quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inaugurado o arranjo paisagístico do Ribeiro de Salreu

Os Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e da Junta de Freguesia de Salreu, Joaquim Henriques, inauguraram ontem o Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu, mais um passo para a valorização do património natural da Ria de Aveiro no Município.

A obra foi levada a cabo pela Junta de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara. “Fomos até onde nos deixaram”, afirmou José Eduardo de Matos, referindo-se à ausência de uma gestão integrada da Ria de Aveiro e das hesitações quanto à jurisdição desta importante área natural que têm impedido as autarquias de intervir na zona lagunar.

A Câmara Municipal está a revitalizar as áreas naturais que estiveram votadas ao abandono. O projecto BioRia, a requalificação de ribeiros e esteiros e a implementação de percursos pedestres e cicláveis vieram dar o impulso para “Virar Estarreja para a Ria”. O significativo reforço da rede municipal de saneamento básico traz também impactos na qualidade da água da Ria de Aveiro. A intervenção prevista para o Município de Estarreja até 2013 está estimada em 6 milhões de euros e abrange todas as Ribeiras, Ribeiros ou Esteiros no concelho.

O Ribeiro de Salreu está incluído no primeiro pacote de obras a levar a cabo no âmbito do POLIS da Ria de Aveiro, que abrange também o Esteiro de Estarreja e a segunda fase do Ribeiro de Canelas.

Com uma dotação orçamental de 175 mil euros, a segunda fase do Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu prevê o reordenamento e valorização paisagística, com criação de zonas de recreio e lazer; a criação de equipamentos e infra-estruturas de apoio e colocação de mobiliário; e a reabilitação de estruturas edificadas existentes para fins de divulgação do artesanato local e do património cultural e ambiental de Salreu e do Concelho.

Biblioteca Municipal abriu pólo de leitura em Pardilhó

O primeiro andar da histórica Casa da Quinta do Rezende, onde Egas Miniz viveu a infância e onde está instalada a Extensão de Saúde, acolhe desde terça-feira o Pólo de Leitura de Pardilhó da Biblioteca Municipal de Estarreja e a Espaço Internet da Freguesia. O espaço pretende ser um repositório da literatura regional e dos autores locais.

Trata-se do segundo Pólo da Biblioteca Municipal de Estarreja, depois daquele aberto em Avanca. “Uma mais valia para a Vila, sendo mais uma estrutura que serve de apoio aos jovens e menos jovens”, afirmou José Eduardo de Matos, presidente do Município. Por outro lado, o Agrupamento de Escolas de Pardilhó dispõe de mais um recurso educativo.

Nos primeiros dias, o Pólo de Pardilhó funcionará das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira. Na próxima semana, é acrescido o horário pós-laboral 17h30 - 19h.

PS acusa José Eduardo Matos de usar dinheiro da Câmara nas suas acções de campanha

O Partido Socialista de Estarreja acusa o presidente da Câmara e candidato da coligação PSD / CDS, José Eduardo Matos, de "usar o dinheiro da Câmara para pagar as suas acções de campanha". Num comunicado enviado à redacção do Notícias de Estarreja, o PS condena que a Câmara Municipal de Estarreja tenha levado cerca de 1500 idosos a passear à Quinta da Malafaia, quatro dias antes das eleições autárquicas, "numa clara acção de campanha eleitoral".

No comunicado, os socialistas afirmam que "os vereadores do PS propuseram, em reunião de Câmara, que o passeio fosse adiado paraa 12 de Outubro ou em qualquer dos dias da semana a seguir ao acto eleitoral", mas que "o Presidente da Câmara e os vereadores da Coligação votaram contra o adiamento". O comunicado acrescenta que "o PS não é contra a realização de passeios de seniores, está, sim, contra a transformação de um passeio de seniores numa acção de campanha paga pelo município".

Segundo os socialistas, o passeio iniciou-se com uma visita de autocarro ao Eco-Parque, onde "estão instaladas instaladas 11 empresas e um total de 250 trabalhadores, o que contraria toda a propaganda que José Eduardo Matos faz sobre aquele espaço". Segundo o comunicado, chegados ao parque da Malafaia, "José Eduardo Matos fez um discurso de pura propaganda, dirigido a todos os presentes, invocando o seu mandato na Câmara, com particular incidência na questão do Eco-Parque".

"É assim que José Eduardo Matos faz política", lê-se no comunicado, que acusa o candidato da coligação PSD / CDS: "usa o dinheiro da Câmara para pagar as suas acções de campanha, desde boletins a excursões; leva turmas da Escola Secundária a visitar obras da piscina que não conseguiu concluir a tempo das eleições e diz que são suas obras feitas em Estarreja pelo Governo e acções desenvolvidas por colectividades locais.Ontem, caiu-lhe definitivamente a máscara perante 1500 pessoas!", dizem os socialistas.

O passeio anual oferecido pela Câmara Municipal aos idosos das sete freguesias do concelho incluiu também uma visita à Igreja de Caxinas, em Vila do Conde.

O almoço regional, servido na Quinta da Malafaia, em Esposende, foi seguido de uma tarde de animação com rancho folclórico, baile, música popular, malhada à moda do Minho, marchas populares, bombos, gaiteiros, cabeçudos e gigantones, arraial Minhoto e cantares ao desafio.

A iniciativa deu início ao Festival Sénior que proporciona um mês de actividades destinadas aos munícipes com mais de 55 anos de idade.

Câmara Municipal atribui bolsas de Estudo

As candidaturas para as Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico, uma iniciativa para apoiar os estudantes com dificuldades económicas, estão abertas e encerram a 30 de Outubro. Neste primeiro ano serão atribuídas dez bolsas, com um valor mensal de 100 €, durante dez meses, correspondentes ao ano escolar.

O Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo para alunos candidatos ao Ensino Superior e Politécnico refere que incumbe “às autarquias locais especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens”. Segundo a Câmara Municipal, é “sua obrigação estimular e motivar os jovens para estudarem, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos”.

Segundo o regulamento, podem candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo, os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no Concelho há mais de dois anos; ter idade não superior a 25 anos; não serem detentores de licenciatura ou bacharelato ou curso equivalente; terem ingressado ou terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano lectivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não beneficiarem de outra bolsa ou vantagem equivalente; não possuírem, por si só ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional.

Cada bolseiro deverá prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade como contrapartida da atribuição da Bolsa de Estudo.

A candidatura deve fazer-se no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Estarreja.

Sexta edição do Espaço Internet Sénior

Já começou, com a participação de oito formandos, a 6ª edição do projecto “Espaço Internet Sénior”, com uma nova acção de formação que visa promover o acesso às novas tecnologias. Este projecto decorre nas instalações do Espaço Internet de Estarreja e é dirigido à população com mais de 55 anos.

A formação vai vai ter lugar às segundas e quintas feiras, entre as 10h00 e o meio-dia, e inclui a utilização dos computadores, o uso do processador de texto e a navegação na Internet. A atribuição do Diploma de Competências Básicas será associada sempre que possível. A aquisição de competências nesta área é um importante factor de inclusão social que importa potenciar junto da população em geral e dos seniores em particular.

Os interessados em frequentar estas acções de formação gratuitas poderão solicitar mais informações no Espaço Internet de Estarreja, através dos seguintes contactos:

Espaço Internet de Estarreja
Praça Francisco Barbosa
3860 Estarreja
Tel.: 234 1864 55
E-mail: espacointernet@cm-estarreja.pt

Washington Dantas recebe Chave de Honra do Município

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco da Sessão de Entrega da Chave da Honra do Município ao Eng. Washington Dantas Ribeiro, director-geral da Dow Portugal, e do Prémio Prof. Dr. Manuel Andrade ao jurista Paulo Jorge Gomes, no passado domingo.

A Chave de Honra do Município foi atribuída a Washington Dantas “pelo seu decisivo empenho numa nova cultura empresarial de Actuação Responsável e no recente investimento/expansão do Complexo Químico de Estarreja”, revela a Câmara Municipal no seu sítio da Internet. O engenheiro, natural do Brasil, assumiu em 2001 as funções de Director Geral da fábrica de MDI de Estarreja.

Numa altura em que está a cessar funções em Estarreja, Washington Dantas afirmou que “quando entregamos a chave da nossa casa, é porque confiamos nessa pessoa. É porque me consideram um estarrejense”, disse. Em 2001 “essa cidade me acolheu de braços abertos”.

O director da Dow viu-se confrontado com a possibilidade de fecho da fábrica e “custava imaginar cento e tal pessoas no desemprego, além de que seria devastador para a economia local”. Era necessária uma estratégia para o Complexo Químico. Definindo-se como um homem de coragem que luta até ao fim, contou que procurou “provar que a fábrica de Estarreja era viável”, conversando à mesa com os parceiros comerciais para que fosse possível preservar os empregos e criar mais alguns. Vencemos!”, exclamou referindo-se ao recente investimento de 250 milhões de euros no complexo químico pelas empresas Dow, CUF e Air Liquide.

Esta é a primeira vez que o Município entrega a Chave de Honra. O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, sublinhou que a ideia, sob proposta da Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal.

PRÉMIO PROF. DR. MANUEL ANDRADE

Na mesma ocasião, a Câmara Municipal atribuiu a 4ª edição do Prémio Professor Doutor Manuel Domingues de Andrade, que homenageia esta o advogado natural de Canelas que marcou o Direito Civil português do século XX. “É o maior prémio financeiro na área do direito”, referiu o presidente da Câmara, com o objectivo de “relembrar essa figura do direito civil, a maior do séc. XX em Portugal, mesmo na Península Ibérica”.
A tese vencedora foi a apresentada por Paulo Jorge Gomes, sob o título “A Partilha de Ficheiros na Internet e o Direito de Autor”. O vencedor louvou a iniciativa, fazendo votos que continue a “excelente promoção de Estarreja e do Jurista”.

O Prémio Manuel Andrade foi proposto pelo advogado recentemente assassinado, João Pedro Melo Ferreira, em memória de quem o presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves convidou a plateia a dar uma salva de palmas.

Descoberta do Rio Antuã tem percurso da natureza

Descobrir as margens do Rio Antuã é o desafio de mais um percurso pedestre e ciclável de Estarreja, no âmbito do projecto BioRia. A Câmara Municipal procedeu ao arranjo deste novo trilho de natureza, localizado nas freguesias de Salreu e Beduído, com início junto ao Largo do Esteiro, em Estarreja. A primeira visita guiada, de bicicleta, realizou-se o domingo à tarde.

Com seis quilómetros de extensão e forma circular, o percurso “À descoberta das margens do Antuã”, acompanha o principal rio do concelho. O visitante é convidado a observar algumas das actividades tradicionais características da região, além de contemplar muitas das inúmeras espécies animais e de plantas que por lá vivem. Para além desta riqueza natural envolvente, o visitante desfrutará também de belas paisagens e habitats, alguns exclusivos desta fantástica zona húmida lagunar.

O percurso está dotado de painéis informativos e estruturas de apoio e lazer e está sinalizado de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.