quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Comunidade intermunicipal: José Eduardo Matos mantém vice-presidência

Tudo aponta para que o presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, seja reconduzido como vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Segundo o Diário de Aveiro, o presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves deverá continuar a liderar aquela estrutura.

Aquele jornal adianta que os órgãos sociais da CIRA serão eleitos durante a primeira reunião do Conselho Executivo após a tomada de posse dos novos elencos das câmaras municipais que integram o organismo. A reunião deve ter lugar no próximo dia 11 de Novembro, na sede da CIRA, em Aveiro, e servirá também para efectuar o primeiro debate sobre o orçamento e as actividades para 2010.

Ribau Esteves faz um “balanço muito positivo” do mandato 2005/2009, enaltecendo os “muitos objectivos cumpridos” pela CIRA e pelas suas antecessoras, Associação de Municípios da Ria e Grande Área Metropolitana de Aveiro.

Idosos fazem colares para venda na Internet

Um pequeno grupo de idosos, integrados em famílias de acolhimento de Estarreja, está envolvido num programa de ocupação de tempos livres durante os quais produz colares de contas que são vendidos através da internet.

Segundo Alice Moreira, que gere o blog http://bijoudasavos.blogspot.com/ “a nossa população está cada vez mais envelhecida, o que nos remete para a triste realidade de alguém ter que tratar e acarinhar os mais idosos, conforme eles já fizeram pelos outros. Muitos não têm família e os que a têm estão demasiado ocupados para tratarem de pessoas muitas vezes acamadas, com deficiência e/ou incapacitadas fisicamente para os afazeres do seu quotidiano, pois a idade já não permite”.

Foi na sequência da tomada de consciência desta realidade que apareceram as famílias de acolhimento. Diz Alice Moreira que “são famílias que se candidatam à Segurança Social para acolherem, em suas casas, mediante uma pequena retribuição, as pessoas "excedentes", isto é, que não têm lugar em instituições”.

Estas famílias de acolhimento ficam responsáveis pelos idosos que albergam, pela sua saúde, alimentação e bem-estar. Também, se for o caso, os mantêm activos, e é aqui que entra este projecto de ocupação de tempos livres que passa pela produção de colares de contas.

Entrevistada pelo Notícias de Estarreja, Alice Moreira diz que “conheço algumas pessoas que se candidataram e que albergam pessoas idosas e outras com deficiência, e como ocupação, devido à coordenação motora e actividade cerebral, descobriram que fazer colares de contas, os mantinha felizes e mais calmos”.

A mentora do projecto criou um blog na internet através do qual procede à venda dos colares. “Os preços oscilam entre os dois e os três euros e o resultado da venda destina-se apenas à compra das contas que permitem que os idosos continuem activos. Também podemos receber pedidos especiais, em termos de cores e personalizar os colares”, diz Alice Moreira. “São peças únicas, feitas à mão por pessoas que precisam de se manter integradas na sociedade”, acrescenta.

O catálogo de produtos pode ser visto em http://bijoudasavos.blogspot.com/, onde também podem ser feitas todas as encomendas.