segunda-feira, 9 de abril de 2012

Filme do Cine-Clube de Avanca premiado no Canadá

O filme de animação “A Ria, a Água, o Homem…”, produzido pelo Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguido com o Prémio de Excelência no Festival Internacional de Filmes do Canadá. Este prémio junta-se assim a outras distinções que a obra obteve na Grécia, Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e Portugal.

Desta vez o prémio e particularmente relevante porque o Festival Internacional de Filmes do Canadá é considerado como um dos cinco melhores festivais de cinema do Mundo.

Realizado por Manuel Matos Barbosa, esta obra cinematográfica junta assim um novo prémio num importante festival, à recente distinção na Grécia (1º Prémio no 7º ATHENS ANIMFEST 2012). Anteriormente, este filme foi igualmente distinguido em festivais no Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e em Portugal.

“A Ria, a Água, o Homem…” foi realizado por Manuel Matos Barbosa e teve a sua estreia no Festival de Cinema Avanca. Foi alvo de uma exibição especial no encerramento do Festival Cinanima, em Espinho. É uma obra poética documental em desenho animado que explora espaços e vivências da Ria de Aveiro, inspirando-se n as paisagens e nas gentes de entre Ovar e Torreira.

Manuel Matos Barbosa nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935 e assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário