segunda-feira, 9 de abril de 2012

Filme do Cine-Clube de Avanca premiado no Canadá

O filme de animação “A Ria, a Água, o Homem…”, produzido pelo Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguido com o Prémio de Excelência no Festival Internacional de Filmes do Canadá. Este prémio junta-se assim a outras distinções que a obra obteve na Grécia, Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e Portugal.

Desta vez o prémio e particularmente relevante porque o Festival Internacional de Filmes do Canadá é considerado como um dos cinco melhores festivais de cinema do Mundo.

Realizado por Manuel Matos Barbosa, esta obra cinematográfica junta assim um novo prémio num importante festival, à recente distinção na Grécia (1º Prémio no 7º ATHENS ANIMFEST 2012). Anteriormente, este filme foi igualmente distinguido em festivais no Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e em Portugal.

“A Ria, a Água, o Homem…” foi realizado por Manuel Matos Barbosa e teve a sua estreia no Festival de Cinema Avanca. Foi alvo de uma exibição especial no encerramento do Festival Cinanima, em Espinho. É uma obra poética documental em desenho animado que explora espaços e vivências da Ria de Aveiro, inspirando-se n as paisagens e nas gentes de entre Ovar e Torreira.

Manuel Matos Barbosa nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935 e assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.

A.C. Salreu festeja aniversário com sarau musical

Esta quinta-feira, a Associação Cultural de Salreu festeja a passagem do 37º aniversário com um sarau cultural que será apresentado no Cine-Teatro de Estarreja. O programa consta de uma atuação do Grupo Coral da Associação e Fados de Coimbra, com Os Lusíadas a encerrarem o espetáculo.

Um dos atrativos da noite é a estreia do grupo de fados de Coimbra de Fernando Miranda, de Estarreja.

A Associação Cultural de Salreu foi fundada oficialmente a 12 de abril de 1975.

Câmara e Bombeiros assinam protocolo

A Câmara de Estarreja e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários assinaram um contrato de aquisição de serviços, que visa a prestação de serviços no âmbito de diversas valências da Proteção Civil Municipal. Apesar das dificuldades económicas e das reduções no orçamento municipal, a autarquia manteve os valores envolvidos (um pouco mais de 68 mil euros), dando continuidade à parceria entre as duas instituições.

Além de outras obrigações previstas na lei, os bombeiros ficam responsáveis por colaborar na prevenção dos riscos coletivos e da ocorrência de acidente grave ou catástrofe; prestar socorro e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público. Promover o abastecimento de águas às populações quando se justificar, garantir o apoio geral ao serviço municipal de proteção civil também será responsabilidade dos bombeiros. O contrato tem uma duração prevista de três anos, renovável anualmente.


Formação é aposta dos Bombeiros

Nas palavras do presidente da Associação Humanitária, Marco Braga, o contrato é “importantíssimo para o socorro e emergência em Estarreja, cada vez mais profissionalizado”, associado a um apoio que a Câmara atribui à formação das Equipas de Intervenção Permanente. A formação é aliás a principal aposta dos Bombeiros pelo que o valor associado ao contrato será destinado a esse fim. “Estas verbas são sobretudo para a formação. Nos dias de hoje é de extrema importância termos bombeiros bem formados”, adiantou o dirigente.

O corpo dos bombeiros de Estarreja é composto por 50 voluntários, a que se juntaram mais dez, que agora iniciaram funções. Segundo Marco Braga, “uma das preocupações do comando é chamar jovens para o corpo ativo dos bombeiros” e este ano foi possível formar um grupo promissor em que é depositada a esperança de “assegurar o futuro desta casa”. Marco Braga acrescenta que “os jovens estão a aderir” ao voluntariado e se assim não for, o presidente da associação antevê “problemas daqui as uns anos”.

Sarau Conviva “Vamos Viver” em Avanca

No próximo dia 14 de abril, o auditório do Centro Paroquia e Social de Avanca vai ser palco de um sarau intitulado “Vamos Viver”, integrado no programa de Convívios Fraternos da Diocese do Porto-Sul.

Esta iniciativa vai contar a com a presença de vários núcleos de convivas que apresentarão em palco pequenas encenações ou músicas relacionadas com o tema “Vamos Viver”.

A edição deste ano terá uma vertente de beneficência, uma vez que servirá para angariar fundos para as obras da Unidade de Cuidados Continuados. Por isso, durante o intervalo vai realizar-se um leilão de artigos (típicos ou não) provenientes das localidades de cada grupo participante no sarau.

O Núcleo de Jovens Convivas de Avanca convida a comunidade a estar presente nesta festa que terá início às 21.30h e promete convívio e muita animação.

Futsal Feminino – Veiros ganha em Gião

As meninas de Veiros conseguiram uma vitória difícil no terreno do Gião, na jornada que marca o recomeço do Campeonato Distrital, após o interregno para a disputa da Final Four da Taça Distrital. O resultado de 3-2 espelha as dificuldades das Veirenses que defrontaram uma equipa muito aguerrida, fechadas no seu meio campo e sempre à espera de aproveitarem o contra- ataque. Foi assim que o Gião abriu o marcador, aos oito minutos, por intermédio de Marlene, que com apenas a guarda-redes pela frente não perdoou.

Macedo fez o empate logo no minuto seguinte, já depois de Isabel ter enviado uma nola ao poste. A equipa de Veiros continuou a pressionar e três minutos depois Filipa acertar com estrondo na barra.

Na segunda parte o Veiros continuou à procura do golo enquanto as locais defendiam sem dar grandes espaços às adversárias. Ainda assim, Veiros chegou à vantagem à passagem dos dez minutos, com Lita a dar o melhor seguimento a uma jogada de entendimento com Sandrina. O Gião reporia o empate passados dois minutos por intermédio da Marisa, que surpreendeu a guarda-redes do Veiros com um remate de meia distância forte e colocado.

As Veirenses tiveram que trabalharem muito para alcançar a vitória, que surgiu aos 16 minutos, como novo golo apontado por Lita. O regresso de Marisa, que esteve no estrangeiro, deu mais consistência à equipa

Ficha do jogo:
Árbitros – Pedro Gomes, Miguel Correia e Fernando Almeida.

ACD GIÃO – Ana Santos, Patrícia, Carina, Marisa (1), Rute, Marlene (1), Ana Lopes e Viviana
Treinador – José Queirós.

CCD VEIROS – Catarina, Ana Filipa, Lili, Isabel, Sandrina, Vanessa, Andreia Macedo (1), Joana, Rita Silva, Marisa e Lita (2).
Treinador – Arminda Ruela.