quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Washington Dantas recebe Chave de Honra do Município

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco da Sessão de Entrega da Chave da Honra do Município ao Eng. Washington Dantas Ribeiro, director-geral da Dow Portugal, e do Prémio Prof. Dr. Manuel Andrade ao jurista Paulo Jorge Gomes, no passado domingo.

A Chave de Honra do Município foi atribuída a Washington Dantas “pelo seu decisivo empenho numa nova cultura empresarial de Actuação Responsável e no recente investimento/expansão do Complexo Químico de Estarreja”, revela a Câmara Municipal no seu sítio da Internet. O engenheiro, natural do Brasil, assumiu em 2001 as funções de Director Geral da fábrica de MDI de Estarreja.

Numa altura em que está a cessar funções em Estarreja, Washington Dantas afirmou que “quando entregamos a chave da nossa casa, é porque confiamos nessa pessoa. É porque me consideram um estarrejense”, disse. Em 2001 “essa cidade me acolheu de braços abertos”.

O director da Dow viu-se confrontado com a possibilidade de fecho da fábrica e “custava imaginar cento e tal pessoas no desemprego, além de que seria devastador para a economia local”. Era necessária uma estratégia para o Complexo Químico. Definindo-se como um homem de coragem que luta até ao fim, contou que procurou “provar que a fábrica de Estarreja era viável”, conversando à mesa com os parceiros comerciais para que fosse possível preservar os empregos e criar mais alguns. Vencemos!”, exclamou referindo-se ao recente investimento de 250 milhões de euros no complexo químico pelas empresas Dow, CUF e Air Liquide.

Esta é a primeira vez que o Município entrega a Chave de Honra. O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, sublinhou que a ideia, sob proposta da Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal.

PRÉMIO PROF. DR. MANUEL ANDRADE

Na mesma ocasião, a Câmara Municipal atribuiu a 4ª edição do Prémio Professor Doutor Manuel Domingues de Andrade, que homenageia esta o advogado natural de Canelas que marcou o Direito Civil português do século XX. “É o maior prémio financeiro na área do direito”, referiu o presidente da Câmara, com o objectivo de “relembrar essa figura do direito civil, a maior do séc. XX em Portugal, mesmo na Península Ibérica”.
A tese vencedora foi a apresentada por Paulo Jorge Gomes, sob o título “A Partilha de Ficheiros na Internet e o Direito de Autor”. O vencedor louvou a iniciativa, fazendo votos que continue a “excelente promoção de Estarreja e do Jurista”.

O Prémio Manuel Andrade foi proposto pelo advogado recentemente assassinado, João Pedro Melo Ferreira, em memória de quem o presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves convidou a plateia a dar uma salva de palmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário