domingo, 11 de outubro de 2009

Futebol - Avanca perde pela primeira vez

A Associação Atlética de Avanca, única equipa do concelho de Estarreja a disputar competições de nível nacional no futebol, perdeu ontem, por 3-0, em Coimbrões, frente à formação local.

O resultado foi fixado em apenas sete minutos: aos 65 minutos, Nuno Pinto inaugurou o marcador, com um vistoso golo de cabeça, mas dois minutos depois o golo do Coimbrões foi ainda mais bonito, quando Vítor Fonseca tirou três adversários do caminho e elevou a contagem com um tento monumental. Aos 72 minutos, Nando fixou o resultado final num jogo em que a equipa do Avanca se bateu bem sem contudo criar situações de perigo para a baliza adversária.

Com esta derrota, a primeira do campeonato, o Avanca ocupa agora a terceira posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos do S. João de Ver, que é segundo e a um ponto do Coimbrões.

Na próxima jornada, o Avanca recebe o Penalva do Castelo, actual quinto classificado.

Classificação:
1º Coimbrões, 10 pontos; 2º S. João de Ver e Avanca, 9 pontos; 4º Fiães, 6 pontos; 5º Penalva do Castelo, Candal e Cinfães 5 pontos; 8º Cesarense e Milheiroense, 4 pontos; 10º Oliveira do Douro, Sp. Mêda e Sanjoanense, 3 pontos.

Próxima jornada (25.out): Cesarense – Sanjoanense; Fiâes – Coimbrões; Avanca – Penalva do Castelo; Candal – S. João de Ver; Oliveira do Douro – Sp. Mêda e Cinfâes – Milheiroense.

Futebol - CDE empata e atrasa-se

A equipa do Clube Desportivo Estarreja não foi além de um empate na sua deslocação ao terreno do Valecambrense e atrasou-se no topo da classificação do campeonato distrital da I Divisão, em Futebol. A classificação é agora comandada pelo Alba e pelo Bustelo, vencedores dos respectivos jogos, enquanto o CDE e o seu adversário de ontem têm agora a companhia do Gafanha, na terceira posição.
Na próxima jornada, o CDE recebe a visita do Alba.

Classificação
1º Alba 13 pts
Bustelo 13
3º Estarreja 11
Valecambrense11
Gafanha 11
6º S. Roque 7
Mourisquense 7
P. Brandão 7
Sanguedo 7
10º Rec. Águeda 6
Pessegueirense 6
12ª Paivense 5
Fermentelos 5
14º Un. Lamas 4
15º Lobão 3
16º LAAC 2
17º ARCO 1
Cucujães 1

Próxima jornada (18.out) – ARCO – Gafanha; Cucujães – Mourisquense; Rec. Águeda – S. Roque; LAAC – Paços de Brandão; Estarreja – Alba; Lobão – Valecambrense; Un. Lamas – Fermentelos; Bustelo – Sanguedo e Paivense – Pessegueirense.

Filmes do Cine-Clube de Avanca em competição internacional

Vários filmes produzidos pelo ou no Cine-Teatro de Avanca, Estarreja, vão estar nos próximos dias em competição em diversos festivais de cinema no Brasil, Sérvie e Espanha.

O filme “Um Gato Sem Nome”, de Carlos Cruz, foi seleccionado para a competição oficial do “Festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2009” que começa amanhã, no Brasil. Trata-se de um filme de animação, voltado para o público jovem, baseado num da escritora Natércia Rocha, entretanto desaparecida. Este filme estará também em competição na próxima semana no festival Animatu, onde será igualmente exibido em competição o filme “At the Dance” de Xavier Almeida.

Ao mesmo tempo, na Sérvia, os filmes “O Acidente”, de André Marques e Carlos Silva, e “Irmãos Desastre”, de Vítor Lopes, estão na selecção oficial do “6th European Animated Film Festival Balkanima 09”, que decorre em Belgrado.

Vítor Lopes tem o seu filme também na competição do Festival de Curtas-metragens PYRINEES 2009. Neste festival, que tem lugar em Espanha, Vítor Lopes tem igualmente em competição o filme “Living in the trees”, que este ano já foi premiado em diversos festivais. “Airport Tunnel”, de Vítor Hugo está igualmente em competição neste festival.

Todos estes filmes foram produzidos em Avanca, sendo na sua maioria da responsabilidade do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo.