terça-feira, 22 de setembro de 2009

Estarreja na rota do Outonalidades

Começou em 1997 por um pequeno circuito local de bares de Águeda. Volvidos 12 anos, o Outonalidades - roteiro português de música ao vivo - alargou horizontes e objectivos. Pela segunda vez, vai chegar à Galiza. Estarreja também faz parte da rota.

O Outonalidades, que se inicia depois de amanhã, na Guarda e se prolonga até 19 de Dezembro, em várias cidades de Portugal e da Galiza, assume-se como um festival diferente. Melhor dizendo, existe como circuito português de música ao vivo que quase sempre acontece em espaços não convencionais. Como explicou Luís Fernandes, da oraganização, “o circuito decorre em espaços com vocação cultural e hábitos de programação, em que a música seja definitivamente mais importante do que os copos, embora não viva sem eles". Por isso, nesta 13ª edição, o circuito voltará a animar cafés-concerto, bares de teatro, bares associativos e outros espaços dedicados ao pequeno formato.

Ao todo, serão realizados 74 concertos, dos quais 47 decorrem da cooperação entre Portugal e Galiza. De Norte a Sul do país, o Festival vai passar por Chaves, Guarda, Amarante, Porto, Ovar, Estarreja, Aveiro, Águeda, Tondela, Fundão, Torres Novas, Évora e Tavira, além de 11 espaços em cooperação com a Rede Galega de Música ao Vivo. A parceria com a Galiza envolve, entre outras, as cidades de Lugo, Ferrol, Corunha e Orense.

"Graças ao convénio estabelecido, no ano passado, com a Axencia Galega das Industrias Culturais, "é possível voltar a garantir a apresentação de grupos portugueses na Galiza, assim como de grupos galegos no circuito português". A organização destaca ainda o "eclectismo crescente do evento, que apresenta 35 grupos, entre portugueses e galegos, de géneros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska ao blues, do experimental às músicas do Mundo. Este intercâmbio entre Portugal e Galiza proporcionará a presença de sete grupos portugueses na Galiza e 11 galegos em Portugal, num total de 47 concertos.

Águeda, onde se iniciou o Festival há 13 anos, será, "o epicentro do circuito luso-galaico", e será nesta cidade que dia 27 de Novembro actuam o Bukowski Blues Trio e no dia seguinte os galegos Lamatumbá. Este grupo rock actuará dia 27 de Novembro no Cine-Teatro de Estarreja.