sábado, 7 de novembro de 2009

Música e danças ciganas no Cine-Teatro

Esta noite (22:00 horas) o palco do Cine-Teatro de Estarreja enche-se de música e danças ciganas do mundo com o espectáculo Gadjé. Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.»

Lashoj tyo dyes!, em Romanès - "tenha um dia feliz!"; é o que este espectáculo procura transmitir: vida, energia, arte, música, dança, paixão, sonhos…

Na próxima sexta-feira (21:30 horas) sobe ao palco a peça de teatro Humor a Vapor, que pretende prestar homenagem ao teatro de comédia, cuja maior influência chegou ao Brasil através do teatro português. No dia seguinte (Sáb.14Nov.22h) actua o guitarrista fingerstyle Andy McKee, um fenómeno a comprovar depois do sucesso alcançado nos vídeos do youtube.

De 17 a 21 de Novembro decorre mais uma edição do EstarreJazz – Festival de Jazz, cujos pontos altos são a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos (Sex.20Nov.21h30) num concerto de homenagem a Count Basie, e do duo Carlos Bica – João Paulo Esteves da Silva no sábado (21Nov.21h30). No Bar CTE decorre nessa sexta-feira e sábado, o after-hours do Festival, com actuações de bandas do OuTonalidades’09.

Primeiro caso de Gripe A em Estarreja

O primeiro caso de Gripe A no concelho de Estarreja surgiu na Fundação Benjamim Dias Costa, onde o vírus H1N1 foi dado como positivo numa criança da sala dos cinco anos.

A sala foi evacuada e desinfectada e as vinte e duas crianças que a frequentam foram mandadas para casa por questões de prevenção. O resto do infantário está a funcionar com normalidade, mas o infantário e os pais das crianças estão atentos aos sintomas.

A decisão de encerrar a sala foi tomada pelo Concelho Executivo, funcionários, professores e médico que presta apoio à instituição. A Fundação Benjamim Dias Costa pôs em funcionamento o Plano de Contingência.

Além do caso identificado e confirmado há outros casos suspeitos, à espera de confirmação laboratorial.

Andebol – Avanca defronta Marítimo para a Taça de Portugal

A Equipa do Avanca vai deslocar-se à Madeira para defrontar o Marítimo ditou o sorteio os 1/16 final da Taça de Portugal em Andebol realizado esta semana. Trata-se de um encontro com elevado grau de dificuldade para a formação do Avanca, uma vez que o Marítimo é uma equipa que disputa o nível mais alto do andebol nacional, embora ocupe o último lugar da classificação: em seis jogos averbou seis derrotas.

O sorteio determinou também cinco confrontos entre equipas da Andebol A1: Setúbal – Benfica, Madeira SAD – Fafe e SC Horta – Águas Santas e ainda os dois jogos grandes Sporting – ABC e FC Porto – Belenenses.

Os jogos desta fase da competição estão marcados para o dia 15 de Novembro, excepção feita às equipas que tenham partidas agendadas devido às competições europeias.

De realçar, também, que ainda falta realizar o jogo da 2ª eliminatória entre o Ginásio do Sul e o Marienses, marcado para amanhã.

O Avanca é o único clube do concelho de Estarreja ainda em prova.

Jogos dos 1/16 final da Taça de Portugal:
Alto Moinho – S.Bernardo
Vitória FC – Benfica
Olhanenses – Maria Balaio
Madeira SAD – Fafe
Ginásio do Sul/Marienses – Juventude de Lis
Paços Arcos – Santo Tirso
Sporting – ABC
Xico Andebol – Évora
Almada – Vela Tavira
SC Horta – Águas Santas
Marítimo – Avanca
Leça – Infesta
Farmácia Lis/Sismaria – São Mamede
Alavarium – S.Paio Oleiros
FC Porto – Belenenses

Alvarense lidera Taça Fundação do INATEL

O Salreu averbou um empate na recepção ao Carqueijo, de Barrô, e somou o segundo ponto em duas jornadas da Taça Fundação do INATEL (Zona D - Sul). O Alvarense foi vencer (3-0) ao campo do Nariz e isolou-se no comando da classificação.

Resultados da 2ª. Jornada: Salreu, 1 – Carqueijo, 1; Beira Ria, 0 – Santo André, 2; Nariz, 0 – Alavarense, 3; Rego, 1 – Talhadas, 1. Folgou o Perrães.

Classificação: Lidera o Alvarense, com dois jogos e quatro pontos, seguido do Carqueijo, Talhadas e Santo André (4), Salreu (2), Rego (1) e Perrães, Nariz e Beira Ria (0).

3ª.jornada, hoje, dia 7: Alvarense – Rego, Santo André – Nariz, Carqueijo – Beira Ria e Perrães – Salreu. Folga o Talhadas.