sábado, 19 de dezembro de 2009

Comunidade Intermunicipal vota orçamento de 11 milhões

A execução do contrato de delegação de competências com subvenção global, entre a CIRA e o POR Centro, a gestão do Polis Ria de Aveiro e da empresa Águas da Região de Aveiro estão entre as prioridades da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), de que Estarreja faz parte e José Eduardo Matos é vice-presidente. Os dossiers de acompanhamento da criação do Hospital Central de Aveiro, a implementação de portagens na A17 e A29 e a implementação do projecto agrícola do Baixo Vouga são outros assuntos que merecem atenção particular nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010 que a, CIRA votou no valor global de 11 milhões de euros.

O acompanhamento dos programas de intervenção social do QREN e do Programa PARES e a articulação da acção dos municípios no âmbito da administração dos Agrupamentos de Centros de Saúde foram definidos comos prioridades no âmbito social.

Na área económica, o desenvolvimento de projectos do Parque da Ciência e Inovação e das Áreas de Acolhimento Empresarial e Incubadoras de Empresas, são também prioridades. Ainda na área económica, pretende-se “conquistar a liderança regional ao nível do desenvolvimento da actividade económica com um conjunto de acções visando a articulação das ligações entre tecido empresarial e o meio envolvente, o aprofundar da parceria com a Associação Industrial do Distrito de Aveiro”.

A modernização administrativa também merece lugar de destaque, com o desenvolvimento e finalização do “Projecto MaisMaria” na perspectiva da melhoria da eficiência dos Serviços das Câmaras Municipais e da Região de Aveiro. Ao nível ambiental, o Plano de Ordenamento da Rede Viária e Transportes, o Plano Integrado da Rede Ciclável e Pedonal, o Plano de Estuário (Ria de Aveiro) e o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar - Marinha Grande, são outras das prioridades para 2010.

Obras em Beduído facilitam circular nascente à cidade

Já começaram as obras de reordenamento do trânsito na intersecção da Rua Dr. Fernando Gomes com a Rua de S. Tiago (antiga Estrada Nacional 224), na freguesia de Beduído.

As obras visam o alargamento da plataforma rodoviária existente, de forma a dotar a via de um perfil transversal uniforme, disciplinar e orientar o trânsito e manter a via. O projecto de requalificação está orçamentado em 43 mil euros e tem um prazo de execução de dois meses.

Ficará assim concluída a circular nascente à cidade de Estarreja, pois o eixo R. Fernando Gomes/R. S. Tiago ganhará prioridade no novo separador do Senhor Coberto, na continuidade da Rua do Vale do Antuã/Rotunda do Hospital e no acesso à A-1 e A-29.

Futebol de formação - Resultados do fim-de-semana

Resultados dos jogos do fim-de-semana 12 e 13 de Dezembro

Júniores
Anadia 1 x 2 CDE

Juvenis

CDE 5 x 1 Avanca

Iniciados A

Avanca 0 x 0 CDE

Iniciados B

Soutelo 9 x 0 CDE

Hospital de Salreu escolhido para novo curso de Medicina

O Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja, é uma das unidades de saúde escolhidas para participar na formação de estudantes de Medicina de um novo curso autorizado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. O curso será leccionado a partir do ano lectivo 2011-2012 pela Universidade de Aveiro no âmbito de um consórcio para o ensino e investigação em Ciências da Saúde a celebrar entre esta Universidade e a Universidade do Porto através do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.

No âmbito deste consórcio será criada um Unidade Transversal de Ensino e Investigação em Ciências da Saúde que coordenará os recursos humanos e materiais da Universidade de Aveiro e do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.

O curso tem a duração de quatro anos e destina-se a candidatos que já possuam licenciatura. Está previsto um número anual de admissões de 40 alunos, que será gradualmente aumentado até atingir 120 novos alunos por ano.

O programa de formação apoiar-se-á essencialmente na rede assistencial da região, hospitais e centros de saúde. Pela sua localização geográfica, a Universidade de Aveiro privilegia alguns interlocutores, tendo estabelecido parcerias com o Hospital Infante D. Pedro de Aveiro, o Centro Hospitalar entre Douro e Vouga e o Hospital São Teotónio de Viseu. Para além destes e do Hospital Visconde de Slareu que participarão na formação os hospitais de Águeda, Anadia, Ovar, na Tocha e Tondela e agrupamentos de centros de saúde e unidades de saúde familiar da região de Entre Douro e Vouga.

Andebol - Sorteio da Taça Presidente da Republica

Estarreja A.C., A.A. Avanca e Arsenal de Canelas já conhecem os seus adversários na segunda eliminatória da Taça Presidente da República, cujos jogos se disputarão amanhã

O Estarreja AC recebe a visita do Alavarium, enquanto a AA Avanca visita o Juventude D. Lis. O Arsenal de Canelas também joga em casa, onde recebe o Ílhavo. Os jogos estão integrados na Zona Norte da competição. O sorteio ditou os seguintes confrontos.

Zona Norte

FC Gaia - Tondela AC
CA Leça - CD Lousanense
GC Santo Tirso - Acad. Coimbra
Estarreja AC - Alavarium ACA
Juventude D. Lis - AA Avanca
Modicus - CD Feirense
Académico FC - SIR 1º Maio
Académico Viseu FC - Farmácia Lis / Sismaria
Callidas Club - Gondomar Cultural
Batalha AC - FC Infesta
AD Arsenal Canelas - Ílhavo AC
CDC S. Paio Oleiros - AD Maria Balaio

Zona Sul

CDE Camões - CCR Alto Moinho
GA Portalegre - GC Sul
C. Oriental Lisboa - CD Marienses
Ass. 20 KM Almeirim - NAAL Passos Manuel
IFC Torrense - Vitória FC
ACR Zona Azul - AC Sines
Lagoa AC - C. Vela Tavira
GF Empregados Comércio - GC Odivelas

Nove equipas ficam isentas da 2ª eliminatória: ADA Maia-Ismai, AC Lamego, A. Ac. S. Mamede, AD Albicastrense, AD Afifense, Almada AC, CD Paço de Arcos, Évora AC e CD Olhanenses.

Infectados com gripe A com transporte de recurso

Duas pessoas que se despistaram na A1, próximo de Estarreja, tiveram de regressar à sua casa de em Gondomar em cima do reboque, dentro do carro. Foi a única forma que encontraram para voltar a casa, depois de verem recusado o transporte de outra forma por terem declarado ter gripe A.

O veículo em que seguiam viagem na A-1, despistou-se perto da área de serviço de Antuã (Estarreja), mas os dois ocupantes saíram ilesos. Foi accionado o seguro, chegou reboque para o veículo acidentado e um táxi para os passageiros - mas o motorista do táxi recusou-se a levá-los, por os sinistrados terem entretanto alertado a GNR para o facto de estarem infectados com gripe A.

Os agentes contactaram os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, que os referiram para o número de emergência nacional 112. Perante este imbróglio, os ocupantes do veículo sinistrado tomaram a decisão de seguir no interior do próprio carro, em cima do reboque.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, as duas pessoas fizeram a viagem de Estarreja para Gondomar dentro do seu carro, na caixa do camião reboque, escoltado por um carro patrulha do posto de Trânsito da GNR da Feira. "As pessoas iam seguras ao seu próprio veículo. Mas ali foram tratadas como mercadoria", disse fonte do Comando da GNR citada pelo JN.

A Lei impede o transporte de pessoas nas caixas abertas de camiões, a não ser em situações específicas, como no transporte de alguns trabalhadores agrícolas, para as quais tem que haver seguro.

Ainda segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP)e a porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluíram, perante os factos conhecidos, que o protocolo de transporte de doentes com gripe não foi accionado . Se fosse contactada a Linha Saúde 24, entidade a quem compete solicitar viatura médica ao INEM depois de feito um diagnóstico, é provável que o transporte das pessoas tivesse sido feito pelos bombeiros, já que a corporação tem uma ambulância do INEM.

Futsal de Formação – Resultados do fim-de-semana

Jornada 8 do Distrital de Juniores
C. Albergaria, 4 - AJ Fiães, 4
D. Sanjoanense, 1 - Burgães, 4
Futsal Azemeis, 8 - Saavedra Guedes, 5
Lamas Futsal, 7 - CRECOR, 2
Folgou: Vale de Cambra

Jornada 7 do Distrital de iniciados
Saavedra Guedes, 1 - Escapães, 6
CRECOR, 2 - D. Sanjoanense, 4
PARC, 9 Américo Teixeira, 1
Burgães, 7 - Lordelo, 1

Jornada 6 do Distrital de Infantis
Cidade Lourosa, 9 - Lordelo, 1
CRECUS, 2 - Telhadela, 5
PARC, 0 - D. Sanjoanense, 10
Saavedra Guedes, 3 - Veiros, 2
Burgães, 2 - Escapães, 9
Ossela, 6 - CP Esgueira, 1
Sanfins, 2 - Atómicos, 1

Andebol de formação – Salreu perde com Pateira e Académica de Espinho

No Sábado, a contar para o Campeonato Regional de Minis Femininas, o Salreu teve uma derrota pesada, perdendo com o Pateira por 22-09. Na categoria de Iniciados, a AC Salreu também perdeu com a Académica de Espinh.

Num jogo bem disputado e com as jogadoras de ambas as equipas e mostrar um grande espírito desportivo, as meninas do Pateira foram naturalmente superiores, mostrando que a equipa está em fase de crescimento.

Pelo Pateira jogaram Joana Vinagre (GR), Margarida Sampaio, Ana Dias (6), Beatriz Almeida (1), Ana Cruz (GR), Inês Cruz (8), Maria Santos (6) e Laura Silva (2).

Pelo Salreu jogaram Inês Ribeiro, Mariana Alves, Ana Miranda, Cassandra Conceição (4), Beatriz Marques (3), Mariana Ribeiro (1) e Cheila Conceição.

Em Iniciados, a Associação Cultural de Salreu recebeu a visita da Académica de Espinho, para a Taça Regional de Abertura de Aveiro. A vitória, expressiva, sorriu à equipa visitante, por 29-3.

Individualmente, destaque para Mariana Ferreira, que marcou os três golos da equipa.

A Associação Cultura de Salreu jogou com Ana Lima, Mariana Rodrigues, Mariana Ferreira (3), Sara Mortágua, Emília Couto, Ângela Moura, Jessica Ferreira, Tânia Godinho, Sara Rodrigues e Daniela Soares.

Pela Académica de espinho actuaram: Lara Couto (2), Joana Pinto (2), Inês Neves (1), Inês Pertiga (1), Inês Moleiro (19), Ana Monteiro, Catarina Pacheco, Cármen Vieira (2), Bibiana Alves, Liliana Rodrigues (1), Ana Varela (1) e Ana Pereira.

Andebol – Avanca apeia líder

O Avanca Impôs um empate ao Modicus, antigo líder da Zona Norte do Campeonato da II Divisão. O jogo contava para a 13ª jornada do campeonato e foi um bom ensaio para a equipa avanquense, que na jornada seguinte ganhou no terreno do Santo Tirso. Agora, o líder é o Maria Balaio, embora com apenas um ponto de vantagem sobre o Módicus e a Acad. S. Mamede.

Com os resultados verificados nestas duas jornadas, disputadas em poucos dias, o Avanca subiu ao 8º lugar da classificação, o AC Lamego. O Feirense continua em último lugar, sem qualquer vitória.

Resultados da 13.ª Jornada
Maria Balaio, 43 – AC Lamego, 22
Académico Porto, 33 – Santo Tirso, 25
Avanca, 22 – Modicus, 22
ISMAI, 38 – S.P. Oleiros, 24
Feirense, 25 – Acad. S. Mamede, 38

Resultados da 14ª Jornada
Santo Tirso, 27 – Avanca, 28
Modicus, 24 – ISMAI, 31
AC Lamego, 20 – Académico Porto, 32
Acad. S. Mamede, 30 – Maria Balaio, 25
S.P. Oleiros, 42 – Feirense, 35

Classificação:
1º - Maria Balaio, 36 pontos
2º Acad. S. Mamede e Modicus, 35 pontos
4º ISMAI, 33 pontos
5º Santo Tirso e Acad. Porto, 29
7º S. Paio Oleiros, 27 pontos
8º Avanca, 21 pontos
9º AC Lamego, 20 pontos
10º Feirense, 15 pontos