quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Miss Estarreja é eleita no sábado

O Cine-Teatro Municipal de Estarreja recebe, no dia 19 de Setembro de 2009, às 22h00, a sétima eliminatória do Concurso Miss Ria. A grande final está agendada para 17 de Outubro no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e contará com o apoio do Programa “Moda Portugal” da RTP Internacional. Na eliminatória concelhia são apurados o príncipe e a princesa de Estarreja que irão representar o Concelho na grande final.

O Evento é composto por 12 eliminatórias e uma final. As eliminatórias realizam-se em 12 concelhos: Aveiro, Anadia, Ílhavo, Mira, Vagos, Oliveira do Bairro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Sever do Vouga, Ovar e Murtosa.

A produção do evento fica a cargo da experiente Sandrina Francisco e sua equipa, apresentadora do programa de moda da RTPI “Moda Portugal”. Um evento desta magnitude e que terá, na grande final, o apoio da RTP Internacional, através do programa “Moda Portugal” só vem dignificar todos os Concelhos da Ria, mostrando todas as suas potencialidades no mundo da moda.

Candidato do PSD acusado de falsificação de documento

O cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS à Assembleia Municipal de Estarreja, o advogado Paulo Marco Braga, vai ser julgado por falsificação de documento no Tribunal de Oliveira de Azeméis, noticiou o Diário de Aveiro.

Segundo o Tribunal, o julgamento está marcado para dia 18 de Novembro, embora esta data ainda careça do consentimento dos advogados envolvidos. No despacho de acusação elaborado pelo Ministério Público de Oliveira de Azeméis, Paulo Marco Braga é acusado de ter praticado, “em autoria material, um crime de falsificação de documento”.

O crime terá sido praticado na sequência da participação do advogado da comarca de Estarreja num processo de divórcio e de regulação do exercício do poder parental, em 2006.

O arguido terá falsificado a assinatura da cliente para poder avançar com o procedimento judicial de meação no processo de partilha de bens e assim receber os honorários relativos a esse acto.

Ouvido pelo Diário de Aveiro, Paulo Marco Braga confirmou a acusação mas recusou pronunciar-se detalhadamente sobre o caso.

Futsal nos Açores – Saavedra Guedes eliminado na meia-final

A equipa feminina do Saavedra Guedes foi eliminada na meia-final do III Torneio organizado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. A equipa estarrejense baqueou por 3-0 frente às algarvias do Padernense.

Na fase de grupos o Saavedra Guedes tinha feito boa figura, vencendo os dois jogos disputados: 2-0 e 11-0, contra a Casa do Benfica e o Cabo da Praia, respectivamente.

O torneio foi ganho pelo Machados, que derrotou o Padernense por 2-0.

Biotoxinas deixam mariscadores da Ria parados

Quatro centenas de mariscadores locais com licença ficaram sem a sua principal fonte de rendimentos que se deve, em grande parte, à venda para Espanha. O regresso à Ria depende dos resultados das novas análises do Instituto das Pescas da Investigação e do Mar (IPIMAR).

O motivo que motivou a paragem no final da passada semana “é o de sempre”, lamentava ontem Domingos Silva, pescador da praia da Torreira, Murtosa. A interdição era esperada nas artes tradicionais “mais cedo”, já que, habitualmente, está relacionada com as épocas de temperaturas mais elevadas.

Nos últimos dias, como alternativa, os apanhadores de berbigão e mexilhão “viraram-se para o linguado, pois é a altura dele”, disse o mesmo pescador. Mas “é tanta gente a trabalhar” na Ria que a oferta faz baixar os preços. Vende-se agora a quatro euros o quilo, quando ainda há pouco tempo era comprado a seis. A rentabilidade da pesca fica posta em causa.

Entretanto, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte (STPN) reclamou mais informação dos organismos responsáveis pela interdição sobre “os valores que se registaram nas análises da passada semana” bem como “a previsão da paragem”. Para tanto, foi solicitada uma reunião em Aveiro “para analisar este e outros problemas das comunidades piscatórias”.

Uma das controvérsias recorrentes prende-se com a alegada falta de rigor das análises, dado que, segundo conhecedores da laguna, existem locais onde se poderia exercer a actividade. O STPN alerta ainda os serviços regionais da Segurança Social para “evitar que se crie novamente uma situação de endividamento destes pescadores” que não são abrangidos por isenção quando a actividade fica suspensa. Em 2008, os pescadores de bivalves da Ria de Aveiro estiveram quase todo o último semestre do ano proibidos de apanhar bivalves, tendo sido obrigados a recorrer ao Fundo de Compensação Salarial.

Risco de morte

O consumo de bivalves contaminados com a biotoxina marinha PSP, em doses elevadas, pode dificultar a respiração e até causar a morte devido a paralisia respiratória. Apresenta como sintomas “formigueiro ou dormência nos lábios, rosto e pescoço, que progride para comichão nas mãos e pés, vertigens e náuseas".