quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Câmara vota orçamento - PS abstém-se

O Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Estarreja para 2010 foi aprovado em sessão de Câmara com a abstenção dos dois vereadores do Partido Socialista. O PS considera que se trata de um orçamento “sem ambição e empenhamento em inverter a tendência de definhamento e atraso" que se verifica no concelho.

Em comunicado enviado à redacção do Notícias de Estarreja, os socialistas acusam o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, de “incapacidade para actuar e definir um rumo” para o município.

No documento, o PS pergunta se a redução nas receitas correntes em cerca de 1,7 milhões de euros relativamente a 2009 – com a prevista diminuição de receita de venda de terrenos do Parque Industrial – será “o melhor caminho para edificar o Desenvolvimento Sustentável”.

Salientando que, relativamente a este ano, o investimento previsto para 2009 sofre uma quebra de 4,4 milhões de euros, ou seja, menos 26,5 por cento, os socialistas perguntam também se “será esta a Energia Positiva que o Presidente “leu” no resultado eleitoral de 11 de Outubro passado”.

No comunicado, o Partido Socialista acusam ainda o actual executivo PSD / CDS de manter as despesas ao nível de 2009. “Não se vislumbra o mínimo esforço em racionalizar custos, e apesar dos especialistas que o executivo tem contratado para programas de eficiência e melhoria contínua, não se vêem resultados!”, dizem os socialistas.

“Da análise das propostas por área de actividade não se reconhece nenhuma inovadora e capaz de criar a esperança num futuro melhor para o nosso concelho”, conclui o comunicado do Partido Socialista.

Futsal – Saavedra Guedes em dificuldade

O Saavedra Guedes, que disputa a I Divisão Distrital em Seniores Masculinos, empatou em casa (5-5, com o Atlético do Luso) e perdeu fora (2-4, com o Fiães), nas duas últimas jornadas. Após estes resultados, a equipa ocupa o 11º lugar da classificação. No próximo sábado recebe a visita do Ossela.

Em Pardilhó, primeiro, a equipa não foi capaz de levar de vencida o Atlético do Luso, último classificado do campeonato. Apesar de dominadora, a formação da casa pecou na finalização e só a meio da primeira parte conseguiu inaugurar o marcador, por intermédio de Márcio. Depois, numa altura em que se esperava o segundo golo da Saavedra, foi o Luso quem marcou, através de João. No entanto, Samuel voltaria a colocar os da casa em vantagem ainda antes do intervalo.

A segunda parte começa com o Saavedra a aumentar a vantagem, com um golo de Zé Carlos, mas o Luso reagiu e marcou também, repondo a diferença mínima. Os jogadores da casa não pareceram afectados e continuaram em busca de um avanço mais confortável no marcador, o que viria a acontecer, através de Nuno. O jogo parecia ganho, mas o Atlético do Luso não quis dar-se por vencido e voltou a marcar através de Sandro.

Os minutos finais foram impróprios para cardíacos: os visitantes começaram a acreditar que poderiam levar para casa mais do que uma derrota tangencial e com o guarda-redes Alcino a actuar como quinto elemento chegaram ao empate por intermédio de Daniel, já no último minuto de jogo.

Samuel colocou de novo o Saavedra na frente, com um golo marcado a 12 segundos do fim e quando a festa já se fazia nas bancadas, o Luso estabeleceu o resultado final: na jogada de saída, a bola é atrasada para o guarda-redes, que pontapeia para a frente, onde Sandro amortece de cabeça para João empatar a partida. Faltavam seis segundos para jogar.

O Saavedra Guedes jogou com: Oliveira (GR), Tito, Márcio (1), Nuno (1) e Bruno. Jogaram ainda: Gustavo, Frank, Zé Carlos (1), Patrick, Samuel (2) e Isaque. Não utilizado: Mário (GR).

Na jornada seguinte a formação de Pardilhó averbou uma derrota em Fiâes, frente à equipa local. O resultado foi de 4-2 e o jogo era respeitante à nona jornada

O jogo antevia-se difícil e começou da pior forma para o Saavedra, que aos 13 segundos já perdia por 1-0. A equipa entrou mal na partida, errando muitos passes e sem conseguir criar espaços na defensiva contrária. O Fiães aproveitou, tomou as rédeas do jogo e marcou por mais duas vezes, antes que o Saavedra Guedes reduzisse para 1-3, por intermédio de Márcio.

Na segunda metade, o Saavedra esteve mais concentrado e empurrou o Fiães para junto da sua área. A defesa visitada ia-se impondo ao ataque visitante, até que Samuel encurtou a desvantagem para apenas um golo.

A formação de Pardilhó ganhou alento e partiu à procura do golo do empate, mas foi o Fiães quem, já perto do final da partida, voltaria a marcar dando ao resultado um tom de injustiça dada a excelente segunda parte conseguida pelo Saavedra Guedes.

Pelo Saavedra Guedes alinharam: Oliveira (GR); Zé Carlos; Frank; Nuno; Hugo. Jogaram ainda: Bruno; Márcio (1); Samuel (1) Miguto; Tito; Gustavo; Patrick

Resultados da 8ª Jornada
Acad. Feira, 6 – NEGE, 0
Sp. Silvalde, 3 – Ossela, 5
Vilarinho do Bairro, 2 – Juv. Fiães, 2
Saavedra Guedes, 5 – At. Luso, 5
Barrô, 6 – Mealhada, 3
ACR Vale de Cambra, 3 – Atómicos, 2
ARCA, 2 – Fundo Vila, 3
Din. Sanjoanense, 0 – CFCP Lourosa, 4

Resultados da 9ª Jornada
Mealhada, 4 – ACR Vale de Cambra, 5
Fundo Vila, 4 – D. Sanjoanense, 3
NEGE, 0 – CFCP Lourosa, 1
Juv. Fiães, 4 – Saavedra Guedes, 2
Atómicos, 4 – ARCA, 7
Ossela, 2 – Vilarinho do Bairro, 5
Atl. Luso, 2 – Barrô, 2
Acad. Feira, 2 – Sp. Silvalde, 32

Classificação
1º ACR Vale de Cambra, 25 pontos
2º Ossela, 24 pontos
3º Barrô, 22 pontos
4º Juv. Fiães, 20 pontos
5º CFCP Lourosa, 19 pontos
6º Vilarinho do Bairro, 18 pontos
7º ARCA, 13 pontos
8º Fundo Vila, Sp. Silvlde e Acad. Feira, 12 pontos
11º Saavedra Guedes, 11 pontos
12º Mealhada, 7 pontos
13º At. Luso, 4 pontos
14º Dín. Sanjoanense e NEGE, 3 pontos
15º Atómicos 2 pontos.

Próxima jornada (19.dez)
Sp. Silvalde - NEGE
Vilarinho do Bairro – Acad. Feira
Saavedra Guedes – Ossela
Barrô – Juv. Fiães
ACR Vale de Cambra – At. Luso
ARCA – Mealhada
Dín. Sanjoanense – Atómicos
CFCP Lourosa – Fundo Vila.

Futebol distrital - CDE empata, Santiais perde

A equipa do Clube Desportivo Estarreja empatou em casa, por 1-1, com o Gafanha, líder do Campeonato Distrital da I Divisão. Na II Divisão, Série B, o Santiais perdeu por 3-0, fora, com o Valonguense.

Na I Divisão, o CDE subiu ao quarto lugar da classificação, beneficiando da derrota do Valecambrense, derrotado pelo Alba, que é terceiro e que aproveitou para se aproximar do topo. O Bustelo, que é segundo com os mesmos pontos do primeiro classificado, tem um jogo a menos. Na cauda, o Fermentelos goleou o Paços de Brandão e tem agora os mesmos pontos do Oliveirinha.

Na próxima jornada, o CDE recebe a visita do Lobão.

Resultados da 14ª Jornada
Estarreja, 0 - Gafanha, 0
Lobão, 1 - LAAC, 0
Un. Lamas, 1 - Rec. Águeda, 1
Bustelo, 3 - Cucujães, 0
Paivense, 3 - Oliveirinha, 0
Pessegueirense, 0 - Mourisquense, 0
Sanguedo, 1 - São Roque, 0
Fermentelos, 4 - Paços Brandão, 0
Valecambrense, 2 - Alba, 3

Classificação:
1. Gafanha e Bustelo, 32 pontos
3. Alba, 30 pontos
4º Estarreja e Valecambrense, 23 pontos
6º Pessegueirense, 20 pontos
7º Un. Lamas, 19 pontos
8º Paivense e Mourisquense, 18 pontos
10º São Roque, 17 pontos
11º Paços de Brandão e Sanguedo, 16 pontos
13º Cucujães, 15 pontos
14º Lobão e Rec. Águeda, 13 pontos
16º LAAc, 12 pontos
17º Fermentelos e Oliveirinha, 10 pontos.

Próxima jornada (20.dez)
Estarreja - Lobão
LAAC - Un. Lamas
Rec. Águeda - Bustelo
Cucujães - Paivense
Oliveirinha - Pessegueirense
Mourisquense - Sanguedo
São Roque - Fermentelos
Paços de Brandão - Valecambrense
Gafanha - Alba.

Na II Divisão, o Santiais foi derrotado (0-3) pelo Valonguense, mas mantém o décimo lugar na tabela classificativa. O comandante é a Ovarense, enquanto o Palmaz é último, sem qualquer ponto.

Resultados da 9ª Jornada:

Pinheirense, 0 - Severense, 0
Eixense, 1 - Palmaz, 0
Valonguense, 3 - Santiais, 0
NEGE, 3 - Rocas do Vouga, 1
Beira-Vouga, 2 - Macinhatense, 1
S. Vicente Pereira, 2 - Ovarense, 3
Folgou o Alquerubim.

Classificação:
1º Ovarense, 22 pontos
2º Macinhatense, 18 pontos
3º NEGE, 17 pontos
4º Pinheirense, 16 pontos
5º Beira-Vouga, 14 pontos
6º Valonguense, 13 pontos
7º Eixense, 11 pontos
8º Alquerubim e São Vicente de Pereira, 10 pontos
10º Santiais e Rocas do Vouga, 7 pontos
12º Severense, 6 pontos
13º Palmaz, 0 pontos

Próxima jornada (20.dez):
Palmaz - Pinheirense
Santiais - Eixense
Rocas do Vouga - Valonguense
Macinhatense - NEGE
Ovarense - Beira-Vouga
Alquerubim - São Vicente de Pereira
Folga do Severense

Futebol - Avanca empata no Candal

O Avanca arrancou um empate precioso na sua deslocação ao campo do Candal, em jogo a contar para a 10ª jornada do Campeonato Nacional da III Divisão - Série C. Apesar deste resultado a equipa orientada por Jorge Neves mas não evitou a descida para a segunda metade da classificação, onde ocupa agora o sétimo lugar. A jornada fica marcada pela primeira derrota do Coimbrões, que cedeu o comando ao São João de Ver. A Sanjoanense é lanterna vermelha.

Defrontando uma equipa credenciada e com aspirações, o Avanca esteve muito bem em quase todo o jogo, marcando primeiro, por Tiago Amaral, aos 33 minutos. Era esse (0-1) o resultado ao intervalo, com os da casa a queixarem-se do árbitro, que aos 38 minutos não marcou uma grande penalidade cometida sobre Ricardinho.

Após o intervalo, o Candal procurou o empate, mas de forma atabalhoada. Nem com a expulsão de Jaime, aos 57 minutos (viu segundo cartão amarelo e consequente vermelho), a equipa da casa conseguiu inspiração e o golo só acabaria por acontecer a cinco minutos do final do jogo, por intermédio de Capela.

Ficha do jogo:
Estádio Rei Ramiro, no Candal.
Árbitro: José Carlos Silva, de Braga.
Candal - Léo; Morais, Pedro Pereira, Alex e Joel (Miguel, 62'); Duarte, Ricardinho e Márcio; Capela, Vítor Bruno (Joni, 43') e Bruninho (Zezé, 74). Treinador: Eduardo Luís.
Avanca - Renato; Jonathan, Tiago Amaral, Jaime e Leandro; Filipe, Pires (Miguel Ângelo, 75) e Hugo Santos; Luís Moreira (Pirata, 89), Caldas e Carlos Pesquina (Bornes, 59). Treinador: Jorge Neves.
Disciplina: Amarelo para Joel, Ricardinho, Alex, Morais e Capela / Jaime (2) e Leandro. Vermelho para Jaime, aos 57'.

Resultados da 10ª Jornada
Cinfães, 2 - Penalva do Castelo, 1
São João de Vêr, 1 - Coimbrões, 0
Mêda, 2 - Sanjoanense, 1
Milheiroense, 1 - Cesarense, 1
Oliveira do Douro, 4 - Fiães, 2
Candal, 1 - Avanca, 1.

Classificação
1º São João de Vêr, 19 pontos
2º Coimbrões e Oliveira do Douro, 17 pontos
4º Fiães e Cinfães, 16 pontos
6º Candal e Avanca, 15 pontos
8º Cesarense, 12 pontos
9º Penalva do Castelo, 11 pontos
10ºMilheiroense e Mêda, 9 pontos
12º Sanjoanense, 6 pontos

Próxima jornada (20.dez)
Avanca - Cinfães
Cesarense - Oliveira do Douro
Coimbrões - Mêda
Fiâes - Candal
Penalva do Castelo - São João de Vêr
Sanjoanense - Milheiroense

Futebol (INATEL) - Salreu ganha fora

A equipa do Salreu ganhou por 1-0 na sua deslocação ao campo do Talhadas.

Com este resultado, a equipa aproximou-se dos lugares da frente, beneficiando do empate cedido pelo Alvarense, que não foi além de 1-1, na recepção ao Perrães.

O Salreu é agora quarto classificado, a dois pontos dos líderes Alvarense e Rêgo.

Resultados da 8ª Jornada
Rêgo, 2 - Beira-Ria, 1
Talhadas, 0 - Salreu, 1
Alvarense, 2 - Perrães, 2

Classificação:
1º Alvarense e Rêgo, 12 pontos
3º Perrães, 11 pontos
4º Salreu, 10 pontos
5º Talhadas, 9 pontos
6º Santo André, 8 pontos
7º Nariz, 3 pontos
8º Beira-Rio, 0 pontos