo dados compilados. Aquele responsável considera que "esta extrapolação é uma consequência natural da crise" e explica que, "perante o aumento do desemprego e a falta de rendimentos, todas as câmaras municipais tomaram medidas sociais de apoio às famílias afectadas pela crise".

Os dados de que a DREN dispõe não abrangem ainda todas as escolas, pelo que "o balanço ainda não foi feito”, mas no distrito de Aveiro há pelo menos quatro municípios que confirmam o aumento, entre os quais Estarreja, com um aumento de 34,4 por cento, embora o caso mais significativo seja Águeda, com um aumento de 57,7 por cento. Quer isto dizer que no ano lectivo anterior, 578 alunos recebiam apoio, estando 441 alunos no escalão A e 137 no B. Este ano, o total de crianças apoiadas é de 912, havendo uma descida no primeiro escalão (408) e uma subida notória no segundo (504).

No distrito de Aveiro, regista-se igualmente um aumento de 23 por cento no número de pedidos de apoio no concelho de Aveiro; e de 7,6 por cento nas escolas de Santa Maria da Feira.

Note-se que as alterações na ASE foram aplicadas em Agosto de 2008, correspondendo cada um dos três escalões de apoio aos três primeiros escalões do Abono de Família. Nesse sentido, a influência destas alterações na atribuição de apoios terá tido reflexo maior na transição para o ano lectivo passado e não no actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário